Caixa de areia para gatos

Os tutores de felinos sabem bem que a caixa de areia para gatos é um item indispensável para manter a higiene e o bem-estar do pet. É nela que os gatos que vivem em casas ou apartamentos fazem as necessidades. Como todo tutor desses peludinhos também sabe, eles são exigentes, então escolher a melhor caixa de areia para gatos pode ser uma tarefa um pouco difícil. Continue a leitura e descubra, de uma vez por todas, qual é a melhor caixinha para o seu pet!

Leia Mais

A caixa de areia, também chamada de banheiro higiênico, é um item essencial para lares com gatos e deve ser escolhida com muito cuidado. Alguns fatores, como a idade, o tamanho e o comportamento do bichano são decisivos para escolher o modelo ideal. Mas com tantas opções, pode ser um pouco difícil decidir. Por isso, reunimos algumas informações importantes que vão ajudar você a fazer a sua escolha e agradar o seu gatinho.

Tipos de caixa de areia para gatos

Na Cobasi, você encontra uma grande variedade de modelos de caixas de areia para gatos. Além de várias cores, temos caixa de areia fechada, modelos com mais fundos e outros mais rasos, caixinhas com as bordas altas e até caixa de areia autolimpante!

As diferenças vão muito além da estética e a escolha deve ser feita de acordo com as características do seu pet.

A caixa de gato deve ser escolhida para ser atrativa e fácil de usar. Avalie se o gato consegue entrar e sair com facilidade, e se as bordas ou o local em que ela foi instalada não dificultam a mobilidade do pet. Qualquer dificuldade pode fazer o seu gato procurar outro lugar para fazer as necessidades.

Sendo assim, se você tiver um gato filhote ou idoso com limitações de locomoção, prefira caixas com bordas baixas. Elas permitem que o pet entre e saia sem dificuldades. Já se seu gato é daqueles tímidos, escolha uma caixa fechada ou coloque o item em um local mais reservado. Analise as características físicas e comportamentais do pet para escolher a caixa de areia para gatos ideal.

Além de conhecer muito bem o seu bichinho, é importante entender quais são os modelos de banheiros higiênicos disponíveis. Vamos conhecer cada um deles?!

Bandeja higiênica para gatos

A bandeja higiênica é um dos modelos mais comuns e usados de caixa de areia de gato. Mais raso e com as bordas um pouco menores, esse produto é um dos mais indicados para gatos filhotes ou idosos. Ela proporciona fácil acesso para o pet.

Essa caixa de areia para gatos ainda apresenta outras vantagens. Ela pode ser encontrada em diversas cores e formatos. Normalmente produzida em plástico resistente, ela também exige um investimento mais baixo. Por outro lado, suas laterais mais baixas podem fazer com que gatos mais bagunceiros joguem a areia higiênica para fora.

Bandeja higiênica Furba para gatos

A marca Furba é muito tradicional no mercado de pet. Com três bandejas em um único recipiente, ela é muito indicada aos gatos mais jovens e adultos. A Furba dispõe de uma bandeja vazada, outra tradicional e uma borda removível, que impede que os grãos de areia caiam para fora e sujam a casa. Ótima para gatos que fazem bagunça na caixa de areia.

Caixa de areia para gatos fechada

O banheiro fechado para gatos se parece muito com uma caixa de transporte. Esse modelo é muito procurado por tutores que querem tornar a caixa de areia para gatos mais discreta e também reduzir os odores do ambiente.

Algumas caixas de areia fechadas têm filtro de carvão ativado em seu interior, que elimina odores indesejáveis. No entanto, assim como as bandejas e demais itens, a presença ou não de odores depende também da frequência da higienização e da areia para gatos escolhida pelo tutor. Se você realizar a troca da areia corretamente e fazer a limpeza completa com produtos veterinários pelo menos uma vez por semana, não terá que lidar com odores desagradáveis em nenhum dos modelos de caixas de areia.

O banheiro fechado para gatos oferece mais privacidade ao pet e facilita a limpeza por seu coletor no teto da caixa. No entanto, alguns gatos podem não se adaptar ao modelo. Os mais assustados, podem ficar desconfortáveis em entrar nessa caixinha de areia para gato, já os idosos ou muito grandes, podem ter dificuldades na acessibilidade.

Como escolher a caixa de areia para gatos?

A caixa de areia para gatos deve ser escolhida conforme a idade do animal, o seu tamanho e as características dele. Além disso, é importante considerar as preferências do tutor. Avalie as necessidades do seu gato e escolha o produto ideal para ele!

Se mesmo tendo todos os cuidados na escolha do modelo ideal o seu pet não usar a caixinha, temos mais algumas dicas! Outros dois fatores são fundamentais para que o gato aceite e use o acessório.

Tenha sempre uma caixa de areia a mais do que o número de gatos da casa. Ou seja, se você tem dois gatos, tenha três banheiros higiênicos. Fora isso, o local em que você os coloca é decisivo para o gato usar ou não o item.

Onde deixar a caixa de areia?

A caixa de areia para gatos deve ser posicionada longe do alimento e do local de descanso do gatinho. Um ponto importante sobre onde deixar a caixa de areia é que não basta ter um modelo eficiente e não a posicionar de forma correta dentro da casa. A entrada da caixinha deve estar livre sem cadeiras ou outros acessórios na frente. É necessário que o gato sinta vontade de usá-la.

Mantenha a caixa de areia para gatos sempre em locais mais arejados e que não seja o ambiente onde o gato costuma brincar e descansar. Evite ambientes de circulação ou muito acessados. Gatos gostam de privacidade.

Como usar a caixa de areia?

Tenha sempre uma caixa de areia a mais que o número de gatos da casa. Cada um deve ser a seu próprio banheiro para gato e um alternativo caso o granulado higiênico esteja sujo.

Ao criar um ambiente propício, o animal utilizará sem a necessidade de adestramento. Gatos são pets muito instintivos e a areia higiênica é atrativa por ser absorvente e disfarçar odores. Some isso a uma caixa de areia confortável e em um ambiente calmo, que certamente seu gato não terá problemas em utilizar seu banheirinho.

Como limpar a caixa de areia?

Tão importante quanto escolher a caixa de areia certa, está a limpeza do item de forma adequada. A retirada das fezes e da urina também é chamada de limpeza superficial. Esse processo deve ser feito no mínimo duas vezes ao dia. Os gatos são exigentes e extremamente higiênicos. Eles não gostam da areia suja e podem deixar de utilizar a caixa.

Já a limpeza completa, com troca total da areia e higienização da caixa de areia, deve ser realizada pelo menos uma vez na semana. Retire toda a areia e deposite no local correto. Lave a caixa de areia com desinfetante pet e deixe secar. Coloque granulado higiênico novo e pronto!

Cada areia para gatos tem um tempo de uso e uma forma diferente de manutenção. Siga sempre a orientação do fabricante.

Como fazer o gato usar a caixa de areia?

Quando o gato acaba de chegar na nova residência, um modo muito simples de ensiná-lo a utilizar a caixa de areia é confiná-lo em um espaço ou cômodo da casa com o item. Para ajudar no treino, você também pode colocar o seu gato na caixa de areia e fazer movimentos suaves com a patinha dele, como se ele estivesse cavando a areia.

Há também truques como adestradores sanitários que são essências que mostram onde o gato deve fazer o xixi dentro de casa. Vale a pena investir!

Por que os gatos usam caixa de areia?

O que muita gente não sabe é que os gatos usam caixa de areia e enterram as fezes e urina porque não querem que possíveis predadores sintam o seu cheiro. Esse mesmo odor tem uma função especial de marcar o território. Tal comportamento instintivo faz com que a caixa de areia e a areia para gatos higiênica sejam itens essenciais para esses pets.

Agora que você já conhece os principais modelos e como deve administrar o cuidado com as caixas de areia para gato, escolha o item ideal!

Fechar

Caixa de Areia

Produtos encontrados: 7 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 7 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.