Tesoura de jardinagem

A tesoura de jardinagem é um item que não pode faltar no seu kit de jardinagem em dia, isso porque as árvores e os arbustos necessitam de cortes frequentemente, retirando os galhos velhos para que a planta cresça forte e saudável.Leia Mais

No entanto, há diferenças entre uma tesoura de jardim e outra. Por esse motivo, atualmente, o mercado fabrica essa ferramenta em modelos variados e com funções específicas para cada vegetal. Quer conhecer esses modelos? Então continue a leitura e confira!

Quais são os tipos de tesoura de poda?

Conhecer os tipos de tesoura de poda, é a chave do sucesso na jardinagem. Com elas, é possível aparar os galhos evitando a disseminação de pragas e promovendo o crescimento saudável dos vegetais.

Mas atenção: escolhendo errado, você pode arruinar a sua jardinagem, pois, cada modelo tem a sua função e vegetal específico. Por isso, é muito importante que você saiba qual tipo irá usar e qual a sua função.

Geralmente, as tesouras de poda são divididas em dois grupos: tesoura para poda e tesourão de poda. Essas categorias se dão por conta da adaptação para cada galho. Vale ressaltar que dentro desses grupos há variados modelos, então, para te ajudar a entender, explicaremos a função de cada um. Veja, a seguir:

Tesoura para poda

A tesoura de poda serve para os pequenos cortes em galhos, ramos e folhas fininhas. Dentro desse grupo, estão os modelos mais comuns, como tesoura de corte cruzado (bypass) que é mais recomendada para cortes de galhos verdes.

Pela precisão que ela proporciona, os galhos não são danificados ou amassados, é comum serem tesouras pequenas. Veja os exemplos:

  • Tesoura de poda Bypass FG Import: essa tesoura também pode ser chamada de um alicate de poda, visto que além da aparência, ela mantém a mesma precisão. Ele serve para podar, aparar e dar acabamento na vegetação. Além disso, tesoura de poda Bypass contém o sistema bypass, assegurando a performance do produto.
  • Tesoura de poda profissional: essa tesoura de poda profissional, traz funcionalidade e conforto para as atividades no jardim. Perfeita para podar, é produzida com lâmina metálica e cabo plástico. Sua lâmina tem estrutura maciça em alumínio injetado, enquanto o cabo é anatômico e ergonômico.

Tesourão de poda

O tipo, tesourão de poda (bigorna) possui lâminas bastante afiadas, facilitando o corte em galhos secos, consequentemente, mais resistentes. Por conta do seu corte e sua base fixa, o galho deve ser reprimido antes de ser cortado.

Quanto ao seu formato, a tesoura bigorna possui uma ponta pequena, entretanto, o cabo é maior para facilitar a pressão que você irá colocar nele como nesses exemplos seguintes:

  • Tesourão de poda com cabo 60 cm Tramontina : com essa tesoura de poda Tramontina, você não precisa ter um trabalhão para cortar os galhos mais grossos ou de difícil acesso quando for podar as plantas do seu jardim. O seu cabo longo e sua lâmina afiada de alta qualidade, proporcionam menos esforço para você. Isso garante maior precisão e acabamento ao seu trabalho. Além disso, possibilita um corte sem rebarbas sem deixar marcas no galho, facilitando a cicatrização.
  • Tesoura Podão FG Import: essa tesoura possui fácil manuseio e longo alcance. Seu cabo facilita o corte nos galhos mais altos ou que se encontram em meio a copa da árvore. Ainda, integra um tipo de amortecedor no cabo, que não agride as suas mãos, gerando calos ou ferimentos indesejados.

Outras tesouras de jardinagem que não podem faltar

Sabemos que cuidar de um jardim é um tanto prazeroso e traz benefícios até mesmo para nossa saúde, certo? Contudo, nós devemos saber todas as etapas de jardinagem. Por isso, além da tesoura de poda, existem mais dois tipos específicos de tesoura de jardim: tesoura de colheita e tesoura de enxertia. Os nomes, fazem jus às suas funções de colher e enxertar os vegetais.

A tesoura de colheita, promove a retirada dos frutos, de modo profissional, sem prejudicar a planta ou causar o desbaste dos frutos. Existem modelos que além de evitar danos aos frutos, podem ser versáteis e serem utilizados até mesmo para a poda de bonsais por conta de suas lâminas afiadas.

Geralmente, esse tipo de tesoura de jardinagem necessita de alguns cuidados tanto no momento de uso quanto na sua higienização. Você precisa ter cuidado para não se machucar na hora da colheita, pois são muito afiadas. E também fazer uma limpeza com óleo específico, já que terá contato com o fruto.

Quanto à tesoura de enxertia, foi desenvolvida para facilitar esse processo, que por vezes é um pouco complexo e precisa de um corte adequado. Por conta disso, as lâminas desses modelos são em formato de fenda, onde o executor precisa cortar as duas plantas (superior e inferior), fazendo a união das duas espécies.

Como higienizar a tesoura de jardinagem?

Assim como todas as ferramentas, a tesoura de jardinagem deve ser higienizada. Para isso, lave-a com água morna e detergente neutro com o auxílio de uma escova com cerdas duras ou de aço. Após passar por toda tesoura, certifique-se que não ficou nenhuma parte com sujeira e enxágue.

Após esse processo enxugue completamente, evitando qualquer pingo d'água, isso é muito importante, pois esses instrumentos são vulneráveis à fácil oxidação. Feito isso, lubrifique com auxílio de gotas de óleo, evitando que os componentes de metal enferrujem ao longo do tempo.

Pronto! Esse procedimento de higienização e lubrificação correta da sua ferramenta, irá ajudar a manter a durabilidade e funcionalidade do produto.

Fechar

Corte e Poda

Produtos encontrados: 8 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 8 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.