Adestramento de cães

O adestramento de cães vai muito além de aprender truques, como sentar e dar a pata. Treinar seu cachorro é importante para ensinar comandos úteis no dia a dia, evitando latidos excessivos, bagunça e outros comportamentos indesejados. O adestramento estabelece uma comunicação saudável entre pet e tutor através de técnicas e acessórios. Vamos aprender mais sobre isso?! Leia Mais

Se você é tutor e ainda não adestrou seu pet, não sabe tudo o que está perdendo. No adestramento de cães você aprende a se comunicar de uma forma com que o cachorro entende. Reunimos dicas com os truques mais indicados para adestrar o seu animal e saiba quais produtos são indicados para ajudar nesse treino.

Adestramento de cães: para que serve?

A relação entre cachorros e humanos está cada vez mais próxima e, com eles mais presentes em nossa rotina, seus problemas comportamentais ganham uma proporção ainda maior. O adestramento de cães é uma forma de se comunicar para o cachorro entender.

Parece algo simples, mas existem diversas vertentes, que abordam o comportamento animal para uma comunicação mais eficaz com os seres humanos. Entre as principais delas está o adestramento positivo, o qual explicaremos mais adiante.

O adestramento tem a função de mostrar de forma eficiente o que o tutor quer ou não que o cachorro faça. Seja o xixi no local adequado, a maior tolerância com outros animais ou então truques para sentar, deitar e rolar. Para isso, são usadas técnicas e vários acessórios muito úteis.

Adestramento positivo

Essa vertente do adestramento para cachorro se baseia no aprendizado por meio da recompensa. Ou seja: você mostra o que é certo e estimula o comportamento usando petiscos , brinquedos e carinho.

Além de recompensar atitudes corretas, também é importante ignorar aquelas erradas. Isso porque os cães podem interpretar uma bronca como atenção, repetindo o comportamento por esse motivo. Outro ponto muito importante no adestramento positivo é a repetição. O aprendizado com cães acontece por meio dela e, por isso, é fundamental ter muita paciência e investir tempo e esforço na atividade.

Adestramento de cachorro: quando devo começar?

O adestramento de cachorro deve ser iniciado quando o animal ainda é um filhote. É nessa fase que o animal começa a construir hábitos e alguns comportamentos recorrentes. Também são os filhotes, que dão mais trabalho aos seus tutores e, por isso, iniciar o treinamento desde cedo faz muito bem!

No entanto, animais de qualquer idade têm a mesma capacidade de aprendizado e podem ser adestrados.

Preciso de um profissional para adestrar o meu cachorro?

É sempre indicado ter o acompanhamento de um adestrador ou veterinário especialista em comportamento animal para guiar o aprendizado do seu pet. No entanto, a parte mais importante do adestramento acontece entre tutor e cachorro. Isso mesmo! O aprendizado não acaba ao fim das aulas. O treinamento e a repetição são importantes para um adestramento de sucesso.

O tutor é fundamental no processo de aprendizagem e, inclusive, parte das técnicas são aplicadas no humano e não no cãozinho. Muitos dos comportamentos indesejados dos nossos pets só acontecem por erros nossos. O empenho precisa ser do animal e seu tutor!

5 dicas eficazes para o adestramento de cachorro

Para você que já quer iniciar o treinamento do seu pet, separamos 5 ótimas dicas!

- Faça o animal entender a diferença entre "muito bem” e a reprovação através de treinamentos simples repetindo "muito bem” caso ele siga a orientação;

- Evite usar o “não” como reprovação prefira um som ou palavra menos usada no seu vocabulário. Sempre que o pet não seguir uma orientação, faça o barulho ou diga a palavra de reprovação e não dê mais atenção;

- Inicie o treinamento em casa e sem fatores que desviem a atenção do pet;

- Seja paciente e faça treinos diários;

- Use os acessórios certos e potencialize os resultados.

Agora ficou muito mais fácil iniciar o adestramento de cães não é mesmo? Separamos alguns produtos que vão ajudar você nesse processo:

Clicker para cachorro

O clicker para cachorro é um acessório muito utilizado durante o adestramento. Ele consiste em uma caixinha plástica com uma placa de metal em seu interior que produz um estalo quando é pressionado. Parece simples e é, mas também é muito eficiente.

Ele funciona como alerta para indicar ao cachorro o comportamento que foi adequado. Um exemplo é na hora de ensinar o cão a sentar. O tutor deve pressionar o clicker no exato momento em que o cachorro sentar e, logo na sequencia, recompensá-lo com um petisco. O cachorro entenderá que aquele comportamento demarcado pelo clicker foi correto e recompensado pela guloseira.

Educador sanitário e repelente para cães

Esses dois são produtos muito úteis para auxiliar no adestramento de cães. O educador sanitário é indicado para que o cachorro identifique os locais apropriados para fazer xixi e cocô. Cada um possui uma forma de utilização, mas no geral, deve ser aplicado no tapete higiênico ou no banheirinho do pet com o intuito de ensinar o local adequado.

Por sua vez, o repelente para cachorro tem a função de afastar o pet de determinado lugar ou objeto. Ele é útil tanto para evitar que o cachorro faça as necessidades, quanto que ele morda objetos e móveis. Outro produto muito útil para ensinar onde o cachorro deve fazer xixi, é o desinfetante de uso veterinário . Ele é capaz de remover odores imperceptíveis para nós, mas muito atrativos para os cães.

Viu como nem tudo no adestramento de cães é baseado em comando?

Coleira de adestramento

Enquanto alguns pets aprontam em casa, outros não seguem as orientações e fazem bagunça nos passeios. Para esses casos, a coleira anti latido é muito útil. Existem diversos modelos que são usados cada um para um problema diferente.

O cabresto é uma coleira com guia que fica presa no focinho do animal. Ela é muito útil para animais que puxa durante o passeio. Ao fazer o movimento brusco, a cabeça do pet muda a direção em que ele segue, desestimulando o comportamento. O peitoral de adestramento possui a funcionalidade muito parecida. O engate da guia fica na parte da frente do peitoral do animal, fazendo com que ele mude de direção ao puxar.

O enforcador é outro método para uso em passeios. Ele só deve ser usado em animais muito fortes e com a orientação de um veterinário ou adestrador para evitar machucados e até doenças graves como problemas na traqueia. Se usado da forma adequada, ele faz apenas uma leve pressão quando o animal puxa, desestimulando o comportamento.

Enquanto alguns tutores tratam o adestramento como uma forma de educar seus animais, outro até elevam o treinamento ao patamar de hobbie. Não importa se é necessidade ou diversão. Utilize os equipamentos adequados, tenha a orientação de um profissional, seja paciente e curta muito com o seu pet.

Confira mais dicas para realizar o adestramento de cães | Blog da Cobasi

 

Fechar

Adestramento Cachorro

Produtos encontrados: 32 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 32 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.