TopoCategoria-SubCategoria
TopoCategoria-SubCategoriaMobile

Vermífugo para gatos

O vermífugo para gatos é um item essencial para a saúde do seu bichinho. Mesmo aqueles que não saem de casa devem receber o medicamento periodicamente para manter a saúde em dia. Leia Mais

Uma das maiores dificuldades apontadas pelos tutores é a administração de remédios e vermífugo para gatos, pois acreditam causar certo incômodo no pet.

 

Os gatos são muito conhecidos por sua independência e higiene. Mesmos os que são criados desde pequenos em casa por um tutor, apresentam esse lado de viver com liberdade. Você é tutor de um gato e quer saber como inserir esses medicamentos no cotidiano do pet? Reunimos as principais informações sobre o vermífugo de gatos. Veja!

Gato precisa de vermífugo?

Seu gato não tem acesso à rua e nem convive com outros animais, mas mesmo assim ele precisa receber vermífugo periodicamente. Esse cuidado, na verdade, deve ser um dos primeiros passos quando decidimos criar um gato.

 

Embora a forma mais comum de contágio por vermes seja nas ruas, o contato com fezes, comida ou água infectada também causa o desenvolvimento da doença. Seja em casas, apartamentos ou na rua. Não é incomum levarmos sujeira da rua em nossos sapatos para dentro de casa.

O vermífugo para gatos deve ser oferecido nos primeiros 30 dias de vida do animal podendo ou não ser administrado por dias consecutivos. Não se preocupe, caso o seu pet tenha mais idade e ainda não tenha tomado o medicamento, ainda há tempo. Ele também deve ser administrados a cada 4 ou 6 meses durante toda a vida do animalde acordo com a orientação do médico veterinário.

Qual o risco de vermes para gatos?

Os vermes parecem inofensivos, mas podem causar fraqueza no animal, além de perda de peso, falta de apetite, situações de vômitos ou diarreias. Um sintoma muito comum e de fácil identificação do tutor é a coceira no bumbum do gato, que passa a esfregá-lo no chão para diminuir o incômodo. Existem diversas verminoses, doenças causadas por vermes, e algumas são muito perigosas.

 

O risco maior é de verminoses em gatos filhotes, que muitas vezes podem até correr risco de morte.

Qual melhor vermífugo para gatos?

Na Cobasi, você encontra diferentes remédios de verme para gato. Sempre recomendamos a visita ao veterinário antes da administração de qualquer medicamento, seja ele remédio de verme ou não.

 

Os vermífugos em comprimido são eficazes e você pode administrar abrindo a boca do animal e posicionando-o próximo à garganta do pet. No entanto, alguns gatos ficam estressados com esse procedimento. Uma outra forma é misturar o vermífugo para gatos com ração úmida e oferecer ao pet.

Caso você seja tutor de um gato que recusa a ingestão de comprimidos, o vermífugo líquido é uma excelente opção. Ele é mais fácil de aplicar e não gera estresse no gato. Você também pode misturar com a ração úmida.

Aprenda como dar remédios para seu gato | Blog da Cobasi

Como vermifugar o gato?

Embora existam várias opções no medicamento contra o verme de gato, existe um passo a passo que deve ser considerado por todos os tutores. Isso garante que o animal estará protegido da forma correta. Iremos compartilhar o passo a passo a seguir:

Consulte seu médico veterinário

Recomendamos visitas regulares ao veterinário em todas as situações. Um profissional qualificado ajudará a escolher o melhor vermífugo para o seu animal de acordo com o comportamento e necessidade dele. Apenas um profissional poderá indicar qual a dosagem correta e a forma de administração.

Faça exames no animal periodicamente

A realização de exames de rotina ajuda a garantir que o animal está saudável. Animais idosos precisam de uma rotina mais intensa de visitas ao médico veterinário.

Supervisione o peso e a rotina do gato

O peso do animal deve ser levado em consideração na hora de oferecer o vermífugo para gatos. Novamente, a necessidade de ajuda de um especialista para calcular a dosagem caso o peso do seu bichano tenha variado durante os meses. Doses inferiores não fazem efeito, enquanto doses maiores que a indicada para seu pet podem intoxica-lo

 

Prepare o ambiente

O uso do vermífugo deve ser realizado em ambientes que possam oferecer tranquilidade ao animal. O estímulo com brincadeiras e uso de petiscos também são indicados para deixar o bichano menos ansioso.

 

Quantas doses de vermífugo são necessárias?

Uma única dose de vermífugo não garante que o animal esteja totalmente protegido. Mesmo as diferentes opções de medicamentos necessitam dosagens extras, para reforço e prevenção de novas infestações. Todos os vermífugos devem ser dados a cada 4 ou 6 meses de acordo com a orientação do médico veterinário. Alguns veterinários possuem protocolos com mais de uma dose em dias diferentes. Tudo depende da necessidade do seu pet e apenas um profissional pode indicar a administração ideal.

Como dar vermífugo para gato?

Pode não ser uma tarefa muito fácil convencer seu gato a ingerir o medicamento. Para isso, utilize todas as ferramentas e gostos do bichano a seu favor. Converse com o gato durante o processo de medicação e faça carinho em sua cabeça. Isso ajudará a associar a administração do remédio com sensações positivas.

Caso o gato ainda fique nervoso, é possível enrolá-lo em uma toalha limitando seus movimento. Esse abraço "quentinho" costuma acalmá-los e ajuda a evitar arranhões. Tenha cuidado para que ele fique confortável e não se machuque durante a medicação.

É muito importante entender a necessidade de vermifugar os gatos e fazer isso com periodicidade. Quanto mais protegido o animal estiver, mais feliz e saudável ele será!

Confira mais dicas para cuidar bem do seu gatinho | Blog da Cobasi

Fechar

Vermífugo Gato

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo