Antisséptico para cachorro

O uso de antiseptic para cachorro é indicado em muitas situações de diferentes gravidades. Você pode fazer a aplicação do medicamento em pequenos machucadinhos na pele, como cortes e arranhões superficiais, até feridas profundas que estejam sendo tratadas em conjunto com outros remédios.<Leia Mais

Assim como qualquer tipo de medicamento, é imprescindível que o antisséptico para cães seja prescrito pelo médico veterinário que faz o acompanhamento do cãozinho. Além de indicar a frequência das aplicações e duração do tratamento, ele pode mencionar qualquer outro aspecto que mereça a sua atenção.

Quando usar antisséptico para cachorro?

Por mais cuidado que você tome com o seu cachorro, às vezes pode acontecer de ele se machucar e apresentar algumas feridas na pele. Elas podem ser decorrentes de um arranhão ao passear no parque, uma alergia a uma picada de inseto, parasitas como pulgas e carrapatos ou até doenças mais sérias, como a leishmaniose.

Investigar a causa dos machucados é um passo fundamental para conseguir fazer um tratamento bem-sucedido, com o qual o antisséptico cachorro pode contribuir bastante.

Seja qual for a origem dos machucados na pele do cão, é preciso cuidar bem deles para que não piorem e não haja agravamento do quadro geral de saúde do cachorro, com espalhamento para outras partes do corpo.

A proteção das feridas de moscas que depositam larvas no local, por exemplo, é fundamental.

Como saber se seu cachorro está com machucados na pele

Os tutores de cachorro devem estar sempre atentos ao comportamento dos seus companheirinhos peludos. Isso é necessário porque os cães dão diversos sinais de que algo não está bem com eles, ou que há alguma coisa atrapalhando seu bem-estar, e todos esses sinais contribuem para um diagnóstico precoce.

Se o seu cachorro começou a se coçar ou lamber mais intensamente, se está com dificuldade para dormir ou comer e se há outros sinais de indisposição, como irritabilidade, prostração e desinteresse por petiscos e brinquedos, mesmo os favoritos, é uma boa ideia levar o pet para uma consulta com o médico veterinário.

Você pode fazer uma checagem do corpo do cachorro em casa, em um momento em que ele esteja relaxado. Afaste os pelos e procure por machucados ou parasitas. Não esqueça de conferir entre os dedinhos, nas orelhas e na parte de baixo da cauda.

Mantenha consultas regulares com o médico veterinário e relate tudo o que você tiver percebido como comportamento diferente do normal por parte do seu cachorro. Todos esses sinais podem ajudar o profissional de saúde a descobrir o que está havendo, prescrevendo um tratamento adequado o quanto antes.

Além do exame físico, feito na clínica ou hospital veterinário, o veterinário pode pedir exames complementares, como um exame de sangue ou de imagem, para entender o que está acontecendo.

Cuidando das feridas no corpo do cachorro

Uma vez que for feito um diagnóstico e o médico veterinário indicar qual o tratamento adequado para o caso do seu cachorro, siga as orientações à risca para obter resultados positivos o quanto antes.

Lave suas mãos, seque bem e proteja-as com luvas descartáveis. Além de proteger a si mesmo, você evita que alguma sujeira presente nas suas mãos agrave o machucado na pele do cachorro.

Em seguida, aplique o antisséptico para cachorro, sendo sempre muito gentil e cuidadoso com o cãozinho, pois em casos de feridas profundas, ele pode sentir muita dor nesse momento.

Caso o veterinário tenha indicado fazer um curativo oclusivo, ou seja, do tipo que fecha a ferida, siga as orientações quanto a pomadas ou outros medicamentos de uso local que ele tenha recomendado. Não utilize cotonetes ou algodão para evitar fiapos na ferida, dê preferência à gaze.

Uso de antisséptico para cães na prevenção da piora das feridas

O antisséptico cachorro tem o objetivo de manter as lesões seguras enquanto outros medicamentos promovem a recuperação do tecido danificado. Nem sempre é indicado fechar um machucado completamente, mas se for o caso, você deve seguir as orientações médicas.

É preciso proteger a ferida do próprio cachorro, pois o incômodo pode fazer com que ele queira coçar ou lamber o local. Para isso, existem alguns recursos médicos como a roupa cirúrgica ou o colar elisabetano, que impedem que o cachorro acesse o machucado.

Sabemos que ver o cãozinho incomodado pode ser bastante aflitivo, mas é importante que você fique firme e proceda conforme o profissional de saúde orientou. Isso é fundamental para que o tratamento dê resultados, e que, de preferência, sejam rápidos e positivos.

Antisséptico cachorro em spray

A maior parte dos antissépticos para cachorro estão disponíveis em formato de spray ou solução líquida, mas é possível encontrar pomadas com função antisséptica também. A frequência de aplicação deve ser observada para não usar o medicamento em excesso.

No caso das aplicações em pomada, avalie a melhor maneira de fazer. Você pode usar suas próprias mãos (higienizadas e com luvas descartáveis para proteção mútua) ou utilizar um pequeno aplicador, como uma espátula, para ajudar a espalhar o remédio sobre o local.

Como dissemos anteriormente, não utilize algodão ou cotonetes para tratar de lesões, pois eles soltam fiapos que podem ficar aderidos ao machucado e provocar muita dor na hora de remover. A gaze pode ser utilizada inteira ou cortada, e não solta esses fiapos.

Se o cãozinho estiver com muita dor, pode reagir de maneira negativa aos cuidados, com rosnados e mordidas. Se você não estiver seguro para fazer a limpeza das lesões sozinho, peça que alguém segure o cachorro enquanto trata dos machucados. Você também pode levá-lo ao hospital ou clínica veterinária e contar com ajuda profissional para isso.

Fechar

Antissépticos

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.