Bichon Havanês: apegado ao tutor e amigável

Saiba mais sobre o Bichon Havanês

O Bichon Havanês é um cachorrinho irresistível: fofinho, inteligente, muito simpático e brincalhão, é amistoso com todas as pessoas e animais e está sempre pronto para uma brincadeira.

Saiba Mais
Tamanho

21 a 29 cm

Peso

3 a 7 Kg

Pelagem

O Bichon Havanês pode apresentar subpelo ou não. O pelo de cobertura é longo, macio, liso ou ondulado. As cores mais frequentes são o preto, o marrom, o tabaco e o avermelhado, sendo que o branco puro é bastante raro.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção

Origem do Bichon Havanês

Ao contrário do que se vê bastante difundido em termos da origem do Bichon Havanês, esse cãozinho não teria surgido originalmente em Cuba, mas sim teria sido trazido da Itália e da Espanha, sendo posteriormente desenvolvido em Havana. Os descendentes dos cachorrinhos cubanos foram contrabandeados para os Estados Unidos, onde foram resgatados pelos entusiastas da raça, que incentivaram sua continuidade.

Tipos de Bichon Havanês

Não existem variações entre os cãezinhos dessa raça, mas existem outros cachorros do tipo Bichon que compartilham a mesma origem que ele. O Bichon Frisé, o Bichon Maltês e o Bichon Bolonhês são igualmente descendentes de um cachorro chamado Barbet, que já se encontra extinto.

Pelagem do Bichon Havanês

A pelagem do Bichon Havanês pode contar ou não com uma camada de subpelos, que muitas vezes são esparsos ou sequer estão presentes no animal. O pelo de cobertura é bastante longo, tendo entre 12 e 18 cm de comprimento em um cão adulto, é macio, liso ou ondulado, e pode formar mechas enroladinhas.

As cores do Bichon Havanês são o fulvo, o preto, o marrom havana, o tabaco e o avermelhado. Inclusive, o nome da raça se deve à cor marrom havana, que é a mais comum entre os cãezinhos desse tipo, e não ao fato de ter surgido na ilha de Cuba.

Cuidados com a pelagem do Bichon Havanês

Como todo cãozinho de pelos longos, o Bichon Havanês precisa de sessões diárias de escovação dos pelos para evitar que se formem emaranhados e nós que são muito incômodos e dolorosos para o animal.

É possível fazer pequenas tosas para aparar os pelos que cobrem os olhos, assim como os pelos do focinho, mas preferencialmente eles devem permanecer em seus comprimentos naturais.

Como tirar nó de pelo de cachorro - Blog da Cobasi

Como cuidar do Bichon Havanês

Muito dócil e carinhoso, o cachorro Havanês é extremamente apegado aos seus tutores. Esse é o tipo de cãozinho capaz de seguir sua família por toda a casa, durante o dia inteiro. Por mais que isso seja fofinho, é preciso pensar no bem estar do animal e investir em técnicas que permitam a ele ficar sozinho por alguns momentos sem que isso signifique sofrimento.

Além das escovações diárias e dos banhos que são necessários para preservar a saúde e a higiene do Bichon Havanês, é preciso dedicar períodos de tempo todos os dias para os passeios e brincadeiras de que a raça precisa para se desenvolver bem e com saúde. O Bichon Havanês depende diretamente da interação com seus tutores para ser feliz, então deixá-lo sozinho, ou sem receber atenção adequada, pode desencadear comportamentos depressivos e destrutivos.

Vacinação anual

O Bichon Havanês, assim como todos os outros cachorros, sejam eles de raça ou não, precisam seguir um protocolo de vacinação que os mantenha protegidos de várias doenças graves que acometem os cães.

De maneira geral, a vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) são ministradas anualmente aos cães adultos para protegê-los de doenças como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. Há, ainda, a vacina contra a raiva, que além de ser muito grave para o cachorro também pode ser transmitida para seres humanos.

Existem várias outras vacinas que podem proteger o Bichon Havanês em suas diferentes fases da vida. A melhor maneira de garantir que esse protocolo de vacinação esteja em dia é levar o cãozinho para consultas de rotina com o médico veterinário. Assim, você ainda tem uma boa oportunidade de conversar e receber orientações e informações de qualidade de um profissional capacitado.

Vermífugos e antipulgas

O Bichon Havanês é um cachorro cheio de energia, que precisa de atividades físicas constantes e regulares para se manter bem e saudável. Por isso, passeios em praças e parques, por exemplo, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.

A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu cão é adotar o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Bichon Havanês, converse com o médico veterinário.

Cuidados com os filhotes de Bichon Havanês

Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que há uma série de preparativos necessários para receber um cãozinho da melhor maneira possível.

Antes da chegada do filhote de Bichon Havanês, você precisa organizar sua casa de maneira a deixar um cantinho separado para ele dormir, comer e fazer suas necessidades, sendo que esse último deve ser o mais afastado possível dos outros dois. Também é recomendado que o cão tenha um espaço para ficar, mesmo que acordado, até entender quais são as regras da casa e o que você espera dele.

Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:

  • casinha para a área externa, protegida do sol e da chuva;
  • caminha ou colchonete, para a área interna;
  • comedouro e bebedouro;
  • coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
  • caixa de transporte;
  • tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
  • ração e petiscos;
  • escova para remover pelos mortos;
  • brinquedos.

A escolha da ração deve ser feita com base na idade e no peso do animal. As rações para filhote possuem nutrientes específicos para essa fase da vida, em que o cãozinho está se desenvolvendo e fortalecendo seus ossos e articulações. Na vida adulta, os nutrientes são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.

Com relação aos passeios, só se torna seguro sair com um filhotinho de Bichon Havanês depois que ele tiver recebido as vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica). São elas:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

As visitas ao veterinário nesse período devem ser feitas dentro da caixa de transporte ou, então, no colo do tutor. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.

Como alimentar um filhote de Bichon Havanês

Os filhotes de cachorro são desmamados entre 6 e 8 semanas de vida iniciando logo depois uma alimentação baseada em ração, seja ela seca ou úmida. Seja qual for a sua escolha para alimentação do seu pequeno Bichon Havanês, recomendamos que faça isso optando pelas marcas e fabricantes que oferecem alimentos específicos para as necessidades da raça ou, ainda, que tenham ração específica para filhotes.

A quantidade indicada na embalagem é uma boa referência para você saber quanta comida o Bichon Havanês filhote vai ingerir por dia. Pegue a quantidade total e distribua em 4 ou 5 refeições - assim, você garante que eles consigam repor as energias e previne as temidas crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue e podem até matar o filhote que fica tempo demais sem comer.

Você também pode oferecer petiscos ao seu filhote de cachorro, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.

Qual a melhor ração para Bichon Havanês

Como dissemos anteriormente, é importante oferecer alimentos de qualidade e adequados à fase da vida do seu cachorro. Por isso, opte por rações específicas para filhote até que ele complete 12 meses, ração para adulto entre 1 e 6 ou 7 anos, e ração para cães idosos depois disso. Caso o seu Bichon Havanês seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.

Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.

Personalidade e comportamento

A característica mais marcante do Bichon Havanês, juntamente com a sua alegria e disposição para brincadeiras, é o seu apego à família. Esses cãezinhos podem sofrer muito se não forem ensinados desde pequeno a ficarem períodos de tempo sozinhos, sem que isso desencadeie sessões intermináveis de latido, destruição de móveis e objetos e outros tipos de travessura e comportamentos indesejados.

O Bichon Havanês adora ser incluído nas atividades diárias da família, como passeios e brincadeiras. Ele adora aprender comandos e truques novos e tem muita facilidade em aprender, não precisando de tantas repetições para compreender o que está sendo solicitado.

Como adestrar um cachorro Havanês

O uso de técnicas de reforço positivo costumam dar excelentes resultados com o cachorro Havanês. Carinhos, palavras de incentivo, e até petiscos de vez em quando vão indicar a ele o caminho certo para o bom comportamento e fazer com que queira sempre agradar seus humanos.

Mesmo com tanta simpatia e boa vontade, o Bichon Havanês precisa ser socializado corretamente desde filhote para que não desenvolva ansiedade de separação, que costuma ser seguida por comportamentos muito desagradáveis, como latidos excessivos, destruição de móveis e objetos, desobediência, agressividade e depressão.

O Bichon Havanês é um bom cachorro para crianças?

Sim! O Bichon Havanês é um excelente companheiro para crianças de todas as idades. Ele vai adorar participar dos jogos e brincadeiras com os pequenos, e ficará muito feliz ao deixar seus tutores tão alegres.

Apenas fique de olho nessas interações pois o Bichon Havanês pode reagir mal se sentir com medo ou ameaçado, e nem sempre as crianças conseguem distinguir e entender os sinais que os cachorros dão quando não estão satisfeitos com alguma coisa.

Bichon Havanês preço

Com tantas boas qualidades, dá para entender se você estiver decidido a receber um filhotinho de Bichon Havanês na sua casa e na sua família. Ainda que haja bastante variação de preço nas diferentes regiões do país, é possível encontrar esses cãezinhos por preços que vão de R$ 3.000 a R$ 7.000, mas pode não ser tão simples encontrar canis que desenvolvam a raça aqui no Brasil.

Como o Bichon Havanês pode ser facilmente confundido com o cão Maltês por alguém que não conhece bem a raça, antes de fechar negócio pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.

Voltar ao topo