Tosador de cachorro

O tosador de cachorro, que também pode ser chamado de máquina de tosa, é um equipamento desenvolvido especificamente para fazer a manutenção dos pelos dos cães. Essa manutenção pode ser feita tanto em pet shops, clínicas e hospitais veterinários, quanto em casa, pelo próprio tutor, desde que ele saiba como utilizar o equipamento adequadamente.Leia Mais

A máquina de barbear ou de cortar cabelos humanos pode até parecer com o tosador de cães, mas não deve jamais ser utilizada nos pets. Vamos entender melhor adiante os motivos para isso.

Diferenças entre tosador de cachorro e máquina de cortar cabelo

Existem três diferenças principais entre o tosador de cachorros e uma máquina de cortar cabelo. A primeira delas está no barulho, que é bem mais alto nos equipamentos de uso humano.

Como a audição dos cães é muito sensível, uma máquina mais silenciosa sendo utilizada tão perto dos ouvidos é fundamental para o bem-estar do cachorro, e também para que o procedimento aconteça de maneira tranquila..

O segundo ponto é a potência do motor, que difere muito de uma máquina para a outra e que influencia bastante no aquecimento do aparelho. Como o tosador para cachorro tende a ficar ligado por mais tempo, justamente pela quantidade proporcionalmente maior de fios a serem aparados, o tosador é preparado para não superaquecer ao ficar ligado por períodos mais longos.

A terceira diferença, que pode até ser considerada a principal, é a característica das lâminas. As máquinas de cortar cabelos têm lâminas mais frágeis, adequadas apenas à espessura dos fios dos cabelos humanos. O tosador de cachorros tem lâminas maiores e com fios mais resistentes, próprios para os pelos dos cães, que são mais grossos do que os nossos cabelos.

Como escolher o tosador para cachorro

O tosador de cães pode ser do tipo destinado ao uso caseiro ou profissional. A diferença básica entre eles é a resistência e durabilidade do aparelho, que é bem maior nos casos de uso profissional por conta da frequência de utilização.

Uma vez escolhida a categoria, fique atento à voltagem do tosador de cachorros e aos acessórios que estão incluídos na compra. Existem lâminas e pentes de tamanhos variados, que devem ser usados de acordo com a pelagem do animal.

A manutenção do tosador de cachorro é fundamental para garantir a durabilidade do aparelho e o seu bom funcionamento. Por isso, é preciso fazer uma higiene completa após cada uso, removendo os pelos que podem ficar presos entre a lâmina e a máquina.

Existe, também, um óleo próprio para lubrificar as lâminas do tosador, que ajuda o equipamento a funcionar da melhor maneira possível, além de preservar o fio de corte. Esse óleo deve ser aplicado segundo as orientações de cada fabricante, para que não seja utilizado nem em quantidade excessiva, nem tão pouca que não atinja os objetivos do produto.

Cuidados no uso do tosador para cachorro

Assim como acontece com os nossos cabelos, cada cachorro tem um tipo diferente de pelagem. Os fios variam não somente em comprimento (curto, médio ou longo) e espessura (grossos ou finos), mas também no grau da ondulação, no volume, na densidade e no assentamento sobre o corpo.

Para garantir que a tosa aconteça da maneira correta, é preciso escolher o pente e a lâmina adequados para a pelagem de cada cão. Além disso, é preciso definir se a tosa será higiênica ou total, se os pelos serão removidos completamente ou apenas aparados. Tudo isso precisa ser planejado antes de iniciar o procedimento.

O estilo da tosa também é importante e deve ser feito de acordo com a raça. Alguns cães, como o Shih Tzu, o Yorkshire e o Poodle devem ser tosados de acordo com o padrão, não somente pela questão estética mas também de acordo com o que funciona melhor para cada animal.

Nos casos em que o tosador de cães não é utilizado corretamente, podem acontecer lesões na pele do pet que precisam ser cuidadosamente tratadas para não se tornarem machucados mais sérios.

Se você estiver fazendo uso doméstico de um tosador e um acidente como esse acontecer, procure o quanto antes um médico veterinário para avaliar a situação e orientar sobre a necessidade de aplicar medicamentos e fazer curativos, além dos procedimentos necessários para manter a lesão sempre limpa e seca.

Carinho e cuidados diários com cães

Além dos cuidados com a alimentação, os passeios e as brincadeiras com os cães, uma boa escovação da pelagem é fundamental para contribuir com a saúde e o bem-estar dos cãezinhos.

A escovação remove os fios soltos de pelo, as células de pele morta e ajuda a espalhar os óleos naturalmente produzidos pela pele do cachorro sobre todo o corpo, deixando os pelos mais bonitos e bem tratados.

Realizar escovações regulares é especialmente necessário nos casos dos cães que possuem pelagem longa. O uso do tosador de cachorro pode acontecer de acordo com a velocidade de crescimento dos pelos, mas o desembaraço, removendo os nós e emaranhados que acontecem naturalmente com a movimentação dos cachorros, é fundamental. Inclusive, quanto melhor estiver o estado geral da pelagem, mais fácil e rápida tende a ser a tosa.

Fechar

Tosa

Produtos encontrados: 28 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 28 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.