TopoCategoria-SubCategoria
TopoCategoria-SubCategoriaMobile

Ração para peixe

Escolher a ração para peixe ideal também é um cuidado muito importante com o bichinho. Afinal, é através da sua alimentação que ele garante energia e nutrientes adequados para maior qualidade de vida e longevidade.

Além disso é fundamental saber escolher o tipo de ração ideal para cada espécie e qual a melhor maneira de promover o manejo alimentar em uma cultura de peixes. A melhor forma de escolher a ração para peixe ideal, é conhecendo a fundo as características de cada um desses animais. Leia Mais

Como escolher a melhor ração para peixe?

Cada peixe possui características e hábitos alimentares diferentes. Além disso, cada espécie tem necessidades nutricionais variadas e é por isso que a melhor maneira de escolher a ração para peixe é conhecendo as necessidades do animal.

Além disso, é fundamental saber como é o local onde os animais vivem, se é em aquários, tanques ou viveiros, qual a temperatura habitual da água e a quantidade. Todos esses fatores ajudarão você a escolher o melhor alimento e o quanto deve ser recomendado aos peixes. Ração em excesso faz mal para os peixes e gera poluentes no aquário.

Tipos de ração para peixe?

Existem milhares de tipos de rações para peixe, normalmente elas podem ser classificadas por tipos ou por valores nutricionais. Bem como dietas suplementares, que agem como um suplemento de vitaminas e minerais para os peixes, ou então dietas completas, que já são ricas em todos os nutrientes necessários.

Conheça os principais tipos de ração para peixes e para quais espécies elas costumam ser indicadas:

Ração para peixe em flocos

A ração em flocos é uma das mais conhecidas e mais comuns entre os tutores de peixes. Normalmente elas são indicadas para os peixes de água doce, que nadam na superfície ou no meio do aquário. Os flocos são capazes de flutuar, facilitando a captura do alimento por esse tipo de peixe.

A ração em flocos é composta por farinha de frutos do mar, vitaminas, nutrientes e cereais. Por isso não costumam precisar de uma suplementação, sendo indicadas como uma ração completa. Ela é muito indicada para o peixe Betta, para o Tetra e o Borboleta.

Rações paletes

Também é um tipo de ração para peixe bem popular. Elas costumam ser maiores, no entanto não são indicadas para determinadas espécies. Essa ração costuma ser oferecida para peixes maiores e de água salgada. As raçoes paletes possuem uma formulação semelhante a das rações de flocos. Elas podem ser oferecidas a bagre, cação e peixe-papagaio, por exemplo.

Ração granulada para peixes

A ração granulada tende a ser mais pesada e afundar rapidamente, por isso é comum que ela seja indicada para as espécies que vivem no fundo do aquário ou viveiro. Esses peixes costumam ser maiores e menos resistentes, como é o caso das carpas, peixe-palhaço e limpa-vidro. Em alguns casos, é necessário fazer a suplementação com alguma ração de apoio que seja mais rica em minerais e nutrientes.

Além desses três tipos de alimentos para peixes, existem algumas rações que são elaboradas para durar mais tempo dentro dos aquários. Elas servem para quando o tutor precisa viajar ou vai passar o final de semana fora de casa.

Ração para férias

São rações semelhantes às outras, no entanto, elas são feitas em uma cápsula de composto de cálcio, que se dissolve com o decorrer dos dias liberando o alimento. Algumas dessas rações podem durar até 15 dias dependendo das proporções do aquário.

Assim como a ração para férias, ainda existem as rações para fins de semana. Elas tem duração de até quatro dias. Porém, tudo dependerá do tamanho do aquário em que ela será ofertada. Para evitar surpresas, sugerirmos que o tutor realize um teste com a ração antes de viajar para ver quantos dias realmente ela dura.

Essas rações não possuem grandes proporções nutricionais, portanto, não é indicado que elas sejam oferecidas com frequência. Dê preferia para rações ricas em nutrientes.

Cuidados com a alimentação dos peixes

Conhecer as características do peixe é o mínimo para que ele tenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes necessários para a sua espécie. No entanto, é fundamental estar sempre atento ao aquário, especialmente se ele contém mais de uma espécie, afinal, sempre pode ter algum que seja mais comilão que o outro.

Nesses casos, é possível que a ração oferecida não suficiente, por isso a espécie tem comido mais que os outros. É necessário ficar atento e caso seja preciso, buscar ajuda de um veterinário.

Outro cuidado importante é sempre fornecer a quantidade de ração ideal para o número de peixes e para o tamanho do aquário. Ração em excesso pode fazer com que os peixes comam mais, causando possíveis problemas na saúde do animal, sem contar que elas podem acabar poluindo a água do aquário, por isso promover uma boa limpeza no habitat dos peixes é fundamental.

O que é a ração de meio, fundo e superfície do aquário?

Cada espécie de peixe tem um comportamento e características próprias, alguns gostam mais de nadar no fundo do aquário, estes são conhecidos como peixes limpadores. Algumas dessas espécies são os peixe limpa-vidros, os cascudos, o comedor de algas e o Coridora.

Eles adoram nadar lentamente e sugar a comida que fica perdida lá por baixo, como algas e restos de ração de outros peixes. No entanto, é fundamental que sejam oferecidas rações de fundo de aquário, que são as mais pesadas, que afundam com facilidade, elas possuem mais nutrientes e minerais para complementar a dieta destas espécies.

Outras espécies de peixe são as meio de aquário e de superfície, este são o caso das Trutas, peixe Betta, Carpas, Bagres e Tetra-neon. A ração para peixe oferecida para eles tende a ser mais leve e demorar mais para afundar. Dessa forma eles conseguem se alimentar nadando rapidamente até a superfície ou podem esperar até que elas enxerguem e desça até o meio.

Fechar

Ração

Produtos encontrados: 99 Resultado da Pesquisa por: 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 99 Resultado da Pesquisa por: 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.