TopoCategoria-SubCategoria
TopoCategoria-SubCategoriaMobile

Osso para cachorro

Uma ótima distração para os pets em casa são os ossos para cachorro, não é mesmo? Parece até amor à primeira vista! Um ponto que não são todos os tutores que sabem, é que alguns materiais não são seguros e saudáveis para os cachorros. Continue a leitura e confira agora tudo o que você precisa saber para oferecer uma distração segura e agradável ao seu companheiro. Reunimos as principais informações sobre o ossinho de cachorro. Leia Mais

Pode dar osso para cachorro?

Oferecer ossos para cachorro é uma forma de agradar o pet e aumentar os laços entre o cachorro e o tutor. Além disso, o brinquedo ainda distrai, auxilia na limpeza dos dentes e colabora para o enriquecimento ambiental e o bem-estar do animal. Mas afinal, é seguro oferecer os ossos para o pet?

Devemos oferecer apenas ossos para cachorro. Nunca ossos de frango ou boi que foram usados na cozinha. Eles podem soltar lascas e causar graves problemas de saúde no pet, além de colaborarem para o mau hálito e formação de tártaro. Na Cobasi, você encontra uma grande variedade de ossinhos para cachorro desenvolvidos para oferecer segurança, saúde e diversão.

O osso de cachorro ajuda no entretenimento e recompensa para o cão. Além da higienização dos dentes e apoio ao sistema digestivo. Dar osso de frango, por exemplo, é uma prática extremamente perigosa. Por ser um alimento cozido ou assado, ele tem uma estrutura comprometida e é exatamente por isso que acidentes acontecem. Os ossos de frango também podem ser perigosos antes mesmo do cozimento, por poder contaminar o pet com doenças. Fuja!

Qual o melhor osso para cachorro?

Já que os ossos de frango não são recomendados, você sabe quais atendem as necessidades do cão e também são indicados pelos especialistas? Confira a diferença entre as opções que você encontra por aqui:

Ossos naturais para cachorro

Os ossos naturais podem ser divididos em duas categorias, sendo elas: processados e não-processados.

 

Os ossos não-processados geralmente não passam por nenhum tratamento sendo ainda mais naturais. Eles não precisam de refrigeração ou de cozimento, sendo vendidos na Cobasi prontinhos para seu pet. Já os processados geralmente são de origem bovina e necessitam de processos de higienização e conservação. Essa versão possui boa durabilidade, como os ossos defumados. Os cães adoram!

Ossos para cachorro sintéticos

O ossinho de cachorro sintético é composto por couro bovino já tratado e feito um processo de modelagem especial. É normal encontrarmos em formato de nó para cachorro. Por não apresentarem resquícios de carne ou de cartilagem, os ossos sintéticos não têm odor forte, que é mais característico de ossos naturais.

Mesmo sendo saudáveis, tanto os ossos sintéticos quanto os naturais precisam de supervisão. Alguns cães não roem o brinquedo e tentam engolir podendo engasgar.

Qual o tamanho ideal?

Na Cobasi, você encontra ossos grandes e também pequeninos. Os ossos recreativos reduzem a ansiedade e o estresse do anima; e seu tamanho deve ser escolhido de acordo com o porte do pet. Oferecer um osso muito pequeno para pets de porte médio ou grande pode aumentar o risco de sufocamento. Já ao dar um osso grande para um cão pequenino, você pode desestimular o interesse do pet, já que ele sequer consegue carrega-lo.

A frequência recomendada para a oferta do objeto é 1 vez por semana. Assim você colabora para manter os dentes limpos. Se você perceber desinteresse do pet com o item, guarde e ofereça novamente alguns dias depois. Isso vale para os ossos, bolinhas e demais brinquedos.

Para que serve o osso para cachorro?

O osso para cachorro é divertido e distrai o pet, mas também possui outros benefícios.

Aliado à saúde bucal

O osso de cachorro é um grande aliado na higiene bucal do pet, devido ao combate às bactérias formadoras de tártaro. Como esses ossos estimulam a mastigação do animal, eles também ajudam na remoção de placas que possam se formar nos dentes do pet.

 

Outro benefício na saúde bucal do cachorro é também o auxílio na remoção de sujeiras que possam ficar presas entre os dentes e a gengiva do cão.

Fonte de proteínas

O ossinho de cachorro é ótimo para complementar proteínas durante a alimentação do animal. Ainda completam a dieta com cartilagem, colágenos e todas as outras substâncias que fortalecem as articulações e ligamentos do cachorro.

 

Minimiza a síndrome de coprofagia

A síndrome de coprofagia consiste no animal comer as próprias fezes. Quando o osso é consumido pelo cachorro as chances de desenvolver essa síndrome são reduzidas. Já que as fezes produzidas são mais secas e com odor discreto, se tornando menos atrativas ao pet.

 

Móveis de casa

Uma das grandes vitórias dos tutores é conseguir educar o animal a não roer os móveis de casa. Os ossinhos quando são oferecidos durante essa educação, ele se torna um grande aliado. Os ossos por serem mais resistentes, distraem o cachorro por mais tempo, dispensando toda a sua energia no objeto oferecido.

 

Qual a idade ideal para oferecer os ossos para cachorro?

Uma recomendação dos especialistas é não oferecer o osso até que o filhote tenha sua dentição completa. Geralmente, isso acontece por volta dos quatro meses de idade. Caso, você ofereça o osso para cachorros idosos, com a dentição mais enfraquecida, sugere-se que a versão seja a sintética, em formato de palito macio.

É importante também conciliar o uso desses ossos com outros petiscos saudáveis, para que os hábitos alimentares do cachorro não sejam comprometidos.

 

Cuidados ao oferecer o osso para cachorro

Embora o osso de cachorro seja recomendado, devemos depositar uma atenção maior durante a brincadeira do pet. O risco de ingerir algum pedaço solto existe em qualquer material, por isso a supervisão é recomendada. Caso o tutor perceba que o osso está soltando algumas lascas, é melhor interromper a utilização do objeto e retirar os pedacinhos da boca do animal. Caso, a situação seja mais complicada e o cachorro tiver engolido o osso inteiro, é essencial a visita imediata ao veterinário.

 

Sintomas de quando o cão engoliu um osso

Não é difícil que o pet demonstre alguns sinais de que engoliu um pedaço de osso ou até mesmo ele inteiro.

 

Caso ele apresente sintomas como vômitos, sangramento retal, diarreia ou sensibilidade no abdômen após a brincadeira com o objeto, pode ser um sinal de que o osso para cachorro foi ingerido. Nesta situação, não há receitas caseiras, a visita ao veterinário pode até salvar a vida do seu cachorro.

 

É muito importante estimular o animal com brincadeiras e brinquedos, desde que o tutor ofereça supervisão durante as brincadeiras com os ossos e também o objeto com material indicado. Assim, não irá comprometer a saúde do animal e também irá combater o estresse.

Fechar

Ossinho Cachorro

Produtos encontrados: 6 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 6 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo