Vaso para jardim e cachepô

Está pensando em decorar a sua casa com plantas, mas ainda não sabe a diferença entre vaso e cachepot? Montamos uma lista com as diferenças dos dois modelos e quais as suas principais funcionalidades. Ficou curioso? Então acompanhe! Leia Mais

Uma casa cheia de plantas e flores tem o poder de alegrar o ambiente. Mesmo com um dia a dia corrido, é possível cuidar das plantas e mantê-las saudáveis. Hoje em dia encontramos espécies mais independentes, e que podem se encaixar perfeitamente em uma rotina agitada. É fato que cada estação do ano pede um cuidado diferente com as plantas. Por exemplo, durante o verão é necessária uma rega mais intensa. Já nos períodos mais amenos e frios, é importante focar nas podas.

Além de manterem as plantas bonitas e saudáveis, os vasos e cachepots agregam positivamente na decoração. Cada um com a sua função, ambos dão um toque de delicadeza nas mudas e cada um pode ser escolhido conforme o gosto e cores da casa.

Até mesmo em ambientes abertos, o vaso e cachepô se integram, trazendo muitas vezes junto com as plantas e flores aquele toque de cor e vida que o ambiente precisava. Entenda agora as principais diferenças entre os dois e para que servem:

O que é cachepot?

Importante frisar que tanto cachepot como cachepô estão corretos. A expressão varia em sua grafia devido ao abrasileirado da palavra, sendo mais conhecido como cachepô. Cachepot é uma expressão francesa que significa “esconde vaso” ou “cobre vaso”.

Geralmente é um objeto de cerâmica, barro, madeira, plástico ou vidro, que serve para armazenar outro vaso, e geralmente aqueles em que a planta acompanha. Mas além disso, os cachepots podem ser utilizados de outras formas, longe das plantas, como decoração em quartos, salas e cozinhas por exemplo.

Por se tratar de vasos mais simples, as pessoas tendem a não querer deixá-lo exposto. Quando o cachepot ou cachepô é utilizado, ele esconde o vaso e deixa amostra acima de sua borda apenas a planta. Ou seja, deixamos aquele vaso mais bonito sem ter que deslocar a planta.

Os cachepots possuem inúmeras utilidades. Podemos encontrá-lo em diferentes modelos e cores, e quem procura por um pode escolher o que mais combina com o ambiente em que o produto estará localizado.

Muitos especialistas em decoração utilizam o objeto como um item de fácil uso, tanto em ambientes internos ou externos. É possível encontrar alguns em sua cor natural de barro, mas algumas decorações mais tradicionais pedem os de madeira. Os especialistas afirmam que não existe regra na hora de decorar, então a criatividade e ousadia são livres.

Mas é importante lembrar que diferentes dos vasos, os cachepôs não são recomendados para o plantio direto das flores ou plantas. Isso porque, eles não são furados, evitando que a água ou terra vazem dos vasos e caíam em tapetes, por exemplo.

Caso o seu desejo seja criar um vaso com plantas e flores, o recomendado é utilizar cachepôs grandes, que podem ser colocados diretamente no piso do ambiente, ao lado da porta, ou até mesmo na escada. A intenção é agregar vida e sofisticação ao seu cantinho.

Vaso para jardim

Mesmo o cachepot sendo mais utilizado na decoração, isso não significa que os vasos também não podem ser decorativos. A diferença prática entre os dois é que o vaso é mais recomendado para plantio, visto que possui buracos para tirar o excesso de água.

Entretanto, encontramos também muitos vasos decorativos, que variam em formatos, cores e tamanhos e se encaixam perfeitamente em vários lugares da casa, como por exemplo no escritório, salões, entre outros.

Como posso escolher o vaso decorativo?

Com tantas opções incríveis na Cobasi, fica até difícil escolher qual modelo é ideal para o seu cômodo. Durante a compra, vale analisar como é o estilo e a cor da decoração do ambiente em que você irá colocar o vaso. Dessa forma é muito mais fácil trazer harmonia entre os dois.

Uma dica importante para ajudar na escolha é definir qual será a função do vaso decorativo no ambiente, pois ele pode dar um toque de charme em um aparador ou ser o grande destaque, como aqueles vasos grandes e com designs diferentes.

Outra dica é avaliar qual o tamanho ideal do objeto, pois ele terá o poder de influenciar na estética do ambiente. Além disso, o tamanho do vaso também define o tamanho da planta. Vasos grandes tendem a precisar de plantas grandes também. E não se esqueça que embora a aparência seja bonita, ele precisa ornar com o tamanho do ambiente.

Para impressionar na decoração, aqui vai uma dica: pense nas cores e nas estampas que o vaso pode ter. É recomendável ter em mente a cartela de cores já presentes no ambiente, desde uma possível textura até os papéis de parede que o ambiente possa ter.

Caso o ambiente seja mais neutro, as cores podem ser usadas sem medo, pois a peça pode se tornar o destaque do ambiente, com plantas e flores com cores vivas e alegres.

Já para definir o formato do vaso, a criatividade também é livre e sem muitas regras. A escolha dependerá muito do gosto pessoal de cada um.

O mercado oferece uma vasta variedade de formatos para aqueles que querem inovar na decoração ou até mesmo para aqueles que preferem só dar um toque delicado de sofisticação ao ambiente.

Decorações criativas com cachepot

Existem duas formas mais conhecidas para usar os vasos como decoração. Você pode colocar plantas e flores, para dar ainda mais vida ao local, ou investir em um cachepot vazio, como um item decorativo independente. Essa opção é perfeita para quem deseja inovar e sair da caixinha.

Algo super inovador e interessante de fazer é customizar o cachepot. O que você deve fazer é comprar um cachepô em tom branco. Nele, você pode escrever uma palavra de sua preferência, pintar de cores diferentes, ou até mesmo fazer colagens. Legal, né?

Agora que você já aprendeu o que é cachepot e como utilizá-lo, que tal ousar e levar um para casa? As opções são inúmeras. Escolha seu favorito e aproveite. Tenho certeza que eles deixarão seu cantinho predileto ainda mais especial.

Fechar

Vasos e Cachepôs

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.