Ração medicamentosa

A ração medicamentosa é uma grande aliada nos cuidados com os pets que têm algum tipo de problema de saúde que requeira restrição alimentar, sem que isso signifique abrir mão de ingerir nutrientes de qualidade no dia a dia.Leia Mais

Além de garantir uma ingestão adequada de vitaminas, sais minerais e nutrientes de maneira geral, a ração medicamentosa para cães também ajuda a tratar e manter sob controle condições de saúde diversas.

Vamos falar um pouco mais sobre esse tipo de alimento e o que você precisa saber antes de oferecê-lo para o seu pet. De antemão, podemos adiantar que esse tipo de ração só deve ser consumido pelos pets mediante orientação do médico veterinário.

Quando oferecer ração medicamentosa para o seu pet

Assim como nós, os cachorros e gatos passam por diferentes fases ao longo da vida que podem fazer com que alguns cuidados extras de saúde se tornem necessários. Como a alimentação de qualidade tem uma grande influência na nossa saúde, nada mais natural do que investir em alguns alimentos e restringir outros de acordo com a situação.

A ração medicamentosa, como o próprio nome já sugere, é um alimento que tem como seu principal objetivo cuidar da saúde do pet. Alguns peludos podem desenvolver problemas diversos ao longo da vida, que precisam ser tratados com remédios e alimentação adequada como partes integrantes de um tratamento completo.

Caso o médico veterinário que faz o acompanhamento regular do seu pet indique uma ração especial, utilize o alimento recomendado por ele, respeitando sempre a quantidade oferecida e o período indicado para o tratamento.

Não inicie por conta própria a oferta de ração medicamentosa para cães ou gatos, pois isso pode comprometer seriamente a saúde do seu pet.

Tipos de ração medicamentosa

Quando pensamos em alimentos específicos para cães com condições adversas de saúde, a ração medicamentosa Royal Canin é uma das que se destaca no mercado. Disponível para uma série de doenças, é um alimento balanceado e completo, preparado apenas com ingredientes de qualidade.

Existem diversos tipos de ração medicamentosa. As principais são as seguintes:

  • ração renal: indicada para evitar que pets com doenças renais tenham seus quadros agravados, prevenindo a aceleração da doença;
  • ração diet e light: indicada para pets com diabetes ou com problemas de sobrepeso, que precisam emagrecer sem perder massa muscular e nutrientes;
  • ração hepática: para pets com problema no fígado, essa ração tem uma quantidade maior de proteínas vegetais;
  • ração dermatológica: indicada para quadros em que há hipersensibilidade ou alergia aos ingredientes dos alimentos comuns, essa ração previne coceira, queda de pelos e lesões na pele;
  • ração urinária: para pets com cálculos renais, este alimento previne a formação de novas pedras e ajuda a dissolver aquelas que já existem nos rins dos peludos;
  • ração gástrica: recomendada para pets com intolerância alimentar ou histórico de doenças inflamatórias, promove uma boa digestão, com excelente absorção de nutrientes e ajuda o intestino a funcionar melhor.

Como há casos em que o pet possui mais de um distúrbio de saúde, o veterinário deve avaliar o quadro geral de saúde para indicar aquela que pode trazer mais benefícios para o pet naquele momento específico.

Ração medicamentosa no pré e pós-cirúrgico, e na gestação

Algumas rações podem ser especialmente indicadas para os cachorros e gatos que vão passar por procedimentos cirúrgicos ou que estão se recuperando deles, além das fêmeas gestantes que em breve estarão amamentando.

Esses alimentos não necessariamente serão uma ração medicamentosa, mas podem ser comidas específicas para pets debilitados, que estão se recuperando de uma fase intensa de falta de apetite ou de alguma doença, e das fêmeas amamentando vários filhotinhos.

A linha Royal Canin medicamentosa oferece uma grande variedade de rações para você escolher, em conjunto com o veterinário, o que se adequa mais ao seu pet.

Se preferir, você pode fazer uma combinação entre ração seca e ração úmida, observando sempre a quantidade diária recomendada para ingestão dos alimentos.

Por quanto tempo oferecer ração medicamentosa

Assim como qualquer remédio, a ração medicamentosa deve ser oferecida aos cães e gatos de acordo com as orientações do médico veterinário.

Pode ser que durante um período determinado de tempo a condição de saúde do pet se normalize a ponto de ele poder voltar a consumir uma ração convencional no futuro. Em outros casos, uma ração especial pode ser necessária pelo resto da vida do peludinho.

O importante é você ter em mente que a alimentação representa uma parcela importantíssima da saúde do pet. Aliada a outros fatores, como passeios e brincadeiras, pode fazer toda a diferença para que o seu melhor amigo pet se recupere o quanto antes.

Cuidados na troca da ração do seu pet

Se o seu cachorro ou gato vai passar a comer ração medicamentosa e você não sabe muito bem como proceder, vamos te ajudar. O primeiro passo é saber que essa transição deve ser feita gradualmente, para que o peludinho tenha tempo de se adaptar aos novos alimentos, seus aromas, sabores e texturas.

Durante cerca de uma semana, aumente aos pouquinhos a quantidade da ração medicamentosa e diminua a quantidade da ração antiga que você não vai mais oferecer.

Faça essa mudança em todas as refeições e observe atentamente o comportamento do pet. Alguns cachorros e gatos ficam animados com alimentos diferentes, mas outros podem ficar um pouco desconfiados. Se isso acontecer, não se preocupe. É natural que ele estranhe um pouco, especialmente se consumiu a ração anterior durante muito tempo.

Verifique as fezes do pet para avaliar se estão consistentes e sem indícios de alterações significativas no processo digestivo. Observe o pet também para identificar náuseas e alterações na pele que são muito raras, mas podem acontecer.

Se tudo correr bem, prossiga com o uso da ração medicamentosa de acordo com as orientações do veterinário. Em caso de alguma reação adversa, não deixe de procurar o profissional de saúde o quanto antes.

Fechar

Ração Medicamentosa

Produtos encontrados: 2 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 2 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.