TopoCategoria-SubCategoria
TopoCategoria-SubCategoriaMobile

Cloro

Limpar a piscina às vezes pode ser desafiador para os donos de casa. Isso porque o processo é detalhado e muito específico, e o uso inadequado de produtos ou a qualidade inferior deles pode causar problemas de saúde tanto para o banhista quanto para quem está limpando.

Leia Mais

Os equipamentos ajudam imensamente quem precisa limpar a piscina, entretanto, mais importante do que os equipamentos é a qualidade do produto que será despejado na piscina.

Você entende a importância da limpeza da piscina, mas ainda não sabe exatamente a funcionalidade do cloro? Entenda agora o porquê devemos utilizar cloro e sua real função.

Cloro para piscina

É necessário um equilíbrio entre água e produto, para que a piscina fique ideal para banho. O despejo de cloro na piscina é feito com o objetivo de eliminar as bactérias presentes na água. Através de uma reação química, ele é dissolvido na água e cria subprodutos, como hipocloroso e o íon hipoclorito, que agem contra as bactérias presentes na água.

Um ponto a esclarecer é que esse contato funciona apenas uma vez, logo, o cloro precisa ser despejado com regularidade. É possível medir a quantidade do produto na água através do medidor de níveis de cloro. É um produto de qualidade e que permite que a água sempre esteja ideal para banho.

Antes de utilizar o produto, alguns cuidados devem ser tomados para não prejudicar a saúde dos banhistas. O cloro possui um cheiro característico e forte, e só conseguimos percebê-lo quando o processo é feito de forma incorreta. Uma vez que feito de forma correta, o cloro em contato com a água deve ficar sem odor algum.

Alguns efeitos colaterais que o cloro administrado da forma incorreta pode causar é coceira e irritações na pele. Por isso, o ideal é que a higienização da piscina seja feita por um profissional da área.

Piscina para cachorro | Blog da Cobasi

Qual cloro posso usar na piscina?

Mesmo após a limpeza com os equipamentos ideais, a piscina ainda precisa de reforços para eliminar alguns micro-organismos que restaram. Para isso utiliza-se o cloro. O produto pode ser líquido, granular ou pastilha. Cada um tem sua vantagem e desvantagem no processo e recomendamos que antes da escolha você procure sempre a dica de um profissional da área.

O que define a escolha é o tamanho da piscina, a quantidade de pessoas que costumam tomar um banho, e a frequência de uso. Vale a pena se informar antes. Descubra agora as principais diferenças entre os tipos de cloro:

Cloro líquido para piscina

O cloro líquido é a forma mais conhecida para o tratamento da água da piscina. O seu composto é chamado de hipoclorito de sódio e é encontrado também nas águas sanitárias.

O seu uso apresenta vantagens e desvantagens. Uma das desvantagens é a dificuldade com o manuseio do produto, principalmente porque ele é comercializado em grandes litragens.

Outro ponto é que o cloro em versão líquida é que pode ocorrer vazamentos durante o manuseio, o que pode ser prejudicial para a pele e olhos. Porém uma das vantagens é que o produto costuma ser mais barato do que a versão do cloro granulado, que falaremos a seguir.

Cloro granulado para piscina

Embora a forma líquida do cloro seja a mais conhecida, o seu formato granulado é o mais utilizado, isso porque ele é mais eficiente e fácil de ser manipulado, não pingando, tampouco escorrendo na pessoa que está aplicando.

O cloro granulado tem 65% a mais de cloro ativo e é mais estável à luz solar, momento em que geralmente as piscinas são mais utilizadas, principalmente durante o verão e em dias quentes. Ele contém uma espécie de agente estabilizador que age como um bloqueador solar e garante o efeito do produto.

Porém, como o cloro líquido, esse tipo também possui desvantagens. Uma delas é o seu preço, que costuma ser mais elevado. Apesar disso, o produto apresenta ótimos resultados quando usado da forma correta durante a limpeza da piscina. O investimento embora seja mais alto, também é vantajoso.

Produtos extras para limpeza de piscina

Como já falamos algumas vezes, o cloro por si só não garante a limpeza total da piscina e após o seu uso, outros produtos precisam trabalhar em conjunto. Quer saber quais são eles? Veja a lista:

Algicida

A algicida evita que a água fique com aquela aparência esverdeada. Essa coloração favorece a proliferação de algas, e pode também incomodar os banhistas, visto que a piscina fica com uma aparência suja.

Essa cor esverdeada pode se tornar marrom ou tons próximos ao preto. Essas cores apontam que existem matérias inorgânicas na água, o que a faz imprópria para banho. Esse produto deve ser usado diariamente na proporção de uma tampa e sempre no período do entardecer.

Decantador

O decantador pode ser comercializado juntamente com o algicida de choque. Isso acontece porque ambos fazem a sujeira não filtrada descer, facilitando a sua identificação e remoção.

Após despejar o líquido na água, é recomendável que a piscina seja interditada por um tempo para garantir o efeito do produto. A sua quantidade varia de acordo com a marca e especificações da piscina.

Dicas para o uso do cloro na piscina

O uso do cloro é essencial à qualidade da água e segurança dos mergulhos. Pensando nisso, vamos compartilhar algumas dicas importantes para a segurança durante o processo de limpeza. Acompanhe:

- O medidor de cloro é indispensável para a limpeza da piscina, ele garante a quantidade ideal que o produto deve ser utilizado e o equilíbrio da água;

- O cloro deve ser aplicado apenas no período noturno, para evitar contaminações dos banhistas;

- A quantidade de cloro deve ser respeitada de acordo com o tamanho de sua piscina e quantidade de água;

- Caso utilize o cloro granulado, misture-o com a água da própria piscina em um balde, depois despeje a mistura diretamente na água.

Com o cuidado correto, os seus mergulhos têm tudo para serem divertidos e animados. Aproveite.

Fechar

Cloros

Produtos encontrados: 14 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 14 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.