TopoCategoria-SubCategoria
TopoCategoria-SubCategoriaMobile

Tratamento de piscina

Muitas vezes estamos tão ocupados cuidando da casa e do trabalho que esquecemos da área externa da residência. É na hora de reunir os amigos ou a família para aquele banho de piscina que percebemos que ela acabou não sendo tratada da maneira correta. Leia Mais

Essa situação é comum pois muitas pessoas optam por não contratar um profissional para fazer esse serviço. E com isso, acabam não sabendo a forma correta de tratar a piscina. Para um melhor resultado, é necessário conhecer profundamente os produtos químicos mais indicados e a forma correta de usar cada um deles.

Na piscina, muitos fatores afetam a qualidade da água exposta. As folhas das árvores podem cair, deixando a piscina com aspecto sujo. A água da chuva pode também modificar a cor da água, assim como o pó do dia a dia. Desta forma, para uma piscina sempre pronta para mergulhos e visitas, é importante tomar alguns cuidados especiais.

Lugares com muita movimentação e mergulhos, como condomínios e clubes precisam de uma frequência maior de higienização do que as piscinas domiciliares. Por isso, esses lugares já usam equipamentos e produtos especializados.

Você quer saber qual a melhor forma de tratar a piscina de sua casa e garantir a segurança durante os mergulhos? Então veja só a nossa lista de cuidados!

Quais equipamentos devo usar?

A aparência da água é um excelente indicativo para saber se a água está boa para uso ou não, no entanto, não é o único. Para entender a qualidade da água, é preciso fazer uma avaliação através do uso de kits e produtos específicos para essa atividade. Muitas vezes, mesmo aparentemente limpa, a água está em desequilíbrio ou contaminada com certas impurezas.

Essas mesmas impurezas podem gerar irritação nos olhos, problemas na pele e outros problemas mais sérios de saúde. Vale a pena a atenção!

Como tratar a água da piscina | Blog da Cobasi

Os equipamentos facilitam e muito a manutenção da piscina. Mas devemos lembrar que são equipamentos específicos que devem ser usados. Conheça agora os mais populares.

Cabo telescópico

Esse é um dos equipamentos mais populares e importantes para a limpeza da piscina. Ele é utilizado como aspirador, esponja e catador. Muitas utilidades para um equipamento só, não é mesmo?

Com o cabo telescópico, a pessoa pode aspirar o fundo da piscina, passar a peneira, escovar as laterais e o piso. Esse cabo tem diversos tamanhos, mas o ideal é que ele sempre atravesse de uma ponta a outra.

Peneira

A peneira para piscina também é um item muito usado, pois é útil e de fácil manuseio. Sua função principal é retirar as folhas, galhos e pedacinhos de sujeira que acabam caindo na água. Entretanto, importante lembra que a limpeza é superficial, pois a peneira só limpa resíduos da superfície.

Filtro para piscina

A principal função do filtro é reter as partículas de sujeira que se misturam na água, como poeiras, terras e gramas. O filtro deve permanecer ligado pelo menos seis horas por dia, para que a piscina fique totalmente purificada. No interior deste equipamento é instalado uma areia especial para filtros, que deve ser trocada a cada três anos, pois é nela que se realiza a filtragem.

Skimmer

O Skimmer é uma caixinha retangular que deve ser parafusada ou embutida nas paredes das piscinas. O seu trabalho é aspirar os resíduos que o coletor não consegue e devolver a água limpa diretamente para a piscina.

Escova para piscina

A escova é outro equipamento indispensável para a limpeza da piscina. Ela costuma retirar as manchas que se instalam nas paredes da piscina. Os modelos de escovas curvas são excelentes, pois alcançam cantinhos da parede e do piso.

As compostas por nylon são ótimas para o uso em piscinas de fibra, azulejo e vinil. Já as de aço servem apenas para azulejos.

Dicas para tratamento de piscina

O responsável pelo tratamento da piscina deve medir o pH todos os dias com um medidor específico. Talvez seja necessário o uso de um elevador de PH. O ideal é que o pH fique sempre entre 7.0 e 7.6.

Quando os níveis estão baixos, a água pode se tornar corrosiva e prejudicar as superfícies e equipamentos. Quando os níveis estão altos, pode ser desconfortável aos banhistas e ficar com prurido na pele. Esse tratamento deve ser feito antes da aplicação do cloro e pode tanto ser feito na parte da manhã e na parte da tarde. Não se esqueça de realizar.

Quais são os cuidados com os produtos químicos de limpeza de piscinas?

Os produtos químicos voltados para a limpeza da piscina contêm ácidos que ao entrarem em contato com a pele, podem causar ferimentos. Também são extremamente prejudiciais à pele dos banhistas quando utilizadas incorretamente.

Por esse motivo, a limpeza da piscina carece de muitos cuidados. O ideal é contratar um profissional especializado para cuidar da sua piscina semanalmente.

O que fazer se o produto fizer mal à saúde?

Os produtos de piscina costumam fazer mal à saúde quando expostos diretamente na pele ou ingeridos, por isso é importante reforçar a necessidade de manter fora do alcance de crianças.

Esse contato com a pele costuma causar ferimentos de primeiro grau, podendo deixar a pele vermelha e inchada. Assim que for percebido que o produto entrou em contato com a pele, ele deve ser removido imediatamente por um pano com água.

Se a dor e desconforto persistir, causando febre e dificuldade para respirar, é imprescindível que o médico seja acionado.

Em caso de ingestão, as consequências são mais sérias, pois a substância queima a língua e o canal digestivo. Nesse caso, não é possível tratar em casa e o pronto socorro deve ser procurado imediatamente. Somente os médicos saberão os procedimentos adequados nessa situação.

Manter a água saudável e cristalina é essencial para a saúde dos banhistas. Esse processo de limpeza pode ser complicado, mas é indispensável.

Muitas vezes as pessoas preferem contratar uma empresa especializada para evitar possíveis transtornos, entretanto, é possível fazer em casa, com os cuidados listados.

Caso prefira fazer sozinho em casa, todos os produtos são encontrados na Cobasi. Não deixe de conferir e comprar os utensílios de qualidade.

Fechar

Clarificantes

Produtos encontrados: 3 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 3 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.