Samambaia Americana de Sol
Produto exclusivo para retirada em algumas lojas Cobasi, podendo escolher o modelo disponível de sua preferência.
A Samambaia Americana de Sol como todas as samambaias, é uma planta herbácea, rizomatosa com folhas longas, subdivididas em folíolos lisos ou rendados. A diferença desta espécie é que ela toelra um pouco mais de sol do que as outras samambaias, mas, ainda assim, deve ser cultivada em locais de meia-sombra. Planta típica de clima tropical, com ciclo de vida perene, apresenta crescimento curto e um caule macio e não lenhoso.
A samambaia americana de Sol possui touceira volumosa e muito vistosa, prefere clima quente e úmido e não tolera muito o frio intenso (ventos e geadas). O vento é um dos seus maiores inimigos das samambaias, causando "queima" das folhas mais jovens e perda de água por evaporação.
O nome samambaia é proveniente do tupi e significa "aquele que se torce em espiral". Seu habitat pode ser tanto um vaso com fibra de coco, ou tronco de uma árvore, uma pedra ou mesmo o próprio solo ou a água, como as samambaias aquáticas.
Aqui na Cobasi, você encontra tudo o que você precisa para seu jardim e uma grande variedade de plantas e flores para decorar qualquer ambiente. Consulte um especialista de jardinagem numa loja física da Cobasi e tire todas suas dúvidas sobre essa ou outras plantas. Compre a Samambaia Americana de Sol com preço imperdível!
Cuidados com a samambaia americana de Sol
Iluminação
A samambaia prefere locais bem iluminados, mas com iluminação indireta, meia-sombra ou luz difusa, e não deve ser exposta diretamente ao sol, mesmo essa espécie tolerando um pouco mais de raios solares. Por isso, o ideal é cultivá-la em ambientes internos como sala de estar, sala de jantar, escritórios ou varandas cobertas.
Rega
Para o bom desenvolvimento da samambaia Americana é preciso manter o substrato completamente úmido, regando pelo menos duas vezes por semana. Tenha cuidado para nunca deixar o solo completamente seco ou encharcado. É importante também borrifar água nas folhas da samambaia uma vez por semana, lembrando que no verão é preciso fazer isso mais vezes, pelo menos duas a três vezes por semana.
Substrato
Como substrato, pode-se utilizar 50% de fibra de coco, 25% de terra e 25% de areia grossa ou uma parte de terra vegetal, uma parte de terra comum de jardim e uma parte de húmus de minhoca. As samambaias também não gostam de alterações de lugar, pois acostumam-se à luminosidade, temperatura e umidade local, podendo definhar e até morrer caso sejam mudadas.
Adubação
Para adubação, recomenda-se o uso de farinha de osso ou torta de mamona, mas também pode usar fertilizantes indicados para o uso específico em samambaias. Aplique seguindo as instruções da embalagem ou do fornecedor.
Poda
Para fazer uma limpeza na planta, a poda é feita somente retirando ramos secos ou doentes.
Método de propagação ou replante
Multiplica-se facilmente por divisão da planta, a qual deve ser efetuada preferencialmente no final do inverno e deixada em ambiente úmido.
Combate às pragas
As samambaias são muito atacadas por diversos tipos de praga. Para combatê-las, pode-se usar uma receita caseira feita com 20 gramas de fumo de rolo para meio litro de álcool. Deixe essa mistura descansar por 24 horas e depois pulverize essa calda na planta.
OBS: Além de todos os cuidados para manter sua planta bonita e viçosa, é importante mantê-la longe do acesso de crianças e animais de estimação. Se ingerida acidentalmente pode causar sintomas desagradáveis, pois não é comestível.