Quem não gosta de se banhar em uma boa piscina, não é mesmo? No entanto, antes disso, é importante que você faça a manutenção da piscina não apenas para conservá-la, mas também para não arriscar a saúde dos banhistas que a frequentam e também deixá-la bem bonita.
Isso porque o acúmulo de sujeiras ao longo do tempo acaba deteriorando os materiais de piscina e proliferando microorganismos que podem comprometer a sua saúde e causar infecções, coceiras e micoses. Sendo assim, o mercado dispõe de variados produtos que facilitam essa manutenção e servem para cada etapa do processo de limpeza.
É importante ressaltar que essa ação deve ser feita constantemente, pois, ainda que a piscina esteja sem uso diário, isso garante o seu bom uso futuro e ainda a preserva. Continue a leitura para conhecer mais a fundo o procedimento e como realizar a manutenção para piscina. Aproveite!
Geralmente, um dos produtos mais usados no tratamento para piscina é o cloro. Ele também é um dos mais importantes, visto que funciona como um desinfetante e elimina os microorganismos que se desenvolvem na água.
Como foi dito anteriormente, esses microorganismos são potencialmente nocivos à saúde. Várias doenças como micoses, pé de atleta e até inflamação na mucosa são contidas com a utilização do cloro, por isso, ele é fundamental para que a manutenção da piscina funcione.
No entanto, é preciso ter bastante atenção com o uso deste produto, pois ele pode dissolver rapidamente, impedindo que você conclua a atividade de tratar a água da piscina. Todavia, isso não é motivo de desistir do processo, por isso, existem os seguintes produtos para você complementar a limpeza.
Esse produto faz parte do kit de teste de pH para piscina. Você pode misturar o reagente para piscina e assim manter o PH da água no nível ideal. Para conseguir medir essa acidez, pode usar o medidor que integra o kit e irá indicar se o pH está correto. O ideal é que esteja entre 7.2 e 7.6, veja o exemplo:
Com o pH adequadamente medido, você deve tomar uma medida, caso ele esteja com um nível inferior a 7.2. Dado que, isso indica extrema acidez que pode causar corrosão nos materiais da piscina e precisa ser corrigido ainda que o espaço esteja sem uso.
Nesse momento, você irá precisar de um elevador de pH, como a barrilha para piscina. Inicialmente, esse nome pode soar estranho para as pessoas, mas trata-se de um produto muito conhecido, que é o carbonato de sódio, e comercialmente leva o nome de barrilha leve.
Quando ela é adicionada à piscina, consegue neutralizar os íons do hidrogênio comum dos ácidos, liberando íons básicos que realizam conexões moleculares com eles.
Na maioria das vezes, a barrilha é comercializada em forma de um pó branco que não é absorvido pela pele, e você pode manusear sem o auxílio de luva. Entretanto, pode ser vendido em forma líquida também, como no exemplo seguinte:
Esse produto complementa parte do processo de manutenção de piscina. Isso porque mesmo usando os produtos anteriores a água pode permanecer oleosa por conta de protetores solar e óleos de bronzeamento.
Como o banho de piscina deve estar lado a lado com os cuidados com a pele, é corriqueiro que isso aconteça. Desse modo, o uso do cloro e o eliminador de oleosidade resolve esse problema rapidamente. Veja como funciona nesse exemplo:
Embora todos os produtos citados sejam indispensáveis no tratamento de piscina, é importante que você planeje uma rotina de manutenção específica para sua piscina através do uso correto dos produtos. Além disso, outros fatores precisam ser considerados e contribuem com a qualidade da água, por isso sempre analise se a água da sua piscina está pronta para uso.
Além do uso desses produtos, você pode tomar algumas medidas simples, mas que fazem a diferença como:
Por fim, sempre no momento da manutenção da piscina, considere o material que ela é feita. Apesar de os produtos serem iguais, independente do revestimento da piscina, ter atenção a esse aspecto evita possíveis danos nesses materiais.
Pronto! Chegamos ao fim desse conteúdo produzido especialmente para você que pretende deixar sempre a sua piscina impecável com um bom manutenção de piscina! Inclusive, você pode conferir dicas de como limpar o fundo da piscina no blog da Cobasi, a fim de complementar o seu conhecimento. Aproveite!
Ordenar por:
COMPRA SEGURA. A Cobasi garante segurança para suas informações pessoais e financeiras.
Copyright 2024. Todos os direitos reservados à Cobasi.
COBASI COMÉRCIO DE PRODUTOS BÁSICOS E INDUSTRIALIZADOS S.A.
CNPJ 53.153.938/0016-94 - Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, nº 210, Galpão A - Alphaville Industrial, Barueri - SP CEP: 06465-060