Produtos para tartaruga doméstica

A Cobasi tem tudo para tartaruga doméstica! Se você sempre quis ter esse réptil em casa, mas não sabe por onde começar, nós podemos te ajudar! A tartaruga tigre d'água, a espécie mais comum de tartaruga doméstica, pode ser um ótimo pet se você deseja uma companheira tranquila, que não dá muito trabalho, e que pode viver bem tanto em casas com quintal quanto em apartamentos. Leia Mais

Vem com a gente conhecer mais sobre esse bichinho e descobrir tudo o que a Cobasi pode fazer por vocês!

Onde comprar tartaruga com segurança

Para começar a entender mais sobre o assunto, você precisa saber que as tartarugas que podem ser criadas como animais de estimação no Brasil pertencem a duas espécies: a tartaruga tigre d’água, que também é chamada de cágado, e o jabuti. Apenas essas duas espécies de tartarugas têm autorização do IBAMA para serem comercializadas, então tartarugas de quaisquer outras espécies não podem ser criadas como pet.

Com isso em mente, chegou a hora de escolher onde comprar sua tartaruguinha. Para ter certeza de que você não está infringindo nenhuma lei ao contribuir com o comércio ilegal de animais, e nem com o tráfico de animais selvagens e silvestres, procure conhecer o estabelecimento que está fazendo a venda antes de adquirir.

Faça uma visita, veja se o licenciamento para a comercialização existe e se está em dia, e observe as condições em que estão os animais expostos. Verifique se estão bem cuidados, se vivem em locais limpos e com a manutenção em dia, com acesso livre a água limpa a fresca, livres de machucados e feridas aparentes.

Observe, também, se há espaço para que se locomovam livremente ou se há superlotação nos aquários e viveiros. Esses costumam ser sinais de alerta para o comércio que visa apenas o lucro, desconsiderando as necessidades dos animais e o seu bem-estar.

Mesmo que você não seja um médico veterinário, ou um especialista em tartarugas, fique atento: algumas características saltam aos olhos quando falamos de maus-tratos a animais. Mesmo que o preço seja tentador, fuja desse tipo de comércio! É como dizem: muitas vezes, o barato sai caro.

Se você seguiu esses passos e tudo estava de acordo com o esperado, é hora de seguir em frente e escolher uma tartaruguinha para chamar de sua. Vamos em frente!

Características das tartarugas

A primeira coisa que você precisa saber sobre tartarugas é que elas são animais que vivem muitos e muitos anos. Quando bem cuidadas e tratadas com carinho, tendo suas características naturais respeitadas e valorizadas, algumas espécies chegam facilmente aos 50 anos, enquanto outras podem até mesmo passar dos 100 anos! Por isso, não tome essa decisão por impulso. Pense bem até ter certeza de que você pode assumir esse compromisso, cuidando e zelando pelo bem-estar, segurança e felicidade de um animalzinho que vai dedicar toda a sua vida a você.

Ainda que sejam animais tranquilos, que não fazem barulho nem muita sujeira, tartarugas não são tão simples de criar porque precisam de um ambiente adequado para as suas necessidades, que variam de acordo com as características de cada espécie.

Os cágados, como as tartarugas tigre d’água são considerados animais aquáticos, e os jabutis são animais terrestres. Isso é muito importante para pensar no ambiente que precisará ser preparado para recebê-las e onde vão viver o dia a dia.

No caso dos cágados será necessário um aquário bem grande, que tenha uma parte seca onde elas possam ficar fora da água para descansar e tomar sol, e uma outra parte com água o bastante para que possam nadar livremente.

Para calcular o tamanho do aquário, leve em conta o tamanho do animal quando atingir a idade adulta. A tartaruga tigre d’água pode chegar a atingir 25 cm de comprimento em média. Com relação a quantidade de água, considere que um terço do aquário seja uma parte seca, e os outros dois terços voltados para a natação.

A temperatura é um aspecto muito importante: como são animais de sangue frio, é preciso que a água do aquário seja aquecida e mantida entre 25ºC e 35ºC, além de estar sempre limpa. Para garantir isso, você pode investir num bom filtro e em um aquecedor próprio para aquários. Acredite: isso faz muita diferença para o bem-estar da sua tartaruguinha.

Já as tartarugas terrestres, ou jabutis, devem ter acesso a um local onde possam se esconder para hibernar durante o inverno e onde possam cavar. Um terrário elaborado especialmente para elas é uma ótima ideia, caso você more em um lugar onde não há quintal ou, mesmo se houver, é cimentado.

Alimentação da tartaruga doméstica

O primeiro passo para saber o que oferecer como alimento para a sua tartaruga é consultar um médico veterinário. Primeiramente, porque ele é o profissional mais indicado para dar uma ideia geral das características da espécie que você tem e, segundo, porque nem todas as tartarugas são herbívoras!

Sendo assim, você pode achar que verduras e frutas são o bastante para nutrir a sua amiguinha quando, na verdade, ela precisa ingerir proteínas também.

Existem rações especiais para tartarugas, que levam em consideração as necessidades nutricionais das diferentes espécies de animais. No caso dos cágados, por exemplo, a ingestão de proteína é fundamental para manter o casco forte e resistente, prevenindo machucados que podem até ser fatais.

O comedouro e bebedouro das tartarugas deve ficar fora do local onde ela dorme e descansa e precisa ser limpo diariamente, especialmente se você oferecer frutas e verduras frescas. Quando apodrecem, esses alimentos exalam mau cheiro e podem atrair insetos desagradáveis, além de proliferar fungos e bactérias.

A importância do sol

Seja um cágado ou um jabuti, o sol vai exercer um papel muito importante na vida da sua tartaruguinha. Como falamos, esses são animais de sangue frio e que, portanto, precisam da luz do sol para se aquecer.

Caso você mantenha sua tartaruga dentro de casa o tempo todo, certifique-se de que a sua casinha receba luz solar direta pelo menos durante uma boa parte do dia. Isso é determinante para a escolha do local onde vai ficar a casa da tartaruga.

Agora, se o seu pet tiver acesso a quintal, você pode deixá-lo livre para explorar, mas sempre com cuidado: esses animaizinhos podem cavar túneis com até 1 metro de profundidade. Não perca sua tartaruga dentro da sua própria casa! Fique de olho e conte com a Cobasi para te ajudar no que for preciso!

Fechar

Répteis

Produtos encontrados: 41 Resultado da Pesquisa por: 10 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 41 Resultado da Pesquisa por: 10 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.