Ração seca

A ração seca é uma das principais fontes de alimento de qualidade para cães e gatos. Como está disponível em uma infinidade de sabores, formatos e componentes nutricionais, é bastante fácil achar uma que se adeque à idade, porte e fase da vida do seu bichinho de estimação.Leia Mais

A escolha da ração seca correta é o primeiro passo para garantir que o pet esteja ingerindo os nutrientes necessários para manter seu organismo funcionando de maneira equilibrada e saudável.

Vamos falar um pouco mais sobre ração seca, as diferenças para a ração úmida e o que considerar na hora de oferecer alimentos para seu cachorro ou gato. Fique com a gente até o final da leitura para saber mais!

Ração seca: o que saber antes de escolher

Se você está buscando ração seca para cães, precisa saber que existem alguns fatores muito importantes a serem considerados no momento da escolha. Assim como acontece conosco, as necessidades nutricionais do organismo dos cachorros vai mudando ao longo da vida, e é preciso escolher um alimento que consiga atender a essas necessidades.

A ração seca oferecida a um filhote precisa ser diferente do alimento oferecido a um cão adulto ou idoso. Da mesma maneira, os cachorros que foram castrados ou que têm algum problema de saúde precisam ingerir uma ração que contribua para o equilíbrio do organismo como um todo.

O mesmo vale para os gatinhos: a alimentação deles deve evoluir de acordo com a idade do bichano e suas condições gerais de saúde. A escolha do sabor pode ser feita em conjunto com o pet, é claro: ofereça diferentes opções e veja a qual delas o seu companheirinho peludo se adapta melhor.

Ração seca ou úmida: qual a diferença

A principal diferença entre a ração seca e a ração úmida é a quantidade de água da formulação. Além da influência na textura, que acaba sendo mais macia, essa umidade extra pode fazer diferença na hidratação do organismo do pet.

Não existe ração melhor ou pior, o que existe são alimentos mais menos adequados às necessidades do seu pet. Os cães e gatos idosos costumam se beneficiar bastante das rações úmidas, devido à maior facilidade que elas oferecem para uma boa mastigação.

Os pets com problemas renais também podem fazer bom uso das rações úmidas, já que elas contribuem com uma boa ingestão de água junto do alimento, além da água ingerida separadamente.

Como oferecer novos alimentos para o seu pet

Se você está planejando uma mudança na ração seca que o seu cachorro come, ou quer passar a oferecer Whiskas ração seca para o seu gatinho, por exemplo, deve fazer isso de maneira gradual e tranquila.

Ao longo de pelo menos uma semana, vá aumentando aos pouquinhos a quantidade da ração nova, enquanto diminui a quantidade da ração que não deseja mais oferecer. Faça isso em todas as refeições e observe o comportamento do seu pet.

Acompanhe a alimentação dele para verificar se há uma boa aceitação do alimento e se não acontece nenhum efeito indesejado, como vômito ou diarreia.

Fazendo essa troca da ração com calma, você dá ao seu pet o tempo necessário para que ele se adapte aos novos aromas, sabores e texturas, além de ter a oportunidade de verificar se algum efeito desagradável aconteceu, fazendo as mudanças necessárias o quanto antes.

Qual a quantidade correta de ração para cada pet

Agora que você já sabe como escolher a ração mais adequada para o seu cachorro ou gato, pode estar se perguntando como saber a quantidade ideal para consumo diário do pet.

As embalagens de ração, seja a ração seca ou úmida, trazem uma sugestão diária de consumo com base na idade e no peso do pet. Essa quantidade deve ser distribuída nas refeições diárias do pet, mas é apenas uma orientação geral. É preciso observar cada caso.

Os filhotinhos tendem a gastar muita energia com brincadeiras e travessuras, e precisam de várias refeições ao longo do dia para que não tenham as chamadas crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.

Já algumas raças de cachorro de grande porte, que têm tendência à torção gástrica, precisam ingerir poucas quantidades de alimento por vez e repousar depois das refeições.

Como já deu para perceber, cada cachorro é único e precisa ter suas necessidades observadas para definir a melhor estratégia alimentar. Para saber o que funciona melhor para o seu pet, converse com o médico veterinário que faz o acompanhamento do bichinho e siga as orientações dele.

Importância da hidratação para pets castrados

A escolha da ração seca para cães e gatos adequada passa, também, pela fase da vida em que o pet está. Os gatos castrados, por exemplo, têm uma grande tendência a desenvolver problemas renais, como a formação de cálculos e cristais.

Uma das maneiras mais eficazes de prevenir esse e outros problemas é com a ingestão da quantidade adequada de água, tanto em sua forma livre, no bebedouro do pet, quanto integrada à ração. Você pode continuar oferecendo ração seca para o seu gatinho castrado, e incluir sachê ou ração úmida uma vez por dia na dieta dele.

O mesmo vale para os cachorros: além da ração úmida, existem alguns petiscos que podem contribuir para o equilíbrio do organismo, pois contém fibras, vitaminas e sais minerais na composição.

Todos esses recursos podem ser usados a favor do pet, desde que observadas as recomendações de consumo diário. É importante não exagerar para que o pet não fique acima do peso ideal e acabe desenvolvendo outros problemas de saúde por conta disso.

Os exercícios devem fazer parte da rotina do seu cachorro ou gato, de acordo com as necessidades e limitações dele. Os passeios e as sessões de brincadeira podem ser mais curtos ou bem longos, mas precisam ser incluídos no dia a dia do pet para que ele tenha oportunidade de se exercitar tanto física quanto mentalmente.

Aproveite essas ocasiões para estreitar os laços com o seu pet, e garantir que ele receba, além da melhor alimentação, muito amor e carinho também.

Fechar

Ração Seca

Produtos encontrados: 2 Resultado da Pesquisa por: 22 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 2 Resultado da Pesquisa por: 22 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.