TopoCategoria-SubCategoria
TopoCategoria-SubCategoriaMobile

Antibiótico para cachorro

Cada antibiótico para cachorro deve ser usado para uma doença específica e apenas um médico veterinário pode determinar isso. Automedicar seu pet é muito perigoso e potencialmente ineficaz. Sendo assim, procure seu veterinário de confiança e encontre todos os medicamentos aqui na Cobasi. Leia Mais

Os tutores sabem a preocupação que é o nosso pet apresentar algum mal-estar. Seja alguma indisposição ou uma doença que necessita de maiores cuidados. O fato é que queremos que os nossos bichinhos estejam bem e felizes dentro de nossas casas.

 

No entanto, identificar o que o animal está sentindo é uma tarefa difícil, afinal cães não falam! A melhor forma de saber se algo não anda bem é observando mudanças comportamentais e indícios físicos. Se o animal estiver muito prostrado, recusar a comida, ter diarreia ou episódios de vômito, algo está errado. Nesses casos, o melhor é fazer uma visita ao veterinário.

Nem pense em pegar algum antibiótico para cachorro ou outro medicamento e oferecer ao pet. Além de fazer mal, administrar remédios sem a indicação veterinária pode simplesmente não resolver o problema do pet e até agravar.

O que é antibiótico para cães?

O antibiótico para cães é um fármaco que realiza uma terapia ao organismo através de meios químicos. Ele é utilizado apenas para tratar e prevenir doenças causadas por bactérias, ou seja, não apresenta nenhum efeito em doenças de causas virais. Essa classe de medicamentos atua impedindo o crescimento da bactéria ou, por vezes, até mesmo eliminando-as. Isso depende da natureza da substância utilizada na composição do antibiótico para cães.

Por ser tão específico assim, seu uso só deve ser feito com a indicação de um médico veterinário. Apenas ele poderá prescrever o antibiótico ais adequado para o seu pet.

Na Cobasi, você encontra dois tipos de antibióticos, sendo eles:

Antibiótico para cachorro seletivo

O antibiótico para cachorro chamado seletivo possui uma fórmula que atua apenas diante de determinadas bactérias. Dessa forma, o tratamento é mais limitado, mas ainda assim extremamente eficaz. Só deve ser usado com a indicação médica.

Antibiótico para cachorro amplo espectro

Já os antibióticos de amplo espectro atuam em diferentes casos, com o poder de combater um número diverso de bactérias. Mesmo esse tratamento parecendo mais eficaz, ainda assim, é de extrema importância uma visita ao veterinário antes da ingestão de qualquer medicamento.

Muitas vezes os antibióticos de amplo espectro são formulados com outras substâncias que não são antibióticas, isso porque o seu efeito fármaco aumenta.

Quando devo usar o antibiótico para cachorro?

O antibiótico para cachorro só deve ser usado para infecções bacterianas e apenas um veterinário pode avaliar, realizar exames e prescrever tratamentos.

Assim como nós que precisamos visitar o médico antes do uso do antibiótico, com os animais somente após a recomendação de um veterinário para a ingestão do medicamento. Geralmente, o profissional indica o antibiótico para cachorro após intervenções cirúrgicas, para prevenir qualquer tipo de infecção que possa afetar todo o organismo do pet.

 

Outra situação é diante da presença de picadas de carrapatos ou outros parasitas, com o objetivo de evitar que a lesão da pele se infecte. Ou também quando o cachorro se encontra doente com presença de febre, o que geralmente é causada por bactérias no organismo.

São inúmeras as possibilidades do uso do medicamento, mas em todas é fundamental a participação de um veterinário.

 

Como evitar reações adversas?

Todo antibiótico ingerido sem necessidade poderá acarretar em uma série de problemas à saúde do animal, por isso, só use sob indicação veterinária.

Mesmo se utilizado corretamente, o antibiótico pode causar reações adversas nos cães. Elas variam muito, mas podem ser alergias, vômito, diarreia, entre outros. Uma das reações mais comuns para alguns medicamentos é o enjoo e, por isso, alguns veterinários indicam a administração de um protetor gástrico que atua contra náuseas e vômitos.

Siga sempre a orientação veterinária e respeite os horários da medicação.

Antibiótico para cachorro somente com prescrição médica

Alguns antibióticos consumidos por pessoas também podem ser utilizados nos cachorros, mas somente com a prescrição médica. Uma vez que a dosagem deve estar de acordo com o peso e porte do animal.  Além disso, alguns medicamentos se ingeridos precipitadamente, podem danificar o funcionamento dos rins do animal e outros órgãos do corpo.  Se o seu pet está doente, com diferentes sintomas como febre alta, é imprescindível a visita ao veterinário, pois um diagnóstico certeiro facilitará a prescrição do medicamento adequado e também a dosagem e frequência recomendada.  Devemos lembrar que o automedicamento é uma ação de risco, que por vezes pode até ser fatal. 

Aprenda como dar comprimidos para o seu cachorro no Blog da Cobasi.

Antibiótico para otite canina

Um dos casos mais comuns que necessitam de tratamento com antibióticos é para otite canina causada por bactérias. Diversos fatores podem ajudar o desenvolvimento dessa doença, desde infecções bacterianas à alergias ou presença de ácaros. Neste caso, existem antibióticos específicos para o seu tratamento.

Além da utilização do medicamento adequado, respeitar os horários também é muito importante. Ao dar o remédio para cachorro fora de hora, você atrapalha a atuação do fármaco.

Antibiótico para tosse canina

Nos casos mais graves, principalmente quando atinge o pulmão do cachorro, o veterinário pode utilizar de um antibiótico para tosse canina. Isso ajudará o cão a melhorar, e restaurar o seu pulmão que está prejudicado

Consulte sempre um médico veterinário antes da oferta ao cachorro de qualquer medicamento, principalmente antibióticos e anti inflamatório. Essa atitude e hábito de realizar consultas periódicas é importante para prevenir possíveis doenças no animal e mantê-lo sempre saudável.

A saúde do cachorro é um assunto importante e deve ser considerado uma das prioridades do tutor.

Fechar

Antibiótico Cachorro

Produtos encontrados: 20 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 20 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.