Remédio para olho de cachorro

O uso de remédio para olho de cachorro pode ser necessário em uma série de situações diferentes, que vão desde uma higiene normal e cotidiana até processos mais sérios causados por doenças sistêmicas.Leia Mais

Como sempre dizemos aqui, o único que pode prescrever medicamentos com segurança é o veterinário que faz o acompanhamento do seu cãozinho. De toda maneira, é importante ficar por dentro de algumas das principais anomalias para saber se é o caso de usar algum remédio para olho de cachorro.

Quando usar remédio para olho de cachorro

Algumas raças de cães com mais pelos na região da cabeça têm uma certa tendência a produzir secreções oculares, frequentemente chamadas de remelas. O poodle, o maltês, o lhasa apso e o shih tzu são alguns desses cãezinhos, que precisam de uma higiene regular dos olhos como parte dos cuidados básicos de saúde.

Essa higiene regular consiste em manter os pelos da cabeça desses cãezinhos, e de outros que tenham as mesmas características, sempre bem aparados e limpos. Eventualmente, o veterinário pode indicar um colírio para limpeza, que vai ajudar a manter os pelos que nascem no cantinho dos olhos sem manchas.

Manter os pelos aparados e limpos é determinante para evitar as lesões que acontecem quando entram fios nos olhos e que tendem a desencadear a produção das remelas.

Existem, no entanto, diversas outras situações em que o uso de um remédio para olho inflamado de cachorro pode se fazer necessário por se tratar de doenças inflamatórias. A conjuntivite, as alergias e até a cinomose podem provocar a produção de remela.

Por isso, é importante procurar ajuda assim que perceber algo estranho. Com o diagnóstico correto, o médico veterinário vai fazer a indicação do tratamento mais adequado para cada cãozinho.

Doenças nos olhos dos cachorros

Os cachorros podem ser acometidos por várias doenças diretamente nos olhos e outras tantas que afetam a visão como consequência de um problema maior. A cinomose, como dissemos, provoca a formação de remelas esverdeadas. Como não há tratamento específico para a doença, a melhor maneira de proteger o cachorro é por meio da vacinação.

Outras doenças oculares são desencadeadas pela alergia, que pode ocorrer pelo tempo seco, por produtos de limpeza que não são de uso veterinário, pólen e até excesso de vento.

A conjuntivite é outro fator que costuma tornar necessário o uso de remédio para olho de cachorro. Ela pode ser bacteriana ou viral, e o medicamento adequado vai variar de acordo com isso, bem como a duração do tratamento.

Se você perceber seu cachorro tentando coçar os olhos, seja com as patas ou esfregando a cabeça em móveis, objetos ou mesmo no chão, observe outros sintomas e procure ajuda do médico veterinário o quanto antes.

Remédio para olho seco em cães

Existe um distúrbio chamado ceratoconjuntivite seca, provocado pelo desequilíbrio na produção de lágrimas nos olhos dos cãezinhos. Isso pode ter origem em um processo alérgico, uma batida ou até em bactérias.

O cachorro com olho seco pisca insistentemente, tem os olhos avermelhados e com remelas em bastante quantidade e pode ter dificuldade de abrir os olhos, especialmente depois de dormir.

Essa doença evolui rápido e, caso não seja tratada corretamente, pode evoluir a ponto de provocar danos irreversíveis aos olhos do cachorro.

Remédio para olho de cereja em cães

O chamado olho de cereja acontece quando a terceira pálpebra do cachorro fica inchada e projetada para fora. Muitas vezes esse quadro também pode ser chamado de carne no olho do cachorro, bolinha no olho do cachorro ou caroço no olho do cachorro.

Os especialistas não sabem muito bem o que provoca o aparecimento do olho de cereja em cachorro, mas acredita-se que algumas raças estejam mais predispostas a apresentar o problema do que outras, especialmente entre os cães de focinho curto ou achatado.

Quando a glândula lacrimal, que fica na terceira pálpebra, se projeta para fora do olho, ela entra em contato direto com o ambiente, ficando ainda mais sujeita ao contato com impurezas de todo tipo.

O olho de cereja em cães não necessariamente provoca dor ao cãozinho, mas precisa ser avaliado e tratado para que não se agrave ou desencadeie outros distúrbios. Geralmente, o tratamento associa antibióticos e anti-inflamatórios com um procedimento cirúrgico específico para reposicionar a glândula lacrimal.

Uso de remédio para olho inflamado de cachorro

Como você pode ver, existem muitas causas possíveis para as inflamações nos olhos dos cachorros, e cada uma delas requer um diagnóstico e um tratamento específico.

A melhor maneira de detectar qualquer distúrbio de saúde no seu cachorro é associar os cuidados diários com ele, incluindo passeios, ração de qualidade, brinquedos e muito carinho, às visitas regulares ao médico veterinário.

Um cãozinho que tem contato próximo com seu tutor tem muito mais chances de ter um problema percebido precocemente, viabilizando o tratamento adequado, do que aqueles que ficam sozinhos no quintal, por exemplo.

Por isso, preste sempre bastante atenção ao seu cachorro e avalie qualquer mudança de comportamento relevante por parte dele. Se perceber alguma coisa estranha, não deixe de procurar ajuda profissional o quanto antes. Não espere! Muitas vezes, um problema que poderia ser resolvido rapidamente pode se agravar em poucos dias.

Fechar

Tratamento para os Olhos

Produtos encontrados: 2 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 2 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.