Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Gato Abissínio

Gato Abissínio: cuidados, origem e curiosidades

Esse bichano adora brincar, escalar, aprender truques e está sempre atento aos seus humanos. O Gato Abissínio adora atenção, e é bastante agitado! Venha descobrir mais sobre essa raça que encanta todos desde o Egito Antigo.Saiba Mais
Tamanho

50 cm - 60 cm

Peso

4kg a 9kg

Pelagem

Seus pelos são caracterizados pelo que se chama ticking, duas ou três cores diferentes variando entre claro e escuro. As cores mais comuns são azul, castanho, vermelho e prateado, sempre com a parte da barriga mais clara que é a principal característica do Gato Abissínio.

Característica
  • Disposição para atividades

  • Intelecto e memória

  • Amor ao tutor

  • Tendencia a Miar

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Abissínio

Durante muitos anos acreditava-se que a raça de gato Abissínio teria vindo da Etiópia, de uma região chamada Abissínio, de onde vem seu nome. Além disso, sua aparência é muito parecida com o gato Sagrado do Antigo Egito.

Por ser uma história muito antiga, muito dela se perdeu e o que se sabe é a raça foi levada para a Europa com apenas um exemplar, o Zulu, que foi cruzado com gatos com características semelhantes e deu origem a raça como a conhecemos hoje.

Características físicas do Abissínio

Esse gatinho de porte médio possui uma estrutura física bem robusta e até mesmo musculosa, ele chega a lembrar uma espécie de filhote de puma, e pode ser tão ágil quanto um. Possui uma cauda longa e grossa com pelagem fina.

Seus pelos são caracterizados pelo que se chama ticking, duas ou três cores diferentes variando entre claro e escuro. As cores mais comuns são azul, castanho, vermelho e prateado, sempre com a parte da barriga mais clara que é a principal característica do Gato Abissínio.

O comportamento dos Abissínio

Muito ativo e muito inteligente, esses bichanos são muito espertos e adoram a atenção dos humanos. Algumas pessoas chegam a dizer que seu comportamento se assemelha a de um cachorro, quando socializado desde que é um pequeno filhote de gato de Abissínio.

Ele costuma se relacionar muito bem com humanos, com outros gatos e até mesmo com cachorros, mas é claro, sempre com calma e aos poucos para evitar brigas. É uma ótima companhia para as crianças já que adora brincar de bolinha e aprender truques.

Vivem bem em ambientes pequenos como apartamentos, mas lembre-se de que ele é um explorador e não vá estranhar se algum dia chegar em casa e ele estiver pendurado no teto de cabeça para baixo.

A Saúde dos Abissínio

Esse bichano não precisa de grandes cuidados em relação aos seus pelos, uma escovação de vez em quando para a retirada de pelos mortos é suficiente. Para deixa-los sempre brilhando, pode passar um paninho umedecido para retirar poeiras e possíveis sujeirinhas.

Assim como todas as raças, o Gato Abissínio possui pré-disposição a alguns problemas de saúde. Um dos principais é em relação aos dentinhos, por isso é importante escová-los regularmente com produtos veterinários que você encontra aqui na Cobasi.

Também vale ficar de olho em sua rotina de comidas, já que essa raça possui uma pré-disposição a ter anemia e outras doenças relacionadas ao sangue. Leve seu peludo ao veterinário regularmente para que ele atinja sua máxima expectativa de vida que pode chegar até a 14 anos.
img raça meio

Curiosidades da raça Abissínio

Um dos motivos dos historiadores terem ligado a aparição da raça ao Egito Antigo é que uma das deusas egípcias chamada Bastet possuía um corpo humano e uma cabeça de gato, que muito se assemelha com o Gato Abissínio.

Será que esse bichano já foi uma deusa egípcia? O que sabemos é que ele está pronto para lhe dar muito amor e carinho se você o adotar. E aqui na Cobasi você encontra tudo que precisa para dar uma vida incrível para um gatinho da raça Abissínio.
Voltar ao topo