Compressor e bomba para aquário

??

A bomba para aquário é um item essencial para a vida da maioria dos peixes e não pode faltar para aquaristas iniciantes e experientes. Continue a leitura e saiba tudo sobre bombas e compressores. Leia Mais

Na natureza, habitat natural dos peixes, a água em que eles vivem circula constantemente e, por isso, é sempre renovada. Já nos aquários, locais totalmente fechados e controlados, essa renovação não acontece e, com o tempo, os resíduos de restos de ração, fezes e outros materiais em decomposição, podem tornar o ambiente extremamente tóxico.

Para garantir a sobrevivência e o bem-estar dos animais é preciso manter a qualidade da água, tornando o ambiente habitável para peixes e plantas de todos os tipos. Para ajudar nessa missão, na Cobasi, você encontra diversos tipos de equipamentos que fazem com que o ecossistema dos aquários se torne semelhante ao da natureza.

As bombas e os compressores para aquário têm como objetivo principal fazer a água circular pelo ambiente, mantendo os microrganismos em equilíbrio, da mesma maneira que aconteceria na natureza. Promover a constante circulação e movimentação da água ajuda a evitar o acúmulo de sujeiras e bactérias indesejadas no viveiro do peixe.  Outra função da circulação constante da água é aumentar a oxigenação do ambiente.

As bombas também podem ser primordiais para ajudar o sistema de filtragem dos aquários, que muitas vezes dependem do movimento da água para purificar todo o ambiente. São os filtros que garantem que a água esteja sempre limpa, inodora e de qualidade para o habitat de peixes e plantas. Por isso, é muito importante escolher uma bomba adequada para o sistema de filtragem do seu aquário, para que ele funcione de maneira eficiente.

Como escolher a bomba para aquário?

Na hora de escolher a bomba ou compressor ideal para o seu aquário, é preciso levar em consideração fatores como a potência do aparelho e o tamanho do tanques/Strong>, já que o ideal é que ele seja capaz de produzir uma movimentação de água suficiente para viabilizar os processos de filtragem. É preciso calcular a litragem do aquário em metros cúbicos, levar em conta a quantidade de peixes que o ambiente comporta, e avaliar a capacidade da bomba de jorrar água.

Além disso, é importante considerar também o volume do filtro escolhido para o aquário, já que ele está diretamente relacionado à potência da bomba. O indicado, geralmente, é que o volume do filtro seja de 2 a 4% do volume do aquário e a potência da bomba ultrapasse o equivalente a 3 vezes o volume do filtro por minuto.

Você encontra bombas e compressores de diferentes tamanhos, com potências variadas, e funções que mudam de acordo com o modelo escolhido. Esses equipamentos também têm diferentes sistemas de fixação e podem ser submersos ou externos. Por isso, é importante prestar sempre bastante atenção à descrição de cada produto para fazer a escolha ideal para a necessidade de cada aquário. 

 

A posição da bomba de água no aquário também é importante. Quando localizada na parte de cima do aquário, ela ajuda a causar um efeito de ondas, como as do mar ou do rio, aumentando também a oxigenação da água para os peixes poderem respirar melhor. Já na parte de baixo do aquário, a bomba desempenha a função de evitar que a sujeira fique presa no substrato, plantas e em outros itens de decoração, usados para imitar o habitat natural dos peixes e promover bem-estar. Portanto, em aquários maiores, muitas vezes é importante a existência de duas bombas, para que a água não fique sem movimento em nenhuma parte.

Bombas de aquário externas ou submersas?

As bombas podem ser divididas em submersas e externas. Dentro dessas categorias encontramos modelos com especificações e características que servem para diferentes necessidades.

 

As bombas de aquário submersas são instaladas dentro do aquário, abaixo da superfície de água e são ideais para ajudar a levar a água até o filtro. Apesar de serem comuns e fáceis de instalar, elas podem esfriar a água, gerando a necessidade do uso de um aquecedor.

 

Já as bombas externas podem ser instaladas fora do aquário ou dentro dele, mas sempre sobre a superfície da água, o que facilita a limpeza do aparelho. Neste caso, os tubos de entrada e saída são responsáveis pela movimentação da água.

 

Para escolher a melhor opção, você deve observar se os modelos em questão são indicados para água doce e salgada, além do fluxo de vazão de água e sua coluna de água, que é a altura máxima que a bomba consegue jogar água verticalmente.

 

Tipo de fixação de bomba para aquário

Algumas bombas de aquário são fixadas ao tanque por imãs, e outras por ventosas. Na hora de escolher a melhor opção, é importante verificar qual delas oferece mais firmeza e facilidade de manuseio para limpeza, para não correr o risco de que ela se solte e cause problemas para os peixes.

Com tantas possibilidades e fatores a serem considerados, caso você seja um aquarista de primeira viagem, pode ser indicado contar com a ajuda de um especialista na hora de escolher a bomba ou compressor mais indicado para as necessidades do seu aquário e dos seus peixes. 

Fechar

Bombas

Produtos encontrados: 31 Resultado da Pesquisa por: 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 31 Resultado da Pesquisa por: 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.