Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Samoieda

O Samoieda: cuidados, origem e curiosidades

Ele parece estar sempre sorrindo e não é à toa, o cachorro da raça Samoieda é muito simpático e alegre. Seu coração vai se derreter por esse lindo canino, conheça mais sobre a raça aqui na Cobasi!Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

53cm a 60cm

Peso

20kg - 30kg

Pelagem

Sua pelagem longa e branca é sem dúvida a principal característica do Samoieda, que possuem duas camadas de pelos, sendo a camada interna curta e mais suave, e a externa com pelos mais duros e grossos, um pouco esponjosos ao tato.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção vtex

A origem do Samoieda

O próprio nome já delata a origem dessa raça tão fofa e trabalhadora, os cachorros Samoieda ou Samoiedo, como também são conhecidos, surgiram na Rússia, mais especificamente na Sibéria onde havia uma tribo chamada Samoieda.

Essa tribo possui registros pré-históricos, e acredita-se que a raça de cachorro esteja com eles desde o início da formação da tribo, cerca de 5 mil anos atrás. Eram cachorros utilizados para o trabalho de puxar trenós e proteção de território, além de dormir junto com os humanos para aquecê-los do extremo frio da Sibéria.

A raça passou a ser conhecida em outros territórios apenas no final dos anos 1800, quando foi levada a Inglaterra e posteriormente aos Estados Unidos, onde também trabalharam como puxadores de trenó.

Características físicas do Samoieda

A pelagem longa e branca é sem dúvida a principal característica do Samoieda, que possuem duas camadas de pelos, sendo a camada interna curta e mais suave, e a externa com pelos mais duros e grossos, um pouco esponjosos ao tato.

Ele é um cão de porte médio, que pode chegar a 60cm quando adulto, e variando o peso entre 20kg e 30kg, aproximadamente. Seu corpo é muito elegante e resistente, especialmente a baixas temperaturas onde ele foi criado.

Sua expressão facial é adorável, causando a sensação de que ele está sempre sorrindo, e por isso ele é tão carismático e fofo.

O comportamento do Samoieda

Essa carinha de fofo e adorável não é à toa. Os cachorros da raça Samoieda são realmente muito adoráveis, simpáticos e leais a sua família. Eles adoram estar por perto de seus tutores, de crianças e até mesmo de desconhecidos.

São muito carismáticos, inteligentes e curiosos. Por isso é importante não deixá-lo entediado, isso pode acabar gerando uma irritação e leva-lo a fazer “bagunça” como cavar e latir bastante. É um cãozinho que precisa de muita atenção para atividades diárias físicas e mentais.

O Samoieda filhote deve ser treinado e adestrado para conviver bem com outros animais, pois seu instinto de caça pode ser fatal para outros bichos que se aproximarem.

É, além de tudo isso, um cãozinho muito inteligente, que aprende comandos facilmente, especialmente quando ainda é filhote. Quando adulto, pode ficar um pouco teimoso e ignorar alguns comandos, mas logo se rendem ao seu tutor.

A saúde do Samoieda

O principal fator de saúde sobre a raça Samoieda é sem dúvidas o grau de atividades que ele exige. É um cachorro muito ativo que precisa de pelo menos 40 a 50 minutos diários de atividade física, além de brincadeiras que estimulem sua inteligência.

Fora isso, é um cachorro bastante saudável e, assim como a maioria das raças de médio a grande porte, possuem alguma predisposição a displasia nas coxas e nos ombros, além de tendências a surdez, nanismo e perda de visão por atrofia das retinas.

A expectativa de vida é bastante alta para um cachorro de médio porte como o Samoieda, eles podem viver até os 14 anos. É claro que isso exige manter a carteirinha de vacinação sempre atualizada, e visitas regulares ao seu veterinário. Não se esqueça!

Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre o Samoieda

Como esse cãozinho viveu muito tempo no frio, sobrevivendo a temperaturas muito baixas, aprendeu a se proteger durante as tempestades de neve, para isso ele usa seu rabo que é bastante espesso para cobrir seu focinho e olhos.

Apesar de não aparecer muito na TV e nos filmes, o Samoieda já apareceu algumas vezes em algumas mangás (história em quadrinhos japonesas).

Voltar ao topo