DachshundDachshund – Cobasi

Assinatura Cobasi 10%OFF em todos os produtos. Sem taxas. Clique.

Assinatura Cobasi 10%OFF Clique.

Imagem-perfil-raca

Dachshund

Dachshund: cuidados, origem e curiosidades

Salsichinha, linguicinha e até mesmo cachorro rebaixado são alguns dos apelidos que esse amável cãozinho já recebeu, especialmente aqui no Brasil. Seu nome verdadeiro é Dachshund e pode ser um ótimo companheiro para você e sua família. Para saber mais sobre essa raça de cachorro veja esse nosso guia!Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

20 a 22 cm

Peso

3kg - 9kg

Pelagem

Sua pelagem existem três variações da raça, são elas: de pelo longo, pelo liso e pelo duro. Os de pelo liso possuem origem da mistura das raças Braque, Pinscher e Basset Hound Francês. Enquanto os de Dashshund de pelo longo foram uma mistura de Dashshund e Terrier, e os de pelo duro de Dashshund e Spaniel.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Dachshund

Mais conhecido como “Salsicha”, os cachorros da raça Dashshund tiveram origem na Alemanha durante o século XV. Seu nome, em tradução literal significa “cão texugo”, isso porque ele era muito utilizado para a caça de texugos.

Existem três variações da raça, são elas: de pelo longo, pelo liso e pelo duro. Os de pelo liso possuem origem da mistura das raças Braque, Pinscher e Basset Hound Francês. Enquanto os de Dashshund de pelo longo foram uma mistura de Dashshund e Terrier, e os de pelo duro de Dashshund e Spaniel.

Características físicas do Dachshund

Os salsichas são cachorros de porte pequeno que possuem as pernas bem curtinhas e corpo comprido – daí o apelido de salsichinha ou linguicinha.

Seus tipos de pelo variam de acordo com o tipo da raça, podendo ser pelos mais curtos ou mais compridos. As cores também possuem uma diversa gama que pode agradar a todos os tutores de cachorrinhos, são variações de pelos de uma única cor, bicolor ou pelagem manchada.

Por ser um cãozinho com pernas curtas, seu tamanho varia entre 20cm e 22cm, podendo pesar entre 3kg e 9kg.

O comportamento do Dachshund

Por ser criado como um cão de caça, o Dachshund é um cachorro bastante ativo que adora correr, brincar, cavar e esconder as coisas. Mas também são bastante sociáveis e amigáveis com crianças e outros cãozinhos, mas é bom que desde quando é um pequeno filhote de Dachshund ele já participe de socializações.

É um cãozinho que adora companhia, por isso pode ficar irritado e triste se passar muito tempo sozinho. Nesse caso eles podem acabar latindo bastante, destruindo bastante coisas dentro de casa e até mesmo fazendo suas necessidades onde não deve. Tudo para chamar a atenção de seus tutores.

A saúde dos Dachshund

Com uma alta expectativa de vida que pode chegar aos 15 anos, a raça é bastante forte no que diz respeito a saúde, mas é claro que alguns cuidados e atenções são importantes para garantir uma vida longa e saudável.

Uns dos principais pontos de atenção em relação aos cachorros da raça Dachshund é o cuidado com a obesidade, são tendenciosos a engordarem e isso pode acarretar em problemas na coluna e nos joelhos.

Por conta de suas perninhas curtas, também não é um cachorro que gosta de pular muito ou subir escadas, então se você mora em locais que possuam escadas talvez ele não seja a melhor opção para você.
Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre os Dachshund

Por ser um cão originário da Alemanha, durante o período nazista foi um cão que sofreu maus tratos por ser relacionado ao seu país de origem. A raça quase entrou em extinção por conta disso e sofreu bastante durante esse período.

O apelido de Basset Dachshund se popularizou muito no Brasil por conta de um comercial da Cofap, onde ele era a estrela do comercial. Depois disso a raça se popularizou muito aqui no Brasil.

Também apareceu em alguns filmes, mas o mais marcante com certeza é o cachorro de molas Slinky do filme Toy Story.
Voltar ao topo