Rhipsalis Plumoso Natural Cuia 21
Produto exclusivo para retirada em algumas lojas Cobasi, podendo escolher o modelo disponível de sua preferência.
A Rhipsalis é uma planta com hastes peludinhas e também conhecida como cacto coral. Dependendo da variedade, suas hastes vão de finas a grossas e de lisas, com nervuras e peludas. Pertencente à Cactaceae (família dos cactos), o Rhipsalis Plumoso é nativa da África, algumas ilhas do Oceano Índico e América do Sul e Central.
Para maiores informações e tirar todas suas dúvidas sobre essa ou outras plantas, consulte um especialista de jardinagem numa loja física da Cobasi. Aqui você encontra tudo o que você precisa para seu jardim. Aproveite e compre a Rhipsalis Plumoso com preço imperdível!
Como cuidar da Rhipsalis Plumoso
Rega
Como descende da família dos cactos e suculentas, o Rhipsalis não precisa de muita água. O ideal é regar uma vez a cada duas semanas, em pequenas quantidades e isso pode ser feito com um regador. Deixe o solo secar antes de regar o Rhipsalis novamente. Se deixar o solo encharcado, as raízes podem apodrecer e a planta perderá seus caules.
Iluminação
O Rhipsalis prefere locais de semi-sombra, sem deixá-lo com luz solar direta. Se deixar a planta num local muito claro, pode ocorrer dos caules perderem um pouco da cor.
Substrato
O substrato ideal é uma mistura bem drenada, podendo ser um substrato pronto para cactos e suculentas ou uma combinação caseira de terra vegetal, areia grossa e perlita. A drenagem é fundamental para evitar o apodrecimento das raízes.
Adubação
Pode usar um adubo de liberação lenta, o mesmo que são adequados para suculentas ou cactos. Aplique a cada 2 meses durante a fase de crescimento (primavera e verão), ou adube apenas uma vez por ano. Adubo orgânico ou mineral também são boas opções.
Poda
As hastes do Rhipsalis podem se tornar muito longas, portanto, não precisam ser podadas. Se não podá-las, as hastes crescerão em direções diferentes. Se você ainda quiser podar seu Rhipsalis, você pode cortar os caules no comprimento desejado.
Método de propagação ou replante
Não é necessário replantar o Rhipsalis, pois ele cresce muito lentamente. Portanto, a recomendação é replantar a cada 3 ou 4 anos na primivera. Use um vaso de plantas que seja pelo menos 20% maior que o vaso original no momento do replantio e que seja alto para que os caules da planta fiquem pendurados. Isso faz com que as hastes do Rhipsalis cresçam para baixo, o que dá um efeito muito bonito.
Se quiser fazer o replantio por estacas, pode-se usar as hastes cortadas na poda. As estacas devem ter pelo menos 10cm de comprimento. Envasar o corte em terra fresca e não é necessário regar muito, pois a planta quase não tem raízes. É importante não regar demais para que as estacas não apodreçam. Dentro de um tempo considerável, o corte começará a desenvolver raízes.
Flores
Na natureza, o Rhipsalis floresce com muitas flores pequenas de cores diferentes, que podem ser brancas, amarelas, laranjas e vermelhas, mas quando plantadas em casa, é raro florescer. Se acontecer, normalmente produzirá pequenas flores brancas.
Importante: o Rhipsalis Plumoso é venenoso, portanto, evite deixá-lo em locais que os pets ou crianças tenham acesso.