Remédio para dermatite canina

Antes de se preocupar em qual é o melhor remédio para dermatite canina, você deve primeiro entender o que causou a doença, para então iniciar o tratamento, baseado no estágio e em sua gravidade. Para ter certeza da causa, os veterinários irão fazer diversos exames para identificar a raiz do problema e indicar a melhor solução!Leia Mais

Sendo assim, o medicamento pode ser o mesmo que combate bactérias e fungos, que aliviam a coceira e a inflamação da pele do animal. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura.

O que é dermatite canina?

Basicamente a dermatite em cachorro é uma inflamação ou infecção de pele em um estágio avançado. Ou seja, há diversas causas de inflamações e infecções que podem desenvolver a doença.

Além do desenvolvimento por fungos e bactérias, os parasitas (pulgas e carrapatos), alergias, lesões de pele, questões hormonais, produtos químicos e até razões genéticas fazem parte das causas da dermatite canina.

Em todos os casos, os sintomas têm como alvo a pele do animal. Os sintomas mais comum, são:

  • Perda de pelo;
  • Pelo ralo e com muitas falhas;
  • Coceira;
  • Vermelhidão na pele;
  • Pele com bolinhas de pus;
  • Inchaço;
  • Pele seca e escamosa.

Após algum desses sintomas é importante levar o cãozinho ao veterinário que dará o diagnóstico correto da doença, e caso seja realmente a dermatite canina, o remédio ideal será prescrito.

Remédio para dermatite canina: qual utilizar?

Para a dermatite em cachorro, o remédio varia, conforme o estágio que a doença está. São muitas formas que os medicamentos se apresentam.

Entre eles, você pode encontrar remédio para dermatite canina em forma de: comprimidos, líquidos, sprays, pomadas e shampoo. Inclusive, existem medicamentos para evitar a doença que são encontrados em suplementos vitamínicos com nutrientes essenciais que colaboram para uma pele mais saudável do cachorro.

Além disso, existem as rações medicamentosas que estão entre as formas de tratamento para a dermatite canina. Por ser um tratamento muito vasto, a Cobasi destacou alguns medicamentos para você entender melhor.

Antifúngico Cetoconazol Spray

O antifúngico cetoconazol spray é um remédio ativo, seguro e eficaz no tratamento das infecções fúngicas através do uso tópico, principalmente a dermatite canina.

Deve ser aplicado diariamente em uma ou duas vezes. Geralmente é um tratamento realizado em um período de 45 dias ou até a extinção dos fungos. De uso somente externo, esse medicamento serve para cães adultos de todos os portes.

Apoquel Dermatológico Zoetis

O Apoquel Dermatológico Zoetis é específico para a dermatite canina. Promove alívio rápido em até 4 horas após o uso, eliminando toda a coceira causada pela doença.

O Apoquel é eficaz até mesmo na dermatite atópica (genética), é muito seguro, pois não possui ciclosporina, corticosteróides. Ou seja, é ideal para o uso prolongado, não afetando os órgãos do cãozinho, como o fígado.

São comprimidos de uso oral, recomendado em doses de 0,4 a 0,6mg/kg em duas vezes ao dia. Normalmente o tratamento inicial dura cerca de 14 dias, após isso, para continuação do medicamento o veterinário precisa ser consultado. Indicado para cães adultos de todos os portes.

Neodexa Creme Coveli

Utilizada em dermatites, a pomada Neodexa alivia qualquer tipo de coceira, irritação e inflamação. Contém Aloe Vera que, além de deixar a pele canina hidratada, dispõe de um delicado perfume.

Essa pomada é antibiótica, antifúngica, antiinflamatória, antialérgica, anestésica e antipruriginosa. Sendo assim, não é apenas um remédio para dermatite canina, como também todas as afecções dermatológicas.

Possui boa absorção, não permitindo manchas no pelo do seu cãozinho. É indicado para cachorros adultos de todos os portes.

Shampoo Antifúngico Cetodine

Mais um aliado no combate à dermatite canina, o shampoo antifúngico Cetodine é indicado como antisséptico e coadjuvante terapêutico. Portanto, é apenas uma ajuda a combater os sintomas da dermatite, não a solução para a doença. Então, você precisará do auxílio dos remédios de dermatite em cachorro também.

Após molhar o pelo do animal, o shampoo deve agir por no mínimo 5 minutos e enxaguar. Pode ser aplicado duas vezes seguidas. Para o tratamento correto, o ideal é que seja aplicado a cada 3 dias. Não existem restrições ao uso, exceto a idade do cão que deve ser adulto.

Como curar a dermatite atópica canina?

Como já citamos anteriormente, a dermatite canina se desenvolve por diversas causas. Uma delas é a dermatite atópica que consiste em uma dermatite genética. Sendo assim, pelo fator genético a doença não tem cura. Ela se desenvolve por gerações de raças, por isso, dificilmente afeta cães vira-latas ou de raças indefinidas.

Confirmada a dermatite atópica, é imprescindível começar o tratamento para controlar a doença. Dessa forma, são prescritos pelo veterinário, os anti-histamínicos, tratamento de infecções secundárias e antibióticos. Além disso, é recomendado o uso dos shampoos para dermatite atópica e suplementos.

Quais as raças mais afetadas pela dermatite canina?

Assim como outras doenças, a dermatite canina pode acometer variadas raças, no entanto, há algumas raças mais suscetíveis à doença. Entre elas, estão: Shar-pei, Golden Retriever, Lhasa-apso, Bulldog Francês e Inglês.

Se você possui alguns desses cãezinhos, a atenção ao surgimento dos sintomas deve ser redobrada, é importante também fazer consultas regulares ao veterinário para garantir a saúde do seu bichinho.

Fechar

Dermatite

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.