Filtro para aquário

O filtro para aquário é fundamental para manter a qualidade da água dos aquários, garantindo a qualidade de vida e a sobrevivência dos peixes. É a filtragem da água que mantém o ambiente livre de resíduos tóxicos, partículas indesejáveis e componentes químicos que podem ser produzidos por restos de fezes dos peixes, alimentos não consumidos e outros materiais em decomposição. Leia Mais

Na natureza, a água do habitat natural dos peixes é renovada constantemente, fazendo com que os resíduos sejam rapidamente decompostos e diluídos. No aquário, um ecossistema fechado, menor e com pouca água, isso não acontece, o que pode tornar o ambiente extremamente tóxico a curto prazo. Sem um sistema de filtragem, os resíduos podem elevar o nível de amônia na água do aquário, o que é altamente prejudicial para os animais.

Para deixar a água do aquário limpa e mantê-la inodora e habitável para peixes e plantas de todos os tipos, existem no mercado diferentes tipos de filtros para aquários. Eles podem ter filtragem mecânica, biológica ou química, além de externos ou internos.

 

A capacidade do filtro para aquário é medida em litros por hora e normalmente são recomendados filtros com o fluxo entre 5 a 10 vezes a capacidade total do aquário por hora. Porém, existem outras variações de fluxo recomendadas de acordo com as espécies de peixes ou tipos de filtros. Para peixes de grande porte, ou aquários com muitos peixes, por exemplo, é recomendado utilizar a vazão acima da indicada.

Para escolher o filtro para aquário ideal para o seu aquário, é importante levar em consideração alguns fatores como a litragem e tamanho do taque, além de saber se água é doce ou salgada. A dimensão do filtro e os elementos filtrantes utilizados nele também são fatores importantes na hora de tomar uma decisão.

Para te ajudar nessa missão de decidir qual é o filtro mais adequado para o seu aquário, explicamos a diferença entre os filtros internos e externos, e entre os tipos de filtragem que podem combinar mídias biológicas, mecânicas e químicas.

Encontre tudo para peixes

Filtro externo para aquário

Geralmente, os filtros externos são feitos por uma caixa de acrílico, têm uma bomba acoplada e ficam pendurados no entorno do aquário. Eles funcionam sugando a água do reservatório para o filtro do lado de fora do aquário e a devolvendo depois de purificada. Exatamente por serem externos, é mais fácil limpá-los e realizar a manutenção, porém eles terminam demandando mais espaço na hora de escolher onde o aquário deve ser instalado.

 

Filtro para aquário interno

Como o nome bem explica, o filtro para aquário interno fica submerso dentro dos aquários e o seu funcionamento é semelhante ao dos filtros externos. Eles também sugam a água para dentro do aparelho e a devolvem ao tanque limpa, depois de passar pelo sistema de filtragem. Vale ressaltar que esse tipo de equipamento ocupa bastante espaço dentro do aquário e, portanto, o tamanho do tanque deve ser calculado contando com sua presença, se essa for sua escolha, para que ele não limite a circulação do seu peixe.

 

Filtragem mecânica

A filtragem mecânica é recomendada para remover as partículas maiores, como restos de alimentos ou dejetos dos peixes que ficam suspensos na água. Feita através de materiais como a esponja ou manta acrílica, este é geralmente o primeiro estágio da maioria dos modelos de filtros, já que funciona como uma espécie de coador e limpa a sujeira mais grossa da água para que ela se torne adequada para passar pelos outros processos de filtragem. 

Filtragem biológica para aquário

A filtragem biológica promove o crescimento de bactérias benéficas na água. Tais bactérias utilizam oxigênio para realizar processos como a decomposição de matéria orgânica resultante dos restos de alimentos e folhas mortas, entre outros, o que ajuda a manter o ambiente equilibrado e saudável para o seu peixe. A filtragem biológica é muito importante para a manutenção do seu aquário, já que é a responsável por manter a qualidade da água no ambiente. É ela que transforma os compostos tóxicos do aquário em compostos menos tóxicos ou até mesmo inofensivos.

Filtragem Química

A filtragem química remove resíduos que estão dissolvidos na água e podem causar coloração estranha ou maus odores. Por meio de carvão ativado ou outros materiais como as resinas deionizadoras e resinas renováveis, que possuem uma boa capacidade de absorver íons dissolvidos na água, esse tipo de filtragem elimina as partículas em nível molecular. É importante, porém, tomar cuidado com a escolha deste tipo de filtragem e seguir corretamente sua orientação de uso para evitar que ela elimine do ambiente os oligoelementos, substâncias importantes para o bem-estar dos peixes.

Você encontra inúmeros modelos de filtro para aquário, que combinam os diferentes tipos de filtragem de acordo com a especificidade de cada ecossistema. Em todos eles, são as mídias filtrantes contidas dentro de filtro que purificam a água, quando o aparelho a suga para o seu interior. Para garantir a qualidade de vida do seu peixe, é importante investir em um filtro eficiente e funcional, que trabalhe de acordo com a necessidade do seu aquário e da espécie de peixe escolhida. Por isso, na hora de comprar o seu equipamento, pesquise todas as opções e opte por um filtro que se adapte melhor à sua realidade e aos hábitos do seu peixe.

??

Fechar

Placa

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.