O Cobasi para gato é recomendado pelos veterinários quando os animais de estimação passam por algum procedimento cirúrgico. Este acessório ajuda o pet a não lamber os pontos ou feridas abertas
Também conhecido como colar cirúrgico para gato, este acessório pode receber outros nomes até engraçados, como colar da vergonha, abajur ou cone para gatos. No entanto, o nome original se deu devido aos hábitos da Rainha Elizabeth I roer as unhas dos pés.
Já os outros nomes, como abajur e colar da vergonha, surgiram pela semelhança do acessório com a cúpula de um abajur. Além disso, era comum imaginar que os animais se sentiam constrangidos ao usar este objeto.
Embora pareça doloroso e desconfortável para os gatos, o cone de gato é recomendado pós operatório, para evitar que o gato fique lambendo a ferida, correndo o risco de causar infecções ou arrancar os pontos.
O colar deve ser indicado pelo veterinário após um procedimento cirúrgico, sendo assim, ele só poderá ser retirado após recomendação médica.
De modo geral, o tempo em que o gato ficará usando o colar elizabetano tem a ver com o tipo de procedimento cirúrgico realizado. Na maioria dos casos, a cicatrização total da área ocorre entre 10 e 15 dias, mas em casos de castração, por exemplo, o gato pode usar o cone por apenas 3 dias.
No entanto, na hora de usar o cone nos gatos, é importante alguns cuidados. Um deles é estar sempre perto do animal durante o uso, para evitar que o pet acabe ficando preso em algum local.
O “Colar da vergonha” pode até ser um acessório importante na hora de operar os felinos, no entanto, ele também pode ser uma alternativa um pouco desconfortável para os animais.
Além do risco de o gato ficar preso em alguns locais quando está usando o colar, eles podem atrapalhar na hora da alimentação e hidratação do bichano, além de deixar estes animais bastante irritados.
Contudo, hoje em dia já existem outros modelos de colar elizabetano capazes de proporcionar maior conforto ao animal durante o uso. Este é o caso do colar elizabetano flexível para gatos.
Outra opção fácil de ser encontrada é o colar elizabetano inflável ou o colar elizabetano de tecido, que evita apertar o pescoço do animal durante seus movimentos.
Além disso, uma opção para ajudar o gato a se acostumar com o colar elizabetano é procurar um tamanho adequado ao pet, afinal, caso ele tenha folga demais ou fique muito apertado, ele pode incomodar.
Vale ressaltar que, diferente das coleiras, os gatos não estão acostumados com o colar cirúrgico. Sendo assim, a melhor forma de acostumar o gato com o objeto, é usando uma técnica de reforço positivo.
Sempre que for colocar o colar no gatinho, ofereça a ele carinho e petiscos. A catnip pode ser uma boa aliada a esses momentos, ajudando o gato se sentir mais relaxado e calmo.
Desta maneira, será mais fácil o gato associar o colar a coisas agradáveis, aceitando seu uso com mais facilidade. Aproveite para acessar nosso blog e conheça mais sobre Cobasi
Ordenar por: