TopoCategoria-SubCategoria
TopoCategoria-SubCategoriaMobile

Aquário de peixe e acessórios

É importante ter um aquário de peixe que comporte seu pet de maneira confortável e sem riscos. Por isso é fundamental conhecer cada espécie que irá viver dentro dele e os principais componentes para que o aquário seja perfeito para o pet. Leia Mais

Praticar aquarismo não é tão simples quanto pensamos. Apesar de muito relaxante, é um hobby que exige conhecimento e dedicação. Não é apenas escolher o peixe e colocá-lo em um aquário com água. São necessário alguns cuidados com a água, com a iluminação, filtragem e até mesmo com o tipo de aquário e com a decoração.

Por isso, conheça alguns dos principais tipos de aquário e como fazer eles funcionarem corretamente:

Aquário comunitário para peixes

O aquário comunitário costuma ser o mais conhecido. Ele é indicado para as pessoas que desejam ter mais de uma espécie de peixe no mesmo local. Esse tipo de aquário de peixe pode ser feito tanto para animais de água doce quanto para os peixes de água salgada. No entanto, não se pode misturar esses dois tipos e é necessário se atentar a alguns cuidados.

Nem todos os peixes se dão bem quando vivem em grandes colônias, algumas espécies podem ser mais territoriais e agressivas. Por isso, é importante conhecer muito bem as espécies que serão inserida no aquário.

Além disso, é necessário escolher um aquário de tamanho correspondente com a quantidade de habitantes, dessa forma os peixes não correm o risco se ficar com baixa oxigenação devido a quantidade de população no mesmo local. Outra dica, é cuidar para que todas as espécies escolhidas possam viver em uma água com o mesmo tipo de pH e condições de temperatura.

 

Aquário de peixe monoespécie

Tudo que diz respeito a “mono” significa apenas um, ou seja, no caso desse tipo de aquário ele é feito para conter apenas um peixe ou uma única espécie.

Eles são bem recomendados para quem pretende ter um peixe Betta, que acaba sendo territorial e agressivo até mesmo com peixes da mesma espécie. Os aquários para peixes da mesma espécie facilitam muito a montagem, pois o tutor precisa se preocupar em conhecer apenas um tipo de animal.

Aquário plantado

O nome é um pouco estranho, mas esse tipo de aquário é composto por peixes e plantas naturais. Por isso, um dos cuidados fundamentais nesse caso é o de colocar plantas e peixes que possam viver nas mesmas condições de iluminação, temperatura e pH.

Ele é considerado um aquário misto, já que abriga mais de um tipo de vida. Um pouco mais complicado de cuidar, é necessário se atentar ao tipo de substrato e aos peixes, uma vez que eles podem se alimentar das plantas, desequilibrando o habitat. Por isso, este não é um aquário mais indicado para os aquaristas iniciantes.

Aquário temático

A principal diferença entre este aquário e o comunitário, é que neste os peixes inseridos no habitat devem ser todos de uma mesma região, já no outro, podem ser de regiões variadas.

A proposta deste aquário é que seja mais fácil lidar com peixes que já possuem características semelhantes, sendo indicado para os aquaristas com conhecimentos medianos, que já tem alguma prática em lidar com aquário.

Eles podem conter peixes de água doce ou água salgada. Além disso, podem ser decorados com cenários temáticos, incluindo substrato, plantas e outros elementos que podem ser encontrados em seus habitats naturais.

Descubra como montar seu aquário | Blog da Cobasi

Aquário marinho ou de água salgada

Os peixes do mar possuem lindas cores e costumam fazer sucesso, mas também exigem mais cuidados. É fundamental que nestes aquários contenham apenas peixes e espécies de água salgada. Normalmente, os aquários de água salgada são maiores e característicos por conter corais, esponjas, estrelas do mar e algumas vezes até pequenos cavalos marinhos.

 

Na hora de montar um aquário de peixe de água marinha é ideal conhecer cada uma das espécies e até conversar com um especialista. Embora esses sejam um dos tipos de aquário mais cobiçados, eles são difíceis e trabalhosos, sendo indicado apenas para aquaristas mais experientes.

 

Como escolher um aquário

Antes de escolher um aquário de peixe, é importante ter um planejamento de quais espécies serão colocadas dentro dele. Além disso, é interessante saber quantos peixes o aquário deve suportar, quais as suas características e cuidados e o tamanho ideal.

 

É importante que o aquário não seja grande demais para apenas um peixinho, no entanto, ele não deve ficar superpopuloso, contendo pouco espaço para a oxigenação. Além disso, é fundamental saber quais elementos irão compor o aquário, como substrato e tipos de decoração. Desta forma fica mais fácil escolher o aquário que comporte os peixes e todos os elementos decorativos.

 

Montando um aquário de peixes

Planeje o tipo de aquário de peixe que você deseja ter, quais os animais que ele deve comportar, o tipo de coração e onde ele ficará exposto. Para quem não tem experiência em montagem de aquário, o melhor é deixar com um especialista. 

É importante escolher um local seguro, longe de janelas e locais muito movimentados. Além disso, evite deixar o aquário em locais muito quentes ou muito frios, isso pode afetar a temperatura da água, colocando a vida dos animais em risco.

Quais os elementos fundamentais

Escolha os elementos necessários, filtros, iluminação, substrato, plantas e decorações. Os filtros são fundamentais para garantir o bom funcionamento do aquário e a qualidade de vida dos peixes. Eles são responsáveis por filtrar a água, eliminando possíveis sujeiras, como restos de ração e impurezas.

As lâmpadas também promovem o bem estar dos peixes, deixando eles mais confortáveis, assim como o termômetro, responsável por ajudar no controle da temperatura para os peixes. 

Decoração do aquário

Na hora de decorar, invista em um substrato de qualidade, ele pode interferir na química do aquário, por isso é interessante buscar elementos neutros.

Cuidado com as rochas e brinquedos, alguns podem ser afiados e acabar machucando os peixes ou suas nadadeiras e barbatanas. Na Cobasi, você encontra elementos de qualidade e com acabamento cuidadoso.

Colocando os peixes no seu novo habitat

Na hora de colocar os peixes, não esqueça de verificar a temperatura da água, assim com se o pH está adequado para as espécies. O ideal é misturar a água nova e limpa com a água que o peixe já está. Isso ajuda a climatizar o local de forma que os peixes se adaptem mais facilmente.

 

Fechar

Aquários e Acessórios

Produtos encontrados: 186 Resultado da Pesquisa por: 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 186 Resultado da Pesquisa por: 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.