Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!
Assinantes ganham + 10%OFF Clique!
TopoCategoria-SubCategoria
TopoCategoria-SubCategoriaMobile

Areia para gato

Existem diferentes tipos de areia para gato. A melhor opção é aquela que combina com o seu estilo de vida e com as preferências do seu pet. Higiênicas, práticas e muit úteis, as areias sanitárias são fundamentais para quem tem um gatinho em casa. Leia Mais

Uma das maiores vantagens de se escolher um gato como animal de estimação é o fato de eles serem extremamente higiênicos. Tanto, que eles não precisam ser ensinados a fazerem as necessidades em lugares específicos, já que instintivamente procuram a caixa de areia para gato para urinar e enterrar a fezes. Isso porque seus ancestrais selvagens que viviam na natureza enterravam os dejetos para se esconder de predadores e não espantar possíveis presas com seu cheiro. Muito espertos!

Qual a melhor areia para gatos?

Escolher o tipo de areia sanitária ideal para o seu gato é uma tarefa que ainda gera dúvidas em muitos tutores. Para decidir qual é a melhor areia para gatos é necessário levar em consideração fatores como o seu estilo de vida, quanto tempo você fica em casa, com que freqüência vai limpar a caixa de areia, e a personalidade e o gosto do seu bichinho. Sim, alguns gatos preferem um tipo de areia específico, se incomodam com grãos mais grossos, com cheiro e podem inclusive se recusar a utilizar a caixa se não encontrarem nela sua areia favorita.

Pois é, além de higiênicos, gatos são bastante exigentes e quando não gostam de algo sempre acham um jeito de deixar isso bem claro para o tutor!

Na Cobasi, você encontra diversos tipos e marcas de areia para gato, compostas por diferentes materiais, com granulados que podem ser mais finos, médios ou grossos, com ou sem perfume, e com aditivos antiodor, entre outras opções. Portanto, para tomar a decisão, é preciso entender as diferenças entre elas, além de prestar atenção no comportamento e hábitos do seu gato. Para ajudar na melhor escolha, explicaremos as principais características de cada tipo de areia sanitária para que você descubra qual é a mais apropriada para o seu animal e o seu dia a dia.

Areia de Sílica para gatos

As areias sanitárias de sílica, podem ser encontradas em bolinhas ou microcristais formados por um gel com alto poder de absorção de líquidos. Por isso, esse tipo de areia para gato pode ser usado por mais de duas semanas sem que seja preciso substituí-la com tanta freqüência.

Além disso, os grãos mudam de cor quando estão sujos, facilitando a identificação da necessidade de limpeza. Apesar de geralmente ser mais cara que os outros tipos de areia, a sílica tem um bom custo-benefício, já que sua durabilidade é maior. Ela também neutraliza muito bem o odor da urina, sendo indicada para uso em locais com menos ventilação. Ideal para tutores que ficam muito tempo fora de casa e precisam de praticidade na hora de cuidar de seu animal. Só é importante prestar bastante atenção nos hábitos do seu gato ao escolher esse tipo de areia.

Se você tem um cachorro curioso que costuma comer a areia do gato, ou se o próprio gato também fica com areia presa nas patinhas e se lambe, essa não é a opção mais indicada já que, se ingerida, pode fazer mal ao seu bichinho e causar diarreias.

Areia de Madeira para gatos

Esse tipo de areia é composto por grãos de pinus - na maioria das vezes de madeira de reflorestamento – que costumam ter uma boa absorção, além de controlarem bem o odor. Ao entrar em contato com a urina, a madeira se dissolve, transformando-se em um pó que pode ser facilmente peneirado no momento da limpeza diária da caixa de areia. Além de barata, a areia de madeira é natural, não causa alergias em gatos e é biodegradável, o que significa que você pode até jogar o pó no vaso sanitário e dar descarga, sem agredir o meio ambiente.

Areia Biodegradável para gatos

A areia de madeira não é a única opção biodegradável do mercado. Existem outros tipos de granulado higiênico produzidos com fontes renováveis que também não são prejudiciais ao meio ambiente. Uma boa opção é a areia feita de milho e mandioca, que também pode ser descartada no vaso sanitário. Elas são muito macias, absorventes e têm ótimo poder de neutralização de odor e, quando entra em contato com a urina, forma torrões firmes que são facilmente identificáveis na hora da limpeza. Por serem de origem vegetal, precisam ser substituídas com mais freqüência. Também é importante prestar atenção se o seu gato não vai comer a areia.

Areia de Argila para gatos

O tipo mais comum de areia sanitária para gatos é composto por granulados à base de argila, que também forma torrões firmes quando entra em contato com a urina. Apesar de ter de propriedades para neutralizar o odor, esse tipo de areia precisa ser limpo diariamente.

Lembre-se: gatos odeiam a caixinha suja! Pode ser encontrada em grãos finos e grossos, com ou sem perfume, com preços e qualidade que variam bastante de acordo com a marca.

Areia para gato de Bentonita

A bentonita é uma mistura de argilas de grãos muito finos, feita a partir de cinzas vulcânicas, com alto poder absorvente que forma torrões ainda mais firmes do que alguns outros tipos de argila, facilitando a higiene da caixa e aumentando sua durabilidade. Do tipo aglomerante, ela tem alto rendimento e ajuda a controlar o mau cheiro, porém também precisa ser limpa diariamente.

Areia para gatos que não deixa cheiro

A maioria das areias para gatos é produzida com materiais que controlam bem o odor, porém algumas marcas lançam mão de artifícios como o carvão ativado ou outros compostos químicos para aumentar essa capacidade de neutralizar o cheiro de urina dos gatos. Se você mora em um local pouco ventilado ou pequeno, observe a composição da areia escolhida, e veja se ela tem algum componente que potencializa a neutralização de odores.

Caixa de areia para gato

É importante ressaltar que, não adianta você escolher a melhor areia, se você não tem uma caixa adequada para que seu gato se sinta à vontade para fazer suas necessidades. Especialistas recomendam que a caixa tenha no mínimo 1,5 vezes o tamanho do animal, para que ele consiga dar voltas sobre ele próprio.

Existem caixas de diferentes modelos, alturas e tamanhos, que devem ser escolhidas também de acordo com as características do seu bichinho de estimação. Além disso, também é indicado que existam ao menos duas caixas de areia para um gato. Se você tem mais de um animal, o ideal é que você tenha pelo menos uma caixa para cada e uma extra.

Saiba como escolher a caixa de areia ideal para seu gato.

Fechar

Areia Higiênica Gato

Produtos encontrados: 6 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 6 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo