Tranquila e simpática, a chinchila é um roedor de fácil manutenção, sendo ideal para quem vive em espaços pequenos e não tem muito tempo para passeios e cuidados. Manso, limpo e carinhoso, esse animal tem hábitos noturnos e costuma ficar sonolento durante o dia. Por isso, o ideal é brincar com ele durante a noite ou logo cedinho, de madrugada.
Pesando entre 450g e 900g, a chinchila chega no máximo aos 30 centímetros de comprimento e se parece com uma mistura de hamster e coelho. Amável e pacífica, a chinchila se adapta bem à vida de famílias com crianças e gosta de brincar com seus tutores. Esses animais são, por instinto, excelentes saltadores e têm o rabo com formato ideal para dar impulso. É importante respeitar e incentivar os instintos naturais do animal, proporcionando a ele espaços adequados para que elas saltem sem se machucar.
Você quer saber o que uma chinchila precisa para ter uma vida saudável e feliz? Fizemos uma lista para te ajudar a adotar seu pet de maneira responsável, conhecendo os cuidados essenciais que você precisa ter para proporcionar bem-estar ao seu amigo.
As chinchilas adoram brincar soltas pela casa e deixá-las fazer isso é saudável. Porém, é necessário sempre supervisionar o animal para garantir que elas não se machuquem saltando ou roendo algum cabo elétrico. Elas precisam ter uma gaiola espaçosa, limpa e arejada para garantir sua qualidade de vida. Quanto maior e mais alta for a gaiola, mais confortável a vida do pet. É importante que o habitat do animal fique em um lugar fresco, sem correntes de ar, e protegido dos raios solares diretos já que esse animal não gosta de calor.
Vale lembrar que é indicado comprar uma gaiola específica para o pet, que seja projetada com o tamanho da grade adequado para evitar fugas e com a bandeja alta o suficiente para evitar que a sujeira caia para fora. Dentro da gaiola, é necessário que o animal tenha lugares para se esconder, prateleiras e andares para poder saltar, um fundo forrado com substrato, comedouro e bebedouro adequados, brinquedos, uma roda para que ela se exercite e uma banheira para os banhos com carbonato de cálcio. Uma pedra fria onde o animal possa descansar, como mármore, por exemplo, também pode fazer a alegria do seu amigo, que adora lugares fresquinhos.
Higiene é algo muito importante para as chinchilas, porém, como são animais de origem desértica que não toleram bem a umidade, o ideal é que o banho seja seco, feito com carbonato de cálcio, de 2 a 3 vezes por semana. O pó químico é suficiente para remover sujeiras e a oleosidade da pelagem. É muito fácil dar banho nesse pet: basta despejar o pó em uma banheira ou recipiente de tamanho suficiente para que o animal entre nele e pronto. Sua chinchila vai rolar no pó e se limpar por livre e espontânea vontade. É importante frisar que o carbonato de cálcio é o produto indicado para a higiene e não deve ser substituído por outros tipos de pós como talco, areia ou farinha.
As chinchilas são animais muito ativos, que gostam de saltar, se pendurar nas coisas, brincar e correr. Para que elas se mantenham calmas e felizes, é importante que elas gastem essa energia. Além da tradicional roda de roedores, brinquedos também podem ser essenciais para a qualidade de vida desses animais. Além de grades e prateleiras instaladas na própria gaiola para que ele possa pular e escalar, esse pet também gosta muito de se esconder em tocas. Pontes, redes, balanços e brinquedos mastigáveis também são diversão garantida. Os dentes desse animal crescem de forma contínua, por isso é importante desgastá-los. Mas fique atento para que os brinquedos tenham o tamanho adequado para que ele não se machuque.
Para que a sua chinchila se mantenha saudável, é fundamental que ela seja bem alimentada e hidratada. O comedouro e o bebedouro são acessórios importantes para te ajudar nessa tarefa. Escolha opções feitas especificamente para esse tipo de animal. Além de terem o tamanho ideal, eles também precisam ser feitos com materiais que não apresentam riscos ao roedor.
As chinchilas têm um sistema digestivo sensível, por isso sua alimentação precisa ser bastante equilibrada. É importante oferecer ao animal uma ração própria para sua espécie, que não contenha grãos como ervilha, amendoim, milho e sementes de girassol, que fazem mal a esses pets. Naturalmente herbívoro, este roedor gosta de alfafa em cubos, ramas e frutas desidratadas, como banana, maçã e uva. Esses petiscos podem inclusive ser usados para ensinar o animal a obedecer quando você precisar. Vale ressaltar que as chinchilas nunca devem ser alimentadas em excesso, pois isso pode acarretar problemas intestinais e obesidade.
Lembre-se: a chinchila é um pet como outro qualquer que deve ser levada ao veterinário a qualquer sinal de problemas de saúde! Conheça também nossos produtos para aves, cachorros e gatos.
Ordenar por: