Produtos para primatas e macaco de estimação

Muito inteligentes, simpáticos, brincalhões e sociáveis, alguns primatas podem se tornar companheiros fiéis e apegados para humanos que gostam de pets diferentes. Porém, antes de pensar em adotar um macaco de estimação, é fundamental ter consciência que tal decisão exigirá disponibilidade de tempo, dinheiro e paciência. Leia Mais

Além de viverem por muito mais tempo do que gatos e cachorros, esses animais não são tão fáceis de lidar por conta de suas necessidades específicas. Ter um macaco domesticado exige muitos cuidados e produtos específicos.

Macaco de estimação

Antes de assumir o compromisso de levar um primata de estimação para a sua casa, é primordial entender as necessidades de cada tipo de macaco. Cada um deles tem características diferentes que as tornam mais ou menos viáveis como animais de estimação. Você também precisará se atentar para os cuidados com a alimentação e ter um espaço adequado para o animal, com brinquedos, esconderijos, galhos, corda, balanços e outros meios de distração para que o seu amigo seja sempre estimulado e se mantenha ativo, evitando comportamentos agressivos.

Também é importante pesquisar sobre que espécie de macaco pode se adequar à sua rotina, já que primatas domesticados, apesar de fortes e inteligentes, são dependentes, não podem ficar sozinhos em casa por longos períodos e exigem atenção e demandam tempo de dedicação dos tutores.

Outro ponto muito importante é ficar atento à legislação brasileira. Por aqui, é permitido adquirir macacos nascidos em cativeiro desde que a sua comercialização seja autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela secretaria ambiental do estado onde o animal será adotado. Para que o processo seja feita dentro da lei, é preciso encontrar um criadouro que emita nota fiscal e disponibilize o Certificado de Origem, documento que comprova a proveniência legal da espécie.

Quanto custa um macaco de estimação?

O preço do macaco de estimação varia, mas pode ultrapassar os 60 mil reais. Mas não pense que esse é um valor alto para um ou uma macaquinha de estimação. Os gastos com a rotina de cuidados e o ambiente também são muito superiores às despesas com outros pets.

Caso você encontre um macaco à venda por um preço muito inferior, desconfie! Criadores autorizados, que cuidam corretamente dos animais não conseguem vender por preços reduzidos. Exige sempre a documentação do animal e verifique o local em que o criadouro está instalado. Nos menores sinais de maus-tratos, não adquira o animal e denuncie! Isso é fundamental para acabar com o tráfico de animais e colaborar com a posse responsável.

Habitat ideal para um primata

Os primatas precisam de espaço. Mesmo se for um macaco pequeno, como o macaco sagui. Eles podem até andar soltos pela casa, sempre com supervisão, mas precisam de uma gaiola espaçosa para dormirem e ficarem protegidos quando o tutor não estiver por perto.

O tamanho da gaiola deve ser grande o suficiente para que o animal consiga se movimentar, brincar e explorar o ambiente. Deixar um primata confinado em um espaço pequeno por longos períodos de tempo pode levar o animal a desenvolver um comportamento potencialmente agressivo. Macacos adoram escalar, portanto a altura da gaiola também é importante. Ela também precisa ser equipada com objetos e brinquedos com os quais o animal possa se distrair.

Vale lembrar que é necessário higienizar o viveiro constantemente para que seu amigo se mantenha saudável e seu habitat livre de fungos e bactérias. A temperatura do ambiente também deve ser controlada para que seu animal se mantenha aquecido e não tome friagem.

Curiosos, os primatas costumam explorar os ambientes onde vivem, e interagem com tudo o que estiver ao seu alcance. Por isso, quando o seu amigo estiver solto pela casa, é preciso tomar o cuidado de tirar do alcance dele tudo que possa ser um risco à sua integridade. Fios elétricos, equipamentos eletrônicos e qualquer coisa que você não gostaria de ver destruída deve ser escondida.

Brinquedos para macacos

Para que o seu macaco doméstico tenha qualidade de vida, ele precisa de estímulos e atividades que o mantenham distraído e em movimento. Para isso, os brinquedos podem ser excelentes aliados. Você pode dar a ao seu amigo pelúcias e bolas, pode estimular o instinto de caça escondendo a comida dele dentro de uma caixa ou algum recipiente com furos, além de oferecer diversos outros brinquedos. Lembre-se apenas de variar os estímulos com frequência para que seu macaco não fique entediado.

O que macacos domésticos comem?

Para se manterem saudáveis, os primatas precisam de uma alimentação balanceada, que atenda às necessidades de cada espécie. Existem primatas herbívoros, que na natureza se alimentariam com frutas e legumes, como o macaco-prego, guariba, e o macaco aranha; e primatas onívoros, como mico-comum, mico estrela, sagui, mico-leão. Na Cobasi, você encontra rações e biscoitos adequados, que atendem às necessidades de cada animal. Indicadas para auxiliar no crescimento, manutenção e reprodução dos animais, as rações para macaco podem tanto ser usadas como única fonte alimentar ou complementadas com frutas, vegetais, ovos, entre outros, de acordo com a necessidade do seu animal.

É essencial que o seu primata tenha água fresca e limpa sempre disponível para se hidratar corretamente. Cada macaco tem uma preferência pela maneira de ingerir água. Faça o teste e descubra se o seu amigo prefere beber água em uma tigela, garrafa ou mamadeira.

Consulte sempre um veterinário especializado em primatas

Como qualquer outro animal de estimação, os primatas requerem cuidados, como vacinação e vermifugação, e visitas regulares a um veterinário especializado em animais exóticos para garantir seu bem-estar e saúde. Macacos são suscetíveis a algumas das doenças humanas e precisam de cuidados médicos. Por isso, é importante que você tenha um veterinário de confiança para esclarecer suas dúvidas sobre o que o seu animal precisa e para acompanhar de perto a manutenção da saúde do seu amigo.

Fechar

Primatas

Produtos encontrados: 2 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 2 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.