TopoCategoria-SubCategoria
TopoCategoria-SubCategoriaMobile

Ração para pássaro

Você decidiu criar um pássaro e ainda está em dúvida em qual ração dar ao seu animal? Não se preocupe, nós ajudamos você!

Leia Mais

Quando o assunto é alimentação de pet, é muito comum encontrarmos dicas caseiras na internet. No entanto, para ter certeza de que a alimentação do seu pássaro está correta, é necessário consultar um veterinário. A consulta irá ajudar você a entender o estado clínico do animal e qual a ração mais adequada para comprar.

As aves para viverem bem na gaiola e permanecerem com uma qualidade de vida ideal, a sua alimentação precisa ser rica em nutrientes, vitaminas e proteínas. Muitas vezes essas dicas caseiras não são balanceadas e podem colocar a saúde do seu animal em risco. Saiba agora qual tipo de ração para pássaro é encontrada no mercado e quais os seus benefícios.

Como saber se a alimentação do meu pássaro está correta?

Um truque para o tutor entender se a ração para pássaro tem sido adequada é observar os pelos do animal. Geralmente, quando o pássaro está com as vitaminas equilibradas, as cores e formas das penas estarão uniformes. Podemos perceber que os nutrientes estão de acordo também com a cantoria do animal, pois muito provavelmente um pássaro fraco não terá força para cantorias.

Ainda assim, sempre recomendamos as visitas ao veterinário para garantir que está tudo em perfeito estado com o seu pet. Quando o animal é criado em gaiolas, ele precisa de formulações ricas em proteínas, vitaminas e minerais. É muito comum que as sementes cumpram esse papel.

Mas não se preocupe, uma aparência mais abatida não quer dizer que ele está carente de vitaminas, por isso novamente a necessidade de opiniões profissionais.

Pássaros em casa: aves que você pode domesticar | Blog da Cobasi

Qual a melhor ração para pássaro?

Os especialistas em ração para pássaro evoluíram de uma maneira que elas passaram a ser formuladas de acordo com a espécie de cada ave. Um lado negativo, é que essas rações costumam ter um sabor atrativo, o que resulta em excesso de alimentação e consequentemente pode prejudicar a saúde do pet.

Pensando nisso, o tutor deve se atentar às especificações das embalagens e separar a ração em porções. Veja agora as rações indicadas para cada espécie:

Ração para canário

A ração para pássaro canário é rica em vitaminas do complexo B. Sem essa vitamina o pássaro não acumula energia e nutrientes necessários para a sua cantoria. Em alguns casos passa até a desafinar.

Ração para pássaro preto e sabiá

As duas espécies são fãs de proteínas, por isso é comum encontrar o nutriente com fartura em rações próprias para esses pássaros. Quando estão na natureza, se alimentam de larvas de insetos que são ricos em vitaminas. A proteína atua na formação das penas e dos tecidos.

Ração para periquito

Iodo é a palavra-chave para essa espécie. Quando esse mineral está em falta no corpo do animal, ele corre o risco de ter um aumento do papo. Esse crescimento pode apresentar riscos como sufocamento, portanto fique de olho nisso e alimente seu pet corretamente para que ele cresça de forma saudável.

Ração para agapornis e calopsita

Essas duas espécies são parentes do periquito e assim como eles, necessitam de iodo em suas rações, pois evita o crescimento do papo. Geralmente mais exigentes do que os periquitos, elas gostam de grãos de tamanho médio como o arroz com casca. Se não for assim, recusam o alimento.

Ração para papagaio

Os papagaios adoram refeições com grãos graúdos, como por exemplo, amendoins e sementes de girassol. Entretanto, devido quantidade de gordura encontrada nesses alimentos, é preciso tomar cuidado com o fígado do animal. Uma opção é suplementar as sementes com complexo B para que não haja problemas no futuro.

Reforce a higiene

Para o bem estar dos pássaros, é de extrema importância que o local em que ele se alimenta esteja higienizado da forma adequada. Isso evita a formação de fungos, que podem provocar lesões no corpo do animal.

O comedouro deve ser limpo diariamente, com álcool e um bom processo de secagem. Os restos de alimentos umedecidos passam a acumular fungos perigosos. A vasilha de água (bebedouro) também deve ser sempre higienizada e limpa, ou a água pode ficar cheia de micróbios.

Como servir a ração para pássaro?

Outro ponto importante sobre a ração para pássaro é que além de precisar ter os nutrientes certos, ela também precisa ser oferecida da forma correta. Caso você decida manter o seu pássaro dentro de casa, também é possível fornecer a comida para os pássaros em comedouros livres. Ele é feito de plástico e pode ser encontrado com um suporte de madeira ou de aço.

Já se você irá oferecer dentro da gaiola se atente ao tamanho, pois ela precisa adequada. Não se esqueça que as aves precisam de cuidados redobrados, pois são animais mais frágeis e podem ter facilmente a saúde comprometida.

Oferecer o alimento adequado e visitar periodicamente um veterinário irá garantir que o seu animal tenha boa qualidade de vida. Somente um profissional da área poderá liberar outros tipos de alimentos ao pássaro e cuidará para que o animal não desenvolva nenhuma doença.

Criar pássaros é uma alegria e companhia para a casa, mas necessita sempre da dedicação e cuidado do tutor. Na Cobasi, você encontra as rações para cada espécie e em suas embalagens têm as informações de como oferecer o alimento à ave e também as porções que devem ser administradas.

Não se esqueça que a higiene dos comedouros e bebedouros são primordiais para garantir a saúde do animal e que a limpeza deve ser diária. Em caso de dúvidas, pergunte sempre ao veterinário e divirta-se com o seu pet. Com os cuidados certos, temos certeza de que ele será feliz e saudável!

Fechar

Ração

Produtos encontrados: 5 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 5 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.