TopoCategoria-SubCategoria
TopoCategoria-SubCategoriaMobile

Ninhos

Você é tutor e quer entender melhor o mundo das aves? Os ninhos são importantes para as aves, sejam eles criados pelos próprios pássaros, ou artificiais para imitar o habitat natural do pet criado em casa. Leia Mais

Os pássaros costumam ser animais muito independentes e criam suas próprias moradias. Existem diversas curiosidades em torno do universo desse animal, e uma delas é a importância dos ninhos. Confira agora tudo o que você precisa saber sobre ninhos de pássaros.

O que é um ninho de pássaro?

Os ninhos são locais em que as aves incubam os ovos. É lá que se inicia o processo gestacional. Dentre as diferenças da própria espécie, o conceito de ninho ideal também se altera, sendo para algumas aves o ninho perfeito é aquele com depressão rasa e coberta de areia.

Para outras, basta o oco deixado na árvore, uma toca que possa ser cavada no chão, uma câmara num pinheiro, pilhas de vegetação ou até uma cúpula de barro com túnel em sua entrada. Os conceitos variam, mas a sua função é a mesma.

Você sabia que algumas espécies constroem o seu ninho inteiramente com a saliva? Esse modelo é chamado de Collocaliaç. Após a sua secagem, a saliva endurece formando uma saliência que são as paredes, e é lá essas espécies depositam os seus ovos.

É como se o sinônimo de ninho fosse uma espécie de abrigo ou guarita, pois ali os ovos passam a ficar protegidos até o nascimento da ave bebê. Na maioria das espécies de aves, as fêmeas realizam grande parte do trabalho de construção, embora durante todo o processo a ave macho esteja presente. Curioso, né?

O pássaro domesticado sente falta do ninho?

Essa é uma dúvida muito comum entre os novos tutores. Embora todo o enxoval do pássaro seja feito, muitos ainda se preocupam se criar o pássaro em casa não irá extinguir todo o instinto do animal. Para diminuir essa preocupação e manter as necessidades e peculiaridades da ave, é possível encontrar produtos que se aproximam dos modelos de ninhos criados pelas próprias aves na natureza.

Pássaros em Casa: espécies domesticáveis | Blog da Cobasi

Os modelos variam de acordo com a verba disponível e espécie da ave, pois hoje encontramos ninhos fabricados em crochê, madeira, plástico e até de cordas. Tudo depende do objetivo do tutor e do porte da ave. Esses ninhos são muito utilizados dentro ou fora da gaiola. São modelos que se adaptam e criam uma espécie de local de lazer da ave. Entenda agora a diferença de cada modelo de ninho e a importância de oferecer um no local de convivência da ave.

Ninhos de corda para aves

O ninho de corda é costurado a um suporte metálico soldado. Esse modelo é indicado às aves pequenas que gostam de criar os seus ninhos abertos. O ninho de corda permite que os pássaros fiquem mais aquecidos, principalmente em dias mais frios durante o inverno. É ideal para deixar seu pássaro mais quentinho e aconchegado. Ele também é excelente para simular um ninho e permitir que a ave proteja seus ovos.

Um ponto de atenção é referente ao tamanho, pois são comercializados quatro tamanhos que variam de acordo com a necessidade de sua ave. Esse conforto é ideal para beija-flor, calopsita, canários, entre outros.

Ninhos de madeira para aves

O ninho de madeira proporciona uma temperatura mais aquecida ao seu pássaro, sendo ideal para os dias frios, como os ninhos de corda. Esse ninho também é perfeito para nidificação, principalmente das aves que gostam de mais tranquilidade e locais fechados.

Ele possui uma tampa corrediça, que atende as necessidades básicas do pet em relação aos ninhos. O modelo tem dimensões fixas e não varia de tamanho. Ideal para quem deseja criar periquitos.

Ninhos BirdHouse

Embora seja um tanto parecida com o ninho de madeira, o Birdhouse é uma espécie de casinha de passarinho e comporta a moradia de diversas aves com o hábito de criar ninhos. Ela é indicada à pica pau, corujas, lavadeiras, entre outras espécies.

Com um material extremamente resistente, a sua durabilidade é alta e permite que seja instalada em qualquer ambiente. No momento da compra, o tutor deverá levar em consideração o porte do pet, pois as dimensões do produto não variam.

Toka Kakatoo

A toka é uma espécie de brinquedo para as aves de pequeno porte, como sabiá e beija-flor. Esse modelo oferece proteção e momentos de tranquilidade ao animal.

Pensada para os momentos de privacidade e descanso do pet. A sua estrutura é formada em celulose e vem com dois ganchos para fixação na gaiola. É um produto bem completo e que preserva o bem-estar do seu animal.

Raiz para ninhos

Para tornar a experiência mais completa, não se esqueça da raiz para ninhos de pássaros, principalmente os silvestres. Vendido em um pacote de 100 gramas, o produto é uma espécie de capim livre de agrotóxicos. A raiz passa por um processo de secagem especial, evitando que fique ressecada ou quebradiça. Vale a pena o investimento!

Ninhos de plástico italiano externo

Por fim, o ninho de plástico italiano externo é adaptável e possibilita a fixação na grade da gaiola do lado externo.

O produto possui furos em seu miolo para a respiração do pet. Para aumentar a proteção do ninho é indicado usar junto com o produto forros especiais para ninhos. Sua grade é levadiça, o que facilita o manejo das aves. Excelente para diversas espécies.

Agora que você já sabe a funcionalidade dos ninhos e os seus diferentes modelos, escolha o ideal para o porte do seu pet e garanta que os instintos e necessidades do animal estejam respeitados. Todos os modelos de ninhos você encontra na Cobasi.

Fechar

Ninhos

Produtos encontrados: 3 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 3 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.