Vermífugo para cães

O vermífugo para cães ajuda a manter o seu companheiro peludo protegido de vários tipos de parasitas, que podem oferecer sérios riscos à sua saúde. Como existem muitos tipos diferentes no mercado, é preciso saber que modalidade é mais indicada para o seu peludo.Leia Mais

A vermifugação deve ser feita sempre de acordo com a idade e o peso corporal do cachorro, observando com atenção as orientações do fabricante e seguindo as recomendações do médico veterinário que faz o acompanhamento do cãozinho.

Aqui na Cobasi, você encontra os melhores tipos de remédio de verme para cachorro para manter seu melhor amigo sempre protegido e tranquilo. Fique com a gente até o final da leitura para saber mais sobre o assunto!

Quando usar vermífugo para cães

Ao contrário do que muita gente pensa, o vermífugo para cachorro deve ser usado durante toda a vida do pet, e não apenas na infância, quando ele é um filhotinho. É verdade que o início do tratamento e da prevenção ocorre nessa época, mas deve se estender ao longo de toda a vida do cãozinho.

O vermífugo para filhotes e o vermífugo para cachorro adulto funcionam basicamente da mesma maneira, mas com dosagens adequadas a cada organismo. Como os filhotes são mais frágeis e estão em desenvolvimento, o vermífugo para cães filhotes leva isso em consideração para evitar efeitos colaterais desagradáveis e até intoxicação.

Um filhotinho seriamente acometido por vermes pode desenvolver um quadro de parasitose grave a ponto de se tornar fatal, ou, mesmo que isso não aconteça, pode deixar sequelas por toda a vida.

Por isso, o uso de remédio de verme para cachorro filhote é especialmente importante para garantir que o peludinho tenha um bom começo de vida e possa desenvolver, com segurança, as bases da saúde de que vai desfrutar na vida adulta e na velhice.

Como saber se é hora de vermifugar seu cachorro

O remédio para verme de cachorro deve ser usado de maneira preventiva e regular, ao longo de toda a vida. Por isso, mesmo que não haja nenhuma evidência de que o seu cachorro esteja com vermes, é recomendado administrar o medicamento para evitar que essa contaminação aconteça.

Alguns sinais são recorrentes em casos de vermes e outras doenças e devem acender o alerta vermelho para os tutores. Entre os principais, podemos citar:

  • diarreia, especialmente se houver presença de sangue e parasitas visíveis;
  • vômito;
  • perda de apetite;
  • prostração e desinteresse por brincadeiras e petiscos;
  • barriga inchada;
  • indicação de dor, como recusa de carinho, grunhidos e choros.

Todos esses sintomas devem ser motivo de visita ao médico veterinário o quanto antes, mesmo que o seu cachorro já tenha sido vermifugado.

Até que se chegue a um diagnóstico, mantenha os itens de uso individual do pet, como bebedouro, comedouro, caminha, cobertores e brinquedos, separados de outros animais da casa e de crianças, e tome cuidado para que você mesmo não se contamine.

De quanto em quanto tempo deve-se vermifugar o cachorro

O uso de vermífugo para cães deve ser feito no primeiro mês de vida, entre 15 e 30 dias, com repetições mensais até os 6 meses. Depois disso, o médico veterinário vai avaliar se uma nova vermifugação é recomendada com intervalos de 3 ou de 6 meses.

Essa variação se deve ao contato do cachorro com possíveis fontes de contaminação, que aumentam proporcionalmente nos casos em que o pet sai todos os dias para passear e brincar, onde há contato direto com outros animais e em casos em que o cão tem acesso regular a quintais e jardins.

Os pets que passam a maior parte do tempo em ambientes internos, que têm pouco ou nenhum contato com outros cães e não costumam ser muito arteiros e curiosos, fuçando áreas de risco, também devem ser protegidos preventivamente, mas as dosagens da medicação podem ser mais espaçadas.

Quanto tempo o vermífugo leva para fazer efeito

A maior parte dos medicamentos para combater infestações por vermes têm ação muito rápida, cerca de duas a oito horas depois de administrados ao pet. Em alguns casos, como é bastante comum quando há diagnóstico de giardíase, é preciso dar o medicamento durante três dias seguidos e repetir a dose após duas semanas.

Essas orientações devem ser dadas pelo médico veterinário, pois cada tipo de parasita responde de uma maneira. Há alguns muito resistentes que precisam ser combatidos com doses maiores, e outros que são eliminados mais facilmente.

Uma questão importante a se observar é se há permanência de ovos do parasita nas fezes ou no ambiente onde o cachorro circula. Se for o caso, é preciso intensificar a limpeza do local com produtos de uso veterinário para evitar reinfecções. Do contrário, por melhor que seja o vermífugo para cães, o pet vai ficar exposto a novos parasitas.

Tipos de vermífugo para cães

Existem vermífugos para cães de amplo espectro, ou seja, que combatem diversos tipos de parasitas com um único medicamento, e outros tantos que focam em tipos específicos de vermes.

Quando a intenção é agir preventivamente, medicamentos como Helfine Plus, eficazes contra vários parasitas, são bastante recomendados por deixar o cachorro protegido contra os vermes mais comuns em cães.

Se o seu cachorro já foi diagnosticado com alguma verminose, o médico veterinário deve solicitar um ou mais exames para identificar qual o tipo específico da doença. Isso pode ajudar bastante a determinar o tratamento mais adequado, para que os bons resultados venham o quanto antes.

Não esqueça que, mesmo no caso dos vermífugos, que podem e devem ser oferecidos regularmente para os cachorros, só é recomendado medicar seu pet segundo orientações do médico veterinário.

Essa orientação é fundamental para evitar riscos à saúde do bichinho, inclusive envenenamento e intoxicação, que podem ser graves e até mesmo fatais.

Fechar

Vermífugo

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.