Jack Russell Terrier: amoroso e cheio de energia

Saiba tudo sobre o Jack Russel Terrier

Em busca de um companheiro cheio de energia e amor para dar? Pronto! Seu cão pode ser um Jack Russell Terrier. A raça, além de ser bem inteligente e brincalhona, tem muita energia para gastar e morre de amores por seus tutores. Exatamente por isso, costumam ser territorialistas e pirracentos, se não forem adestrados corretamente. Saiba Mais
Tamanho

25 a 30 cm

Peso

5 a 6 Kg

Pelagem

Pode ser macio ou um pouco áspero, curto ou um pouco mais longo.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção

Origem do Jack Russell Terrier

Originário da Inglaterra, por volta dos anos de 1800, o Jack Russell Terrier foi criado para ajudar os caçadores a capturar raposas. Seu criador, o Reverendo John Russell o concebeu a partir de uma linhagem de Fox Terriers, apenas com algumas características diferentes, para que expulsasse as raposas e outros pequenos animais de suas tocas.

Nesta época, foram criados dois tipos: o Parson Russell Terrier (mais alto, com as mesmas características) e o Jack Russell Terrier. Por se tratar de “Terriers” os cães estão inseridos no grupo de exemplares de caça.

Sua ancestralidade vem do cruzamento entre as raças Old English Terrier e o Terrier Preto e Dourado. Graças à mistura, este pequeno cãozinho - que saiu da Inglaterra para conquistar o mundo todo -, reúne a docilidade do segundo, com a agilidade e inteligência do primeiro.

Jack Russell Terrier personalidade

Mesmo que seja pequeno, a agilidade e atividade do Jack Russel Terrier fazem dele um grande trabalhador. Seu corpo é mais longo do que alto, com forma retangular. Energético, corajoso, alerta e vocal, esse cãozinho tem personalidade forte e marcante. Um cão bonzinho e companheiro para muitas horas de alegria e brincadeiras.

Muito independente, não deixa de ser leal ao seu tutor. É também adaptável a diversos ambientes, se dando bem tanto em casa quanto apartamentos, mesmo que sejam pequenos. Entretanto, não convém deixá-lo muito tempo sozinho pois ele pode sofrer de ansiedade de separação ou ainda destruir móveis, brinquedos e o que mais achar pelo caminho.

Pelagem do Jack Russell

O pelo de um Jack Russell pode ser liso ou áspero. No entanto, é bem resistente às mudanças de temperatura. Geralmente tem a cor branca com manchas pretas, castanhas ou as duas misturadas. A cor branca é a predominante. Tanto que, em geral, sua cauda é totalmente branca.

É claro que, por fatores genéticos de cada cãozinho, essa pelagem pode variar com um degradê das cores acima. Alguns tipos de Jack Russell podem ter o pelo um pouco mais eriçado.

Cuidados com a pelagem do Jack Russel Terrier

Com a pelagem lisa e curta, o Jack Russell precisa ser escovado ao menos uma vez por semana para remoção de pelos mortos. Entretanto, o banho pode acontecer somente uma vez por mês, sem problemas, a não ser que ele se suje demais ao brincar em um parque, por exemplo.

Caso opte por dar banho em casa, compre xampus específicos para cachorro, de acordo com sua idade e lembre-se de secá-lo bem direitinho, cortar as unhas e limpar bem as orelhas, para evitar problemas futuros.

Como cuidar de um Jack Terrier?

Quem tem um Jack Terrier sabe que se trata de um cachorro geralmente muito saudável e sem tendência a maiores complicações. No entanto, como todos os seres vivos, ele não está livre de ter problemas de saúde. Uma das coisas que acometem o Jack Russell são os problemas oftalmológicos, como descolamento de retina e até catarata.

Além disso, esse animal pode desenvolver a doença de V Willebrand - ligada a problemas de circulação sanguínea, principalmente referente à coagulação do sangue. Casos de epilepsia também podem ser encontrados em exemplares da raça e, geralmente, estão ligados a diversas origens. É preciso investigar direitinho todo o cachorro para descobrir as causas.

Dermatites, eczemas e sintomas relacionados a alguns problemas de pele, provocados por fungos ou bactérias na pele do animal, podem atrapalhar a vida de seu cãozinho. Outros problemas comuns a ser observados são a luxação patelar e a surdez congênita.

Por ser muito enérgico, o cãozinho pode se machucar facilmente. Se observar que ele está mancando ou sofrendo um pouco para correr, leve-o ao veterinário. Além disso, exatamente por ser muito ativo e esperto, é necessário que toda a casa fique bem protegida para que ele não escape por janelas, portões e coisas que evitem que ele saia correndo atrás de pessoas ou carros, por exemplo.

Vacinação anual

Para evitar doenças graves, é necessário vacinar cães adultos anualmente. As vacinas V10 ou V8 são importantes para proteger seu Jack Russell Terrier de doenças como cinomose, parvovirose e leptospirose, entre outras. A vacina antirrábica imuniza seu cãozinho contra a Raiva. Além de grave para os animais, a doença pode ainda ser transmitida para humanos.

Existem também algumas outras vacinas para prevenir verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do seu cachorro em risco. Consulte seu médico veterinário de confiança para descobrir qual o melhor protocolo de imunização para o seu amigo.

Vermífugos e antipulgas

Além de vacinar o seu cachorro, existem outros cuidados periódicos com a saúde do animal que devem receber sua atenção. A administração dos vermífugos varia de acordo com o tipo do medicamento e a frequência com que seu cãozinho sai de casa. A função deles é eliminar vermes que são contraídos na rua, nos alimentos e até dentro de casa. Consulte seu médico veterinário para definir a frequência, a dosagem e o vermífugo ideal para seu Jack Russell Terrier.

A administração de antipulgas e anticarrapatos também é muito importante e pode ser feita de inúmeras maneiras. Existem coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais para livrar seu animal das pulgas, carrapatos e mosquitos. Converse sempre com um veterinário de sua confiança para escolher a opção que mais se adequa à rotina do seu cachorro. O importante é manter seu cão sempre protegido e saudável. Além do incômodo da coceira, esses parasitas podem ocasionar diversas doenças graves.

img

Cuidados com os filhotes de Jack Russell Terrier

Ter um filhotinho em casa é sempre uma alegria, mas exige muitos cuidados. Quando bebês, os cães de todas as raças precisam receber vacinas em um protocolo diferenciado dos adultos.

Veja abaixo a orientação:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Atenção! É imprescindível esperar 10 dias após a última dose das vacinas, para poder levar seu cachorro para passear na rua em segurança.

Além da imunização, seu filhote Jack Russell Terrier precisará de medicamentos para parasitas. Use apenas vermífugos e antipulgas feitos especificamente para filhotes e indicados por seu veterinário de confiança.

Como alimentar um filhote de Jack Russell Terrier?

É importante que após o desmame, você alimente seu filhote de 4 a 5 vezes ao dia. Isso evita as tão temidas crises de hipoglicemia, principalmente para os bebês que gastam energia o tempo todo.

A saúde dos filhotes é mais vulnerável do que a de cães adultos por estarem em fase de desenvolvimento. É muito importante cuidar da alimentação do Jack Russell Terrier filhote, para que eles tenham um crescimento saudável e equilibrado, evitando futuros problemas. As rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças pequenas são as mais indicadas, não apenas para a manutenção do peso, mas principalmente por oferecerem nutrientes que auxiliam no desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações.

Além disso, o tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro. Filhotes são ansiosos e podem engolir grãos muito pequenos sem mastigar, prejudicando o processo de digestão. E lembre-se: não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é fundamental manter o pote de água sempre ao alcance do bichinho.

Qual a melhor ração para o Jack Russell Terrier?

Cachorros adultos e idosos também precisam de uma especial desenvolvida para sua faixa etária e tamanho, que satisfaça suas necessidades nutricionais específicas. Por isso, estão disponíveis no mercado diferentes opções de marcas e sabores de ração desenvolvidas para diferentes portes e idades de cachorros.

Os Jack Russell Terriers são animais de pequeno porte, e precisam de uma dieta cuidadosamente balanceada, para manter sempre sua saúde em dia. Você pode consultar o seu veterináriopara definir quantidade de ração adequada de acordo com o peso e o tamanho do seu animal.

Rações Premium ou Super Premium são as mais indicadas para todas as raças de cachorros por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Por oferecerem maior qualidade, seu consumo resulta em benefícios para a saúde de seu amigo.

img

Comportamento do Jack Russel Terrier

Companheiro e sociável, o Jack Russell é bem enérgico e pode ser desobediente se não for treinado corretamente. Muito brincalhão, se dá bem com crianças e outros animais, quando socializado corretamente e se chegar primeiro. Territorialista, a raça quer dominar sempre. Além disso, é bastante apegado aos tutores e gosta sempre de tê-los por perto.

É muito protetor e pode sentir que seu tutor está em perigo se estiver na presença de outros animais com os quais não esteja acostumado. Quando negligenciados, tendem a ser destruidores de móveis, brinquedos e o que mais servir para chamar a atenção, uma vez que não gostam muito de ficar sozinhos.

Para gastar sua energia é preciso mostrar-se também um tutor companheiro de seu cãozinho para que ele mantenha o bom comportamento aprendido durante o adestramento. Caso contrário, pode desenvolver comportamentos mais agressivos e ainda sofrer de ansiedade de separação.

Seu cão precisa se movimentar o máximo possível. Por isso exige que o tutor faça brincadeiras frequentemente e boas caminhadas. Além disso, tanto as brincadeiras quanto os passeios ajudarão a manter a saúde de seu cãozinho em ordem, sem sedentarismo, obesidade e agressividade.

Adestramento do Jack Russell Terrier

Por ter energia de sobra para brincar, caçar e bagunçar o coreto, o Jack Russell tende a ser um pouco desobediente. Dominante e teimoso, esse cãozinho precisa de adestramento desde filhote e que seja acompanhado, sempre, de reforços positivos.

Quando identificar quem são seus tutores, o Jack Russell Terrier vai tratá-los como líderes. Com inteligência de sobra e com a capacidade de entender rapidamente os comandos, toda a agitação e curiosidade podem retirar seu foco. Insistir no treinamento é fundamental para o bom resultado.

Como foi praticamente criado e desenvolvido para ser um cão caçador de raposas, o Jack Russell é muito inteligente e rápido em suas ações. Com muita disposição ele pode ser tanto um cão obediente como um verdadeiro pestinha.

Sua vontade de explorar as novidades pode causar problemas aos tutores. Por isso, procurar uma pessoa especializada para o treinamento é essencial.

Como é o Jack Russell Terrier em casa?

De porte pequeno, o Jack Russell se adapta bem em apartamentos e espaços menores. Porém, o que ele tem de pequeno, tem o dobro de energia. Se estiver em uma casa com quintal, melhor, uma vez que ele poderá correr e brincar sempre sob supervisão. Territorialista, o mundo ideal é que ele tenha um cantinho só seu.

Ele não para e por isso, convém ter apartamentos e casas telados para que o cãozinho não escape. Se dá muito bem com crianças e tem uma vantagem: ele pode crescer junto aos pequenos, uma vez que tem a expectativa de vida longa.

Com personalidade forte, o Jack Russell Terrier pode ter um pouco de dificuldade de se socializar com outros animais estranhos. Mas ele logo se acostumará, desde que esse acompanhamento envolva reforços positivos associados às novas companhias.

Vale ficar atento: por ser um cão caçador por natureza, pode destruir móveis, fuçar o lixo e fazer a maior bagunça quando achar que precisa encontrar alguma coisa. Mantenha-o entretido e dê bastante atenção ao seu amigo para evitar esse tipo de comportamento.

img

Melhores brinquedos para o Jack Russell Terrier

Com mordida forte apesar do pouco tamanho, o Jack Russell precisa de brinquedos resistentes e que durem um tempo considerável. O brinquedo interativo Kong é um dos mais indicados. Você pode colocar petiscos dentro e distrair e concentrar seu cão por horas. Bichos de pelúcia não são muito indicados, uma vez que eles serão destruídos rapidamente e ainda causarão uma enorme sujeira pela casa.

Jogar bolinhas, objetos e brinquedos que ele possa buscar e que também façam com que ele dispute o brinquedo com seu tutor, fazem a alegria do cão. No entanto, é preciso dosar a brincadeira, já que criar esse hábito em seu Jack Russell pode deixá-lo desobediente aos comandos de chamado.

Curiosidades sobre o Jack Russell Terrier

Mesmo que seu porte seja pequeno, o Jack Russell ainda é o cão preferido para caçar raposas, na Europa. Sua habilidade faz com que esse cãozinho seja um dos escolhidos para orientar, proteger e auxiliar caçadores europeus. Muito brincalhão e cheio de energia, o Jack Russell se dá muito bem com crianças.

O fato também se deve ao seu estrelato no cinema: ficou famoso no filme “O Máskara”, nos anos 90. O cão também é muito popular na Austrália por ter desenvolvido o hábito de saltos longos como os de um canguru. Os estudiosos da raça garantem que o pequeno possa saltar cerca de cinco vezes o seu tamanho, em um só pulo.

Voltar ao topo