Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Scottish Fold

Gato Scottish Fold: cuidados, origem e curiosidades

Orelhinhas dobradas, olhos grandes de coruja, e pelagem macia, essas são as principais características do Scottish Fold, esse gato fofura! Venha conhecer mais sobre o bichano aqui no post da Cobasi.Saiba Mais
Tamanho

50cm e 60cm

Peso

3kg a 9kg

Pelagem

Sua pelagem é bem característica podendo ser encontrados em diversos tamanhos, o Scottish Fold gato de pelo curto é bastante comum, mas pode ter pelagem média ou grande também. Quase todas as cores são aceitas na raça, com exceção do lilás e o chocolate.

Característica
  • Disposição para atividades

  • Intelecto e memória

  • Amor ao tutor

  • Tendencia a Miar

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do raça

Muito popular nos Estados Unidos e no Canadá, a raça de gatinhos Scottish Fold na verdade tem origem escocesa. Ele sofreu algumas mutações genéticas que fizessem que suas orelhinhas dobrassem para baixo, que passou a ser sua principal característica.

A raça foi desenvolvida através de uma gatinha que nasceu com as orelhas para baixo e ao ter filhotes alguns deles nasceram da mesma maneira. Um fazendeiro apaixonado por gatos na Escócia acabou por adotar os gatinhos e reproduzir essa genética em 1961.

Características físicas do Gato Scottish Fold

Quando ainda são pequenos Scottish Fold filhote, esses bichanos possuem as orelhas normais, que começam a dobrar a partir da 3ª semana de vida e permanecem assim durante sua vida adulta.

É um gatinho de porte médio podendo chegar a pesar entre 3kg e 9kg, sendo os machos da raça bem maiores que as fêmeas. Possuem um corpo bastante robusto e musculoso, mas as perninhas e pescoços são curtos.

Sua pelagem é bem característica podendo ser encontrados em diversos tamanhos, o Scottish Fold gato de pelo curto é bastante comum, mas pode ter pelagem média ou grande também. Quase todas as cores são aceitas na raça, com exceção do lilás e o chocolate.

O comportamento do Gato Scottish Fold

Muito bem-humorado, os Scottish Fold são bastante adaptáveis e podem conviver bem em lares mais calmos e tranquilos, quanto em lares com mais pessoas e bastante agitação. Apesar disso, gostam de ter seus momentos de independência e às vezes curtem ficar sozinhos.

Por serem muito adaptáveis se dão bem com crianças, e com outros animais, sem precisar de muito esforço e não precisam de tanta estimulação a brincadeiras, mas necessitam de muito afeto e carinho para não se sentirem sozinhos.

A saúde do Gato Scottish Fold

Por conta da genética de sua orelha dobrada, os bichanos precisam de um pouco mais de atenção que o normal nessa região que costuma acumular bastante cera, mantenha as orelhinhas sempre higienizadas com produtos para limpeza de orelhas para evitar problemas de audição.

Uma escovação semanal nos pelos também é indicada para manter os pelos sempre brilhantes e limpos por conta da troca de pelos. No mais, é só manter a sua carteirinha de vacinação em dia e leva-lo ao veterinário de vez em quando para garantir uma vida longa que pode chegar até aos 12 anos.

img meio

Curiosidades sobre o Gato Scottish Fold

Além da orelhinha dobrada, sua principal característica, esse bichano possui olhos grandes que se assemelham ao de uma coruja, e por isso foi apelidado carinhosamente de gato-coruja por alguns criadores.

Quando os filhotes Scottish Fold nascem com as orelhinhas sem dobras, e após a 3ª semana continuam sem dobrá-las, eles permanecerão assim, e são chamados de Scottish Straight.

Voltar ao topo