TopoCategoria-SubCategoria
TopoCategoria-SubCategoriaMobile

Aquecedor para aquário

Peixes, assim como todos os animais de sangue frio, regulam a temperatura do próprio corpo a partir do clima da água onde vivem. Já deu para entender o porquê do aquecedor para aquário ser um item tão importante, não é mesmo?! Leia Mais

Muitas funções do organismo desses bichinhos dependem bastante da temperatura do ambiente que eles habitam, o que influi diretamente em sua qualidade de vida. Mudanças bruscas de clima, por exemplo, são bastante traumáticas e podem inclusive levá-los à morte, seja por conta do frio, ou como consequência do sistema imunológico enfraquecido.

Dependendo da espécie, as baixas temperaturas podem tornar facilmente tornar os peixes menos ativos. Os peixes tropicais, por exemplo, geralmente requerem temperaturas de 25 ºC para permanecerem saudáveis. Para manter o ambiente dos aquários habitável e seus peixes ativos, vivos e felizes, é importante sempre simular o habitat natural desses animais e, para tanto, é fundamental equipar seu aquário com um aquecedor adequado.

Tipos de aquecedor para aquário

O aquecedor de aquário é um equipamento que ajuda a deixar a água na temperatura adequada para garantir o bem-estar dos peixes. Por isso, existem no mercado diversos modelos e tamanhos de aquecedores, que devem ser escolhidos de acordo com o tamanho do tanque. Geralmente, é indicado que a potência do aparelho seja de cerca de 1,3 watts por litro de volume bruto do tanque. 

Em aquários muito grandes, o recomendado é a instalação de mais de um aquecedor para garantir que a temperatura estará melhor distribuída por toda a área do tanque. Se o sistema de aquecimento de seu aquário não for eficiente o suficiente, é possível que em dias mais frios não seja possível manter a água na temperatura desejada, o que interfere diretamente na saúde dos peixes. 

Cuidado com o superaquecimento

O superaquecimento da água também pode ser bastante prejudicial à saúde dos peixes, que são muito sensíveis e sempre sofrem com mudanças bruscas de temperatura. Por isso, além de instalar o aquecedor, é importante sempre monitorar a temperatura da água para ter certeza de que ela está estável e adequada à espécie de animal que vive no aquário. 

É fundamental que os aquecedores desenvolvidos para aquários tenham boa qualidade e sejam feitos com materiais que permitam que o equipamento fique submerso sem causar qualquer incômodo aos peixes. Por isso, na hora de escolher o modelo do seu aquecedor, certifique-se de que os materiais de fabricação são atóxicos, à prova d’água, e não causam choques ou qualquer outro tipo de alteração na água e ambiente onde seus peixes vivem. 

Existem no mercado diferentes modelos e tamanhos de aquecedores, que podem vir ou não equipados com um termostato. Os termostatos funcionam convertendo a eletricidade em calor e assim aquecendo a água ao seu redor. A vantagem deste tipo de aparelho é que todos eles se desligam automaticamente assim que atingem a temperatura previamente configurada pelo usuário, evitando o superaquecimento e mantendo a temperatura da água estável, o que os torna importantes aliados na hora de manter o clima da água semelhante à do ecossistema dos habitats naturais das diferentes espécies. 

Aquecedor para aquário sem termostato

Os aquecedores sem termostatos são equipamentos elétricos que contam com uma resistência interna semelhante à de chuveiros elétricos. Por serem mais comuns e mais baratos eles acabam atraindo a atenção dos aquaristas, porém, como são aparelhos cuja a única função é a de aquecer a água, eles exigem maior atenção do usuário para o momento de ligá-los e desligá-los, para evitar que a temperatura do aquário se eleve demais. No caso da sua escolha ser um aquecedor simples, sem termostato, é indicado que você tenha em casa também um termômetro para medir a temperatura do aquário quando necessário e evitar surpresas desagradáveis. 

Uma dica importante para a manutenção da saúde e bem estar dos seus peixes é manter o aquecedor no aquário até mesmo durante o verão, já que as variações de temperatura no decorrer do dia são muito comuns e mudanças bruscas podem causar a queda de imunidade dos peixes, além de favorecer a proliferação de parasitas.

Vale lembrar que peixes são animais sensíveis que precisam de cuidados e, portanto, se você é iniciante no aquarismo e tem dúvidas quanto às necessidades desses animais e sobre como montar o seu aquário de modo a transformá-lo em um ambiente adequado para eles, deve sempre consultar especialistas para entender as necessidades específicas de todas as espécies de animais presentes no seu aquário.

Fechar

Aquecedores

Produtos encontrados: 12 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 12 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.