TopoCategoria-SubCategoria
TopoCategoria-SubCategoriaMobile

Roupa para cachorro

Descubra como escolher a roupa para cachorro que seja confortável e adequada para o clima. Saiba, ainda, como cuidar do acessório e o que fazer para deixar o seu animal mais confortável com ele. Leia Mais

Muitos tutores têm dúvidas sobre o uso de roupa para cachorro. Além de se questionarem se ela é realmente necessária nos dias mais frios, alguns se perguntam se vestir o animal apenas para deixá-lo mais bonito e estiloso é ou não adequado. Como todas as coisas que dizem respeito aos cachorros, é preciso levar em consideração as necessidades e características específicas de cada pet.

Há quem acredite que, como os cachorros selvagens sobreviviam a baixas temperaturas sem roupas, os animais são naturalmente preparados para enfrentar o frio. Realmente, algumas raças de cachorro como Husky Siberiano , Malamute do Alasca, Akita e Terra Nova , por exemplo, são originários de locais onde as temperaturas são negativas e têm pelo e subpelo grossos que os preparam para viver em meio à neve. Porém, salvo tais exceções, assim como os humanos, grande parte dos cães domésticos sente frio e agasalhá-los pode até ajudar na prevenção de doenças respiratórias causadas por baixas temperaturas, como gripe e pneumonia.

É importante ressaltar que, quando viviam na natureza, os cachorros selvagens se abrigavam em tocas e a matilha dormia toda junta para ajudar na manutenção da temperatura corporal. Além disso, muitas das raças de cães domésticos que conhecemos hoje foram modificadas geneticamente pelo homem e perderam a proteção natural.

Portanto, o uso de roupas de inverno nos dias mais gelados é sim indicado, principalmente para animais de pelos mais curtos, tosados, filhotes, idosos, cães com problemas de saúde e de porte pequeno, que são mais suscetíveis às mudanças climáticas. Até mesmo cachorros de pelos mais longos e finos, como Yorkshire , Lhasa Apso e Shih Tzu , se beneficiam com o calor adicional que o uso de roupinhas proporciona.

Como escolher a roupa para cachorro?

É absolutamente natural que os tutores tenham vontade de enfeitar os cachorros e deixá-los charmosos com roupas cheias de estilo. Quem nunca? Mas antes de comprar uma peça bonita apenas por conta da aparência, é importante saber se aquela roupa para pet é indicada para o seu animal.

Usar o bom senso é a melhor maneira de se fazer a escolha correta. A roupa para cachorro precisa, acima de tudo, ser confortável e não limitar a mobilidade do pet. Da mesma maneira que nós humanos ficamos incomodados com roupas apertadas e que pinicam, o cão também ficará. Seu amigo precisa se sentir à vontade para realizar seus movimentos naturais, se coçar e se lamber. Portanto, o ideal é comprar roupinhas de cachorro do tamanho certo, que não prendam as patinhas e não tenham mangas muito longas que os façam tropeçar.

Se ficar em dúvida sobre o tamanho de roupa mais adequado ao seu pet, escolha sempre o maior para que seu cãozinho fique bem aconchegado. Dependendo o local em que estão fixados zíperes, costuras, botões, babados, lantejoulas, laços e outros penduricalhos podem não apenas incomodar o cachorro, como também machucá-los, já que existe um risco dele ingerir ou ficar preso.

Outro ponto bastante importante, que deve ser levado em consideração na hora da escolha, é o material da roupa para cachorro. Escolha tecidos adequados para a temperatura e a pelagem do animal. Cães gostam de brincar, rolar e deitar no chão e se coçam, portanto é importante que a matéria-prima da roupinha de cachorro seja resistente. Também é imprescindível prestar atenção se seu amigo desenvolve algum tipo de alergia a algum material.

Lembre-se: seu cachorro vai precisar fazer as necessidades em algum momento e a roupa não pode ser um obstáculo. Opte sempre por peças com aberturas. Para as fêmeas, a abertura traseira é suficiente; no caso dos machos, a roupa deve deixar o abdômen descoberto para que ele possa urinar sem se molhar ou sujar.

Como tirar as medidas do cachorro?

O indicado é que você meça o animal para garantir que a peça que você vai comprar será a certa para o seu cão.

Para fazer isso, mantenha seu pet em pé, com as quatros patas apoiadas em uma superfície reta. Com uma fita métrica, meça o pescoço do animal, dando a volta nele maneira um pouco folgada para garantir que ficará confortável. Para medir o peito, dê a volta na zona torácica do cachorro, por trás das patas dianteiras. Por fim, meça o comprimento da coluna, desde o pescoço até ao início da cauda. Estas são as medidas essenciais para comprar a roupa perfeita para o seu cãopanheiro.

Saiba como escolher o tamanho ideal de roupinhas para cachorro | Blog da Cobasi

Como saber se meu cachorro precisa de proteção contra o frio?

A sensação térmica dos animais é diferente da dos humanos, portanto o fato de você estar sentindo frio não significa necessariamente que seu cachorro também está. O indicado é que você preste atenção no comportamento do seu amigo. Se ele apresentar tremeliques e estiver procurando lugares mais quentes para se abrigar, possivelmente está sofrendo com o clima gelado. Outro bom indicativo é a temperatura do focinho, das orelhas e das patas. Quando eles estão mais gelados que o normal, é provável que o animal esteja com frio.

Meu pet não se acostuma com a roupa para cachorro. O que fazer?

Alguns cachorros demoram um pouco para se acostumar com roupas, é natural. Existem até os que ficam paralisados quando vestidos, deixando os tutores preocupados. A verdade é que cães não têm o hábito de usar roupas e podem estranhar quando são vestidos por não estarem acostumados. Se seu animal não foi treinado para usar o acessório desde a infância, o ideal é ter paciência e esperar que ele se adapte, introduzindo o vestuário aos poucos.

O seu pet precisa entender que a roupa para cachorro não é uma punição. Para isso, você deve associar o uso da roupa a coisas boas, usando petiscos, uma refeição diferente, um brinquedo ou até mesmo fazendo carinho como forma de reforço positivo. Também é importante não brigar com o seu animal caso ele tente tirar ou estrague a roupa.

Se nada disso funcionar e seu amigo realmente não se acostumar e ficar incomodado com roupas para cachorro, talvez seja o caso de procurar outra forma de mantê-lo aquecido. Investir em casinhas, camas acolchoadas, mantas e cobertores pode ser uma boa pedida. Assim você evita que o seu animal fique estressado com algo que o deixa desconfortável.

No caso da roupa cirúrgica para cachorro, usada para proteger o animal para que tenha uma rápida e boa recuperação pós-operatória, evitando que ele lamba ou morda os pontos cirúrgicos, a recomendação é a semelhante. Sempre escolha o modelo mais adequado para deixar seu cão confortável e nunca associe a experiência a um castigo ou algo desagradável. Também é indicado não interromper o uso até que o veterinário permita, portanto, se o seu animal se mostrar muito estressado com o acessório, converse com o profissional e discuta a possibilidade de substituí-la por um colar elizabetano.

Por quanto tempo o cachorro pode ficar vestido?

Não é indicado que o animal use roupa por longos períodos de tempo. Com o aumento da temperatura, o cão pode transpirar o que contribui para o aparecimento de fungos e bactérias. É preciso retirar regularmente as roupas do cachorro para que a pele possa respirar. Além disso, no caso de animais de pelos longos, é fundamental que os pets sejam escovados diariamente para evitar a formação de nós. A roupa para cachorro é um excelente acessório para aquecer seu amigo em dias mais frios e durante o passeio, mas nos momentos em que seu pet estiver bem abrigado dentro de casa ou em que a temperatura subir, aproveite para deixá-lo sem a roupinha de cachorro.

Como cuidar da roupa para cachorro?

Manter a higiene das roupas para cachorro é essencial para evitar proliferação de microrganismos, parasitas e odores indesejáveis. A frequência de lavagem do acessório pode variar de acordo com o material e a necessidade gerada pelos hábitos de cada pet, mas o recomendado é que a roupa seja limpa pelo menos uma vez por semana.

Cobertores, roupinhas e outros itens têxteis podem ficar de molho para ajudar na remoção de toda a sujeira, o que também ajuda a garantir a eliminação dos parasitas, como as pulgas e os carrapatos. O uso de desinfetantes próprios para pet ajuda na desinfecção das peças, mas é importante prestar atenção nas instruções de cada fabricante na hora de lavar cada roupinha. Geralmente é indicado o uso de sabão neutro e não se deve utilizar amaciante.

É muito importante ressaltar que a roupa para cachorro deve estar completamente seca antes de ser recolocada no animal. O uso de roupas úmidas pode promover a proliferação de bactérias e fungos, além de causar irritação e alergia.

Posso vestir meu cachorro no verão?

Existem inúmeros modelos de roupas de verão que podem ser utilizadas em dias menos frios, para enfeitar o seu animal. Camisetas, vestidos e outras peças mais leves deixam o pet lindo e irresistível até mesmo no verão. Porém, aqui também cabe abusar do bom senso. O uso de roupas em dias quentes pode fazer o cão suar muito, o que pode resultar em problemas como doenças de pele, por exemplo.

É claro que você pode, eventualmente, vestir o seu cachorro para uma sessão de fotos ou uma ocasião especial, mesmo em um dia mais quente. Mas é primordial que você fique atento para o comportamento do animal enquanto usa a roupa. Observe sempre a respiração e verifique se ele está com a boca aberta ou com a língua para fora. Saber identificar se o seu animal está sob estresse ou incomodado e respeitar os limites dele é fundamental para manter a saúde do seu cachorro. Portanto, se você perceber que ele não está à vontade com as roupas e quiser enfeitá-lo de outra maneira, pode optar por bandanas, coleiras peitorais estilosas e outros acessórios que não o deixe desconfortável.  

 

Fechar

Roupas de Verão

Produtos encontrados: 84 Resultado da Pesquisa por: 38 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 84 Resultado da Pesquisa por: 38 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo