Sementes

Cada vez um número maior de pessoas está percebendo que cultivar um jardim ou uma horta pode fazer maravilhas para a nossa saúde mental. Afinal, há poucas sensações que são mais gratificantes do que observar a mágica de sementes ganhando vida a partir do nosso cuidado.Leia Mais

O melhor de tudo é que não é preciso muito para aderir à prática. Se engana, por exemplo, quem pensa que é preciso possuir um quintal espaçoso para começar a plantar. Não é! Basta um vasinho dentro de casa, força de vontade e pronto. A natureza dá conta do resto.

Se animou? Aproveite que essa página oferece uma grande variedade de sementes, escolha sua espécie preferida e comece a plantar.

Sementes de coentro

O coentro é um dos temperos de maior personalidade da culinária brasileira. Seu sabor picante é inconfundível e é parte indispensável da identidade e do sabor de receitas tradicionais como a moqueca de peixe.

Poucos sabem, no entanto, que essa folhinha tão rica é uma das mais fáceis de serem plantadas em qualquer espaço. Seu cultivo, aliás, é o segredo de alguns dos grandes chefs do Brasil, que acreditam que temperos naturais, de produção orgânica, oferecem maior sabor e frescor aos pratos.

Para plantar, basta adquirir algumas sementes de coentro e colocá-las em um caso, um canteiro ou até em uma garrafa pet e se atentar a alguns fatores importantes para o seu desenvolvimento.

Alguns dos pontos mais importantes são: garantir que ela fique exposta ao sol para garantir o desenvolvimento de aroma e sabor intensos; evitar encher o solo de matéria orgânica, utilizando os adubos apenas uma vez por mês; manter o solo úmido com regas moderadas, sem encharcar a planta.

Além dessas questões, aqueles que optarem por plantar as sementes de coentro em canteiros devem se atentar à distância em relação às plantas. De acordo com especialistas, um espaço de, no mínimo, 20 centímetros entre elas é fundamental para permitir que as raízes cresçam.

Plantando o girassol

Um dos vegetais mais amados pelos jardineiros do país, o girassol encanta pela bela cor amarela capaz de oferecer beleza e charme para qualquer jardim.

Menos popular do que a imagem da planta, porém, é o fato de que ela possui diferentes variedades. Algo que os cuidadores devem observar com atenção antes de escolherem a semente de girassol ideal para a sua situação.

Dentre as diferentes formas em que essa planta se apresenta na natureza, duas delas se destacam. O girassol anão que, atingindo uma média entre 45cm a 60cm de altura, é indicado para vasos e ambientes internos. E o girassol alto, que pode atingir até 1,80m de altura e é indicado para jardins, áreas externas e quintais espaçosos.

Além do local onde devem ser plantados, esses diferentes girassóis possuem diferenças importantes no que diz respeito aos cuidados no cultivo. Aqui, focaremos no ‘girassol de vaso’.

Para plantar um ‘girassol anão’, um passo importante é escolher um vaso fundo, com, no mínimo, 20cm de altura. Etapa cumprida, deve-se forrar o recipiente com cascalhos, a fim de criar um bom sistema de drenagem. A partir daí, é só colocar a terra com o adubo escolhido.

Depois da preparação do terreno, é só colocar a semente em uma cova de cerca de 5cm e cobri-la de terra.

Para garantir que a planta cresça de maneira saudável, é preciso regar ao menos uma vez a cada dois dias em um primeiro momento e, depois que ela germinar, passar a periodicidade para duas regas semanais. Nos dois casos, porém, o foco deve ser umedecer o solo e não o encharcar.

Como o nome já sugere, essa planta adora o sol e deve receber iluminação direta todos os dias por um período mínimo de quatro horas.

Sementes de suculentas

Símbolo de uma beleza rústica e resistente, as chamadas plantas suculentas têm ganhado um número cada vez maior de admiradores no Brasil.

Boa parte dessa popularização se deve ao fato de que, junto da questão estética, elas oferecem muita facilidade na hora do plantio e nos momentos de manutenção. Na comparação com outros tipos mais delicados, é quase como se elas fossem independentes.

Apesar de estarem em alta no gosto dos jardineiros de plantão, as suculentas ainda possuem características pouco conhecidas.

Você sabia, por exemplo, que algumas espécies desses vegetais também florescem? Isso acontece até mesmo com algumas espécies com a aparência de cacto, como o cacto-estrela, cuja flor nasce grande, quase do tamanho de seus galhos.

A floração das suculentas ocorre também em plantas mais populares nos jardins tupiniquins, como a flor de maio, a onze-horas e a rosa do deserto.

Seja qual for sua espécie preferida, a boa notícia é que é possível cultivá-la em vasos simples. Aí mesmo, dentro de sua casa.

Para fazê-lo, é importante escolher um recipiente fundo, que permita que a raiz cresça de forma saudável. Além disso, o cuidador deve se certificar de que o vaso conte com furos de drenagem para evitar o acúmulo de água no fundo, o que pode levar ao apodrecimento das raízes.

Uma outra dica para garantir que a drenagem ocorra de maneira adequada é acrescentar uma camada de brita no fundo do vaso e cobri-la com uma manta de drenagem antes de acrescentar a mistura de terra e areia.

Depois deste preparo prévio, é só colocar, por exemplo, a semente de rosa do deserto e garantir que a planta se desenvolva com muito acesso ao sol e pouca água, recorrendo a regas moderadas em uma média de duas vezes por semana.

Durante a rega, é fundamental se certificar que apenas o solo está sendo molhado. Afinal, deixar cair água sobre as folhas pode fazer com que elas apodreçam.

Explore toda a diversidade de sementes da página

Apesar de termos oferecido dicas de plantio direcionadas a algumas das espécies mais populares do país, essa página disponibiliza uma diversidade de sementes que vai muito além das mencionadas.

Aqui você encontra, por exemplo, semente de melancia, de cenoura, de almeirão, de pimenta, de alho poró, de alface... Enfim, opções não faltam.

Explore e se divirta.

Fechar

Sementes

Produtos encontrados: 5 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 5 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.