Cobasi Já! Seu pedido entregue em até 1h* Saiba mais

Marca

Alvorada (2)
Tudo Pet (2)

Cor

Branco (1)
Transparente (2)

Espécies

Agapornis (1)
Anacã (1)
Araponga (1)
Azulão (1)

Banheira para pássaro: um ótimo lazer para as aves


As aves adoram tomar banho, por isso, uma banheira para pássaro é um acessório que agrega bem-estar e qualidade de vida para o pet. Contudo, é interessante aprender a diferença entre os modelos e como estimular o banho do bichinho. Isso porque eles precisam se sentir seguros e confortáveis para realizar a atividade.



Na Cobasi você encontra os melhores produtos para a higiene e o dia a dia dos seus passarinhos. Descubra mais sobre eles e como utilizá-los em uma gaiola, além da frequência ideal de banhos para esses animais.


Para que serve uma banheira para pássaro?


O ato de tomar banho faz parte dos hábitos naturais dos pássaros. Isso quer dizer que as aves adoram entrar em contato com a água, seja por diversão, limpeza ou para se refrescar durante as estações mais quentes do ano. No fim, o banho também é um momento de lazer e até mesmo exercício para o bichinho.


As aves por si só têm o comportamento de se limpar com a ajuda do bico. Esse órgão ajuda a retirar penas soltas e partes descamadas da pele. Contudo, algumas espécies também azem a limpeza na hora do banho. Para entender se vale a pena uma banheira para pássaro, leia sobre seus pets e a personalidade de cada um.


A importância da higiene dos passarinhos


Um pássaro precisa estar em dia com a sua higiene para não correr o risco de ter problemas de saúde por conta de bactérias, vírus e fungos. Desta forma, a primeira dica é sempre limpar a gaiola. A base, local dos dejetos, deve ser lavada e higienizada com frequência. Aliás, dependendo do número de pássaros, o ideal é realizar a tarefa todos os dias.


Já em relação ao comedouro e bebedouro, ambos devem passar pelo mesmo processo. A água fresca ajuda a estimular a hidratação, por exemplo. Para terminar, é importante saber que a banheira não deve ficar à disposição, mas vamos falar sobre isso mais para frente e explicar como usá-la.


Agora, conheça a diferença entre os tipos de banheiras para as aves. Vamos lá?


Tipos de banheira para pássaro


No geral, o que vai mudar de um modelo para o outro é o seu tamanho e material de fabricação. O alumínio e o plástico são os mais comuns. Se você procura por uma banheira para periquito, por exemplo, se atente ao comprimento do item para que o pet fique confortável. Para pássaros maiores, como papagaios, o ideal é investir em uma banheira bem grande.


O processo de instalação é simples, não há segredos. O tutor deve encaixar a banheira na gaiola para que ela não caia. Aliás, certifique-se de que a casinha do seu passarinho tem espaço suficiente para ele. Isso quer dizer que ele precisa conseguir voar e se locomover de um lado para o outro. Para isso, uma dica é utilizar poleiros pela estrutura.


Como fazer o pássaro tomar banho?


O banho é algo natural para os passarinhos quando estão na natureza. Já como animais de estimação, talvez precisem de um estímulo. É por isso que uma banheira para passarinho tomar banho tem que ser agradável e espaçosa para o animal.


Uma sugestão é deixar a gaiola bastante interativa para o bichinho. Isto é, invista nos poleiros que comentamos acima, mas também em ninhos, brinquedos e outros acessórios. Dessa forma o pet se sentirá mais à vontade para explorar qualquer ambiente.


Se você tem mais de um viveiro de passarinhos, pode ser que os mais experientes mostrem aos novatos como tomar um banho refrescante. Então se for testar, coloque as gaiolas uma de frente para a outra e observe se faz a diferença.


Qual o melhor horário para o passarinho se banhar?


As aves são seres sensíveis, principalmente em relação a mudanças bruscas de temperatura. Sendo assim, ao adquirir uma banheira para passarinho, se atente aos horários do dia e rajadas de vento.

Ainda ficou em dúvida sobre quando colocar o acessório dentro da gaiola? Basicamente você deve dar preferência para o sol da manhã, mas também vale após o calor forte do meio-dia. O processo de secagem deve ser natural, ou seja, não use equipamentos como secadores no pet. Também vale evitar a toalha, visto que o animal consegue se secar à luz do sol após o banho. Desta forma, deixe a gaiola em um espaço aberto, sem muito vento, mas bem iluminado. Depois que a ave já estiver fora do acessório, não se esqueça de retirar a banheira de passarinho. Isto porque não queremos correr o risco de que o pet acabe bebendo a água suja. Por último, os banhos não devem passar de duas a três vezes ao longo da semana.


Boas práticas de higienização


Viu só como não tem segredo? Acredite se quiser, uma banheira para pássaro tem tudo para aumentar a qualidade de vida e diversão do seu pet dentro da gaiola. Ainda em relação à higiene da casinha dele, que tal aprender algumas práticas básicas para impedir a proliferação de bactérias e diminuir as chances da ave ficar doente?


A primeira delas é sobre a limpeza da estrutura. Ela deve ser feita com produtos neutros, ou seja, que não possuem elementos tóxicos na sua composição. Na Cobasi, você encontra fórmulas específicas para limpar gaiolas. Não se esqueça de esfregar todos os lugares, inclusive entre cada uma das grades.


Ao longo do processo, é importante limpar cada cantinho, se precisar, pegue uma escova de dente para facilitar a tarefa e alcançar os lugares mais difíceis. Aliás, aproveite o momento para inspecionar os dejetos do animal. Urina ou fezes com coloração anormal, presença de vômito, penas rasgadas ou com uma aparência diferente são indícios de que é hora de visitar um veterinário.


Gostou do conteúdo? Na Cobasi, tanto na loja física como no site, você encontra o que procura para os seus amigos com penas, de brinquedos a itens para gaiolas e até clínica veterinária para cuidar da saúde dos seus passarinhos. Nosso time está à disposição para te ajudar e tirar possíveis dúvidas.

Ordenar por:

Mais vendido
Whatsapp Icon

Compre pelo Whatsapp

Siga a Cobasi nas redes sociais

  • Rede Social Facebook
  • Rede Social Instagram
  • Rede Social Youtube
  • Rede Social Twitter

Baixe nosso app

Baixe na App Store
Baixe na Google Play
Formas de pagamento: Visa, MasterCard, Diners Club, American Express; Boleto bancário; Elo e Apple Pay.
* As promoções, parcerias e descontos contidos em nosso site não são cumulativos. Diante de duas ou mais promoções, será necessário optar por aquela que melhor lhe convém, isentando a Cobasi de qualquer responsabilidade nesse sentido. Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, podendo variar nas lojas físicas. Todas as regras e promoções são válidas apenas para produtos vendidos e entregues pela Cobasi. Em caso de divergência de valores no site, o valor válido é o do carrinho de compras.

COMPRA SEGURA. A Cobasi garante segurança para suas informações pessoais e financeiras.

Copyright 2024. Todos os direitos reservados à Cobasi.

COBASI COMÉRCIO DE PRODUTOS BÁSICOS E INDUSTRIALIZADOS S.A.

CNPJ 53.153.938/0016-94 - Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, nº 210, Galpão A - Alphaville Industrial, Barueri - SP CEP: 06465-060

Baixe nosso app

Baixe na App Store
Baixe na Google Play
Selo
Selo
Ilustração Footer