Cobasi Já! Seu pedido entregue em poucas horas* Saiba mais

Criadeiras para aquário


Uma das maiores surpresas para aquaristas é quando um dos peixinhos do aquário engravida. Na verdade, na maioria das vezes, só é possível perceber a presença de novos moradores quando os peixes criam seus ninhos e botam ovos em algum cantinho do espaço, ou quando os filhotes já estão na água. É muito importante ter criadeiras para aquário para se preparar!


Por que ter uma criadeira?


Também conhecida como berçário para peixe, a criadeira para aquário é muito importante na criação e cuidado com peixinhos filhotes. Ela nada mais é do que, como o nome sugere, um berçário para a criação de novos animais. Esse acessório evita que os peixes escapem ou sejam devorados por peixes adultos.


É isso mesmo que você leu! Alguns peixes adultos podem ficar tentados a experimentar alguns filhotes, inclusive os animais herbívoros. Dá para acreditar? Além disso, algumas mães comem seus próprios filhotes ou filhotes de outras espécies logo após o nascimento. Também é comum que determinadas espécies persigam e intimidem os filhotinhos.


No entanto, também existem os chamados peixes zeladores. Eles protegem o ninho contra outros adultos, por isso ficam “de guarda” em todos os momentos.


Além dos predadores, os próprios animais que ficam dentro da criadeira podem matar seus companheiros, sabia? Alguns peixes podem se desenvolver mais rápido que os outros e machucá-los. Aquaristas precisam de muita atenção e paciência ao cuidar desses bichinhos!


De todo modo, se você deseja manter os novos moradores do aquário a salvo, a melhor maneira de protegê-los enquanto crescem é com uma criadeira para aquário.


Criadeiras para aquário: ambiente seguro para filhotes


Aquaristas devem estar preparados para qualquer situação fora do habitual, inclusive a procriação de novos peixinhos. Por isso, as criadeiras para aquário são essenciais. Elas são responsáveis por promover um espaço seguro e saudável para os animais recém-nascidos, os chamados alevinos.


Se você notar que a fêmea está em fase de gestação, retire o peixe do aquário e coloque-o na criadeira. As guppies, por exemplo, podem ficar grávidas. Basta verificar se o abdômen está inchado e com uma manchinha preta atrás dele. Esses são indicativos de que a fêmea está prenha. Outras espécies podem mudar seus comportamentos naturais e ficar ainda mais territorialistas também.


Por isso, é fundamental entender os hábitos de cada peixinho que habitam o seu aquário e ficar atento a qualquer mudança, de comportamento ou física.


Além disso, cada peixe dá à luz a uma quantidade diferente de alevinos. Logo, é fundamental assegurar um espaço grande o suficiente para o bom desenvolvimento da espécie em questão.


Coloque a mãe no berçário pelo menos uma semana antes dos filhotes nascerem. Dependendo da espécie, o ideal é retirar a fêmea da criadeira e deixar apenas os alevinos. Então, espere eles se desenvolverem e atingirem um tamanho razoavelmente grande para viver no aquário comum, sem risco de serem devorados por peixes adultos.


A criadeira para aquário também tem outras funções, além do auxílio na adaptação dos alevinos no novo ambiente e cuidado com as gestantes.


Ela também pode ser usada para separar os peixes debilitados do restante do aquário. Assim, você poderá cuidar deles da maneira mais apropriada, sem a interferência de outros animais.


Você também pode usá-la como estímulo a reprodução dos pets. Dessa forma, não é necessário realocar seus animais em um novo aquário. O melhor é que a criadeira ocupa pouco espaço no aquário! Assim, não afeta a área de circulação dos antigos moradores.


Quanto tempo deixar os peixes filhotes separados?


Via de regra, os alevinos devem ficar longe dos peixes adultos até serem grandes o suficiente para não virar comida. O tempo varia, de acordo com a espécie. Porém, em geral, o crescimento dura cerca de dois meses.


Tipos de criadeiras para aquário


Antes de instalar, verifique se o item está bem higienizado e seguro para os alevinos. Então, você deverá instalar o item, através dos suportes para pendurar ou ventosas, de acordo com o modelo escolhido.


Veja quais as criadeiras mais comuns a seguir.

Criadeira com separador


Em geral, esse modelo é feito em acrílico. Quando a mãe dá à luz, os peixes caem e passam por um separador estreito. Assim, evita-se que eles virem presas imediatas para a mãe. Esse modelo com divisória deve ser usado apenas para espécies que possuem esse hábito.


Criadeira de rede


Esse modelo é usado para cuidar de alevinos mais desenvolvidos. Ele garante uma boa oxigenação no espaço, já que a rede permite a passagem de água, diferentemente da criadeira com separador.


Criadeira dupla


Mais de um peixe está prestes a ter filhotes? Então aposte na criadeira dupla! Elas são feitas com rede e têm duas aberturas para manter os alevinos seguros. Você também pode usar esse acessório para separar os peixes que mais desenvolvidos daqueles que ainda estão pequenos.


Muitos aquaristas optam por criar os alevinos em aquários separados, nos quais também é possível colocar um casal de peixes para acasalar. Contudo, esta é uma opção trabalhosa, visto que você precisará regular todo o ecossistema outra vez.


Na Cobasi você encontra equipamentos e acessórios indispensáveis para a criação de peixes. Confira!


Cuidados com os filhotes de peixes


Você sabe como cuidar de alevinos? Aquaristas precisam de muita atenção! Peixes jovens são mais suscetíveis a doenças e infecções que os adultos, por isso o espaço deve ser bem estruturado para esses animais.

>br>

Portanto, caso queira cuidar dos peixes filhotes em um novo aquário, troque a água com maior frequência, faça testes periódicos para verificar os níveis de amônia e pH da água. Assim, você assegura a qualidade no ambiente e mantém a saúde dos animais em dia.


A alimentação dos alevinos também é importante. Se eles nascerem a partir de larvas, conseguirão obter nutrientes necessários do próprio saco vitelino. Então, conforme crescem, é preciso alimentá-los até quatro vezes ao dia, com rações especializadas e em intervalos regulares.


Conheça as melhores rações para peixes na Cobasi. Aproveite!


Lembre-se: verifique as necessidades de cada espécie de peixe para garantir o espaço ideal aos novos integrantes da família!

Ordenar por:

Mais vendido
Whatsapp Icon

Compre pelo Whatsapp

Siga a Cobasi nas redes sociais

  • Rede Social Facebook
  • Rede Social Instagram
  • Rede Social Youtube
  • Rede Social Twitter

Baixe nosso app

Baixe na App Store
Baixe na Google Play
Formas de pagamento: Visa, MasterCard, Diners Club, American Express; Boleto bancário; Elo e Apple Pay.
* As promoções, parcerias e descontos contidos em nosso site não são cumulativos. Diante de duas ou mais promoções, será necessário optar por aquela que melhor lhe convém, isentando a Cobasi de qualquer responsabilidade nesse sentido. Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, podendo variar nas lojas físicas. Todas as regras e promoções são válidas apenas para produtos vendidos e entregues pela Cobasi. Em caso de divergência de valores no site, o valor válido é o do carrinho de compras.

COMPRA SEGURA. A Cobasi garante segurança para suas informações pessoais e financeiras.

Copyright 2024. Todos os direitos reservados à Cobasi.

COBASI COMÉRCIO DE PRODUTOS BÁSICOS E INDUSTRIALIZADOS S.A.

CNPJ 53.153.938/0016-94 - Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, nº 210, Galpão A - Alphaville Industrial, Barueri - SP CEP: 06465-060

Baixe nosso app

Baixe na App Store
Baixe na Google Play
Selo
Selo
Ilustração Footer