Brinquedos educativos para cachorro

Os brinquedos educativos para cachorro são aqueles que, além de distrair e divertir o cãozinho, ajudam a exercitar seu raciocínio lógico e seus instintos mais primitivos, que muitas vezes estão adormecidos nos animais domésticos.Leia Mais

Existem diversos tipos de brinquedo educativo cães, para todos os portes e idades, e seu uso é recomendado tanto por veterinários quanto por adestradores, especialmente no caso dos pets que ficam muitas horas sozinhos por dia.

Vamos falar um pouco mais sobre esse tipo de brinquedo e dar algumas dicas de como você pode utilizá-los com o seu companheiro peludo. Fique com a gente até o final da leitura!

O que são os brinquedos educativos para cachorro

Os brinquedos educativos exercitam os instintos do cachorro. Assim sendo, eles requerem do cão uma destreza para solucionar determinados desafios e obter uma recompensa no final, como um petisco para cachorro, por exemplo.

Muitos brinquedos educativos para cães são compostos por uma cavidade interna que fica recheada de guloseimas, e cujo desafio está justamente em resgatá-las para poder comer.

Em alguns casos, esses brinquedos são uma bolinha com petisco (ou bolinhas de ração) no interior - o cão precisa girar a bola do jeito certo para que os petiscos caiam e ele possa comer. Em outros casos, os brinquedos educativos cachorro se parecem muito com jogos de tabuleiro, onde há uma série de portinhas e gavetas que escondem delícias.

Além do faro, o cachorro precisa usar as patas, a boca e, principalmente, a cabeça. O objetivo é fazê-lo descobrir quais são as etapas para conquistar o tão desejado petisco, além de segui-las, uma a uma.

Nesse processo, há o chamado cansaço mental, que é muito saudável para os cachorros pois redireciona o seu foco para algo positivo. Cachorros cansados não tem tempo (nem energia) para roer móveis e objetos em casa, e por isso esses brinquedos são tão necessários.

Por que utilizar brinquedos educativos para cães

Os cachorros domésticos que conhecemos hoje são, essencialmente, descendentes dos lobos. Por isso, por mais que tenha havido muitos cruzamentos para chegar nas raças que hoje vemos por aí nos lares do Brasil e do mundo, nossos cães domésticos têm instintos de caça e perseguição que precisam ser exercitados com segurança.

Para os cães, receber a comida sem que seja necessário fazer nenhum tipo de esforço vai contra a sua natureza. Ainda que alguns pets sejam um tanto quanto preguiçosos e adorem ser agradados, se esforçar pela sua própria comida, mesmo que isso não envolva um risco como aconteceria de fato na natureza, é bom para eles.

O brinquedo educativo cães faz com que o pet tenha que batalhar pela refeição, mesmo que esteja só brincando.

Como fazer o cachorro usar os brinquedos educativos para cães

Assim como qualquer outra coisa que você pretenda ensinar ao seu cachorro, o uso dos brinquedos educativos deve ser gradual. Nós sugerimos que você comece pelos mais simples, como as bolinhas que podem ser recheadas, e mostre para o seu cãozinho como funciona.

Com o passar do tempo, comece a investir em brinquedos educativos cachorro mais complexos, que tenham uma sequência de desafios, e observe como ele se sai.

Se for preciso, você pode mostrar para o seu cachorro como o brinquedo funciona das primeiras vezes, até ele pegar o jeito.

Brinquedos educativos para cachorro que come depressa demais

Um dos usos mais indicados dos brinquedos educativos para cães é atuar na reeducação alimentar daqueles cãezinhos que comem rápido demais. Alguns animais ingerem quantidades grandes de ração sem mastigar adequadamente, e isso pode trazer sérios problemas de saúde.

Há casos em que o cão fica entalado com a ração inteira no esôfago e pode até mesmo sufocar por causa disso. Em outras, engole muito ar junto com a comida e desenvolve o chamado inchaço alimentar. Nesses casos, um comedouro lento associado aos brinquedos educativos pode ajudar bastante.

Uma alimentação lenta e pausada, com mastigações suficientes para quebrar o alimento, promove uma melhor absorção dos nutrientes, além de uma digestão mais bem sucedida. Isso vale não apenas para as principais refeições do cachorro, mas também para o consumo dos petiscos.

Cuidados com brinquedos educativos para cachorro

Os brinquedos educativos cães, assim como quaisquer outros itens de uso individual dos pets, precisam ser verificados de tempos em tempos para observar seu estado geral de conservação.

Brinquedos com partes quebradas, pontiagudas ou cortantes devem ser reparados ou descartados. A higiene deve ser feita regularmente, especialmente nos casos em que a recompensa for um alimento úmido, como patê.

Não deixe o brinquedo educativo cães com restos de comida, pois além de atrair insetos indesejados, isso pode provocar mau cheiro e proliferação de fungos e bactérias, que podem ser nocivas para o cachorro e para você.

Uso de brinquedos educativos para cães no adestramento

Os brinquedos educativos podem ser muito úteis no processo de adestramento de um cachorro. A maior parte dos cães respondem bem às técnicas de reforço positivo, como carinhos, palavras de incentivo e petiscos, e outros tantos aprendem por meio do adestramento profissional.

Se você está ensinando comandos básicos ao seu cachorro, como sentar, deitar, vir e ficar, ou outros mais complexos, como truques e brincadeiras, experimente incluir os brinquedos educativos cachorro no adestramento.

Seu cachorro rapidamente vai associar o comportamento adequado com as guloseimas e aprender mais rápido o que você espera dele.

Por fim, uma dica: alguns cães são capazes de permanecer atentos durante longos períodos, enquanto outros se saem melhor em sessões curtas de treinamento. Observe o que funciona melhor para você e o seu peludinho, e não desista.

Todo cachorro é capaz de aprender quando há um tutor disposto a ensinar com amor, carinho e persistência.

Fechar

Brinquedos Educativos

Produtos encontrados: 2 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 2 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.