Produtos para limpar piscina?

Atualmente, no mercado, encontramos diversas opções de produtos para limpar piscina. Realizar essa manutenção frequente garante que ela continue atrativa durante o ano todo, além de não trazer prejuízo à saúde de quem for utilizar, evitando contaminações e infecções.

Leia Mais

Segundo especialistas, a limpeza da piscina deve ser feita de forma periódica, conferindo os parâmetros da água, como cloro e alcalinidade, e também o uso de decantadores ou clarificantes, para garantir que até as micropartículas sejam eliminadas.

Quer saber mais sobre os produtos para limpeza de piscina? Então, acompanhe este artigo até o final!

Melhores produtos para limpar piscina

Como dito antes, existem diversos produtos usados na limpeza e manutenção de piscinas .

Para saber qual é o melhor para cada situação ou tipo de sujeira, além de como usar, é necessário alguns conhecimentos. Confira abaixo os melhores itens para a manutenção de piscina e saiba quando usar cada um:

Cloro

Esse é um dos itens mais conhecidos quando se fala em produtos para limpar piscina. Ele é o responsável por matar bactérias, vírus, insetos, algas e outros patógenos, que podem causar doenças em banhistas e estragar o revestimento da piscina.

O cloro se popularizou por ser um produto de baixo custo e por ter um prolongado efeito residual gerado, ou seja, por permanecer bastante tempo na água após a aplicação.

Ao comprar o cloro para a sua piscina, escolha a versão de cloro estabilizado. Ao misturar o cloro na água, ele tende a evaporar, principalmente nas piscinas aquecidas ou que ficam expostas ao sol. Se o produto for estabilizado, em sua fórmula conterá cianúrico, que impede a evaporação.

A quantidade e a frequência de aplicação dependem de diversos fatores, como:

  • Material da piscina;
  • Tamanho e o volume de água;
  • Frequência de uso;
  • Entre outros.

Para usar a quantidade ideal, se atente ao rótulo do produto. Lá também estará informada a forma correta de aplicação. Você pode controlar a frequência de aplicação com medições periódicas da água. Atenção: quantidades insuficientes do produto deixam a água desprotegida, e o excesso pode provocar irritações na pele e olhos dos banhistas.

Clarificante e decantador

A função desses produtos é bem parecida, com ambos servindo para manter a água cristalina e ajudar na retenção de micropartículas que ficam na água.

Esses itens fazem as partículas pequenas se aglutinarem em partículas menores, podendo, assim, serem aspiradas ou filtradas. A diferença entre o clarificante e o decantador está na sua forma de uso.

Ao aplicar o decantador, a casa de máquinas deve estar desligada, evitando que a água fique agitada. Esse produto também é indicado para tratamentos mais intensos, ou seja, quando a água estiver mais suja. Após algumas horas da aplicação do produto é necessário aspirar o fundo da piscina.

Já os clarificantes são usados quando a água está turva ou esbranquiçada, pedindo por um tratamento mais leve. Ao usar esse produto, o filtro da piscina deve estar ligado, retendo as partículas aglutinadas.

Antes de usar ambos os produtos, é necessário testar os parâmetros da água, pois se eles estiverem desregulados não adiantará usar os decantadores e clarificantes, que terão um efeito reduzido. A quantidade do produto está indicada em seu rótulo e eles devem ser aplicados sempre que notar a água turva ou esbranquiçada.

Elevador ou redutor de pH

O pH é o responsável por determinar a eficiência do cloro, além de evitar irritações na pele dos banhistas e o crescimento de microorganismos. Para garantir que o pH esteja no nível adequado, você deve testar a água e, em seguida, usar um elevador ou um redutor de pH.

O ideal é manter o pH da piscina entre 7,2 e 7,6, e caso o número esteja acima ou abaixo disso, a água pode apresentar problemas.

O pH elevado, acima de 7,6, pode comprometer a eficiência dos filtros e aquecedores da sua piscina. Caso o pH esteja abaixo de 7,2, o cloro irá evaporar de forma mais rápida. Em ambos os casos, essa desregulagem do pH pode causar irritações nos olhos e pele de quem usar a água.

Para usar esses produtos, dilua-os num balde com água da piscina e despeje-os em toda a sua superfície. Durante esse processo, mantenha o sistema da piscina ligado por pelo menos uma hora. No dia seguinte, repita o teste de pH e se for necessário, repita a aplicação.

Algicidas

Após a piscina ficar exposta a longo período de chuva intensa ou sem tratamentos químicos por algumas semanas, é comum que se acumule nas superfícies internas uma película verde e escorregadia.

Essa camada é formada principalmente por algas e bactérias, que tornam a coloração da água numa cor esverdeada. É importante frisar que tomar banho nessa água pode causar aos banhistas várias doenças.

O algicida é um produto que deve ser aplicado com frequência nas piscinas, pois ele trata caso haja algas, assim como previne o aparecimento delas.

Existem dois tipos de algicidas: o de manutenção, que deve ser aplicado com frequência na piscina, para evitar o aparecimento das algas, e o algicida de choque, que deve ser usado quando a água já está infestada. Antes de usar este último, é necessário escovar a piscina, para remover as algas grudadas.

Tanto o algicida de manutenção quanto o de choque devem ser diluídos em água e distribuídos pela piscina. A motobomba e o filtro devem estar ligados por, pelo menos, uma hora.

Limpador de bordas

Na hora da limpeza, as bordas também merecem atenção redobrada, pois são nelas que se acumulam resíduos de bronzeadores, protetor solar e suor. Além desses restos de produtos causarem uma aparência suja para a borda, eles contribuem para a proliferação de fungos e bactérias.

Para usar o limpador de borda , é preciso diluí-lo na água e aplicá-lo com uma esponja em toda a borda da piscina. Atenção: ao longo da aplicação, não limpe a esponja na água da piscina, mas em um balde com água limpa.

Agora que você já conhece os melhores produtos para limpar piscina, aproveite as ofertas e compre tudo o que precisa aqui no pet shop online da Cobasi ou em nossas lojas espalhadas pelo Brasil.

Fechar

Outros

Produtos encontrados: 15 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 15 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.